Culturaliza Exposições Gratuito ou a baixo custo

Exposição da Associação de Tecelãs recupera patrimônio cultural da Vila de Brumal

“Tecer relações, tecer culturas e tecer fazeres”: esse é o mote da exposição Brumal e seus encantos, aberta ao público para visita virtual e composta por produtos elaborados por artistas e artesãos de Brumal, distrito de Santa Bárbara (MG) e comunidades do entorno. A produção aconteceu em oficinas online realizadas durante a pandemia.

Fundada por bandeirantes no início do século XVIII, a Vila de Brumal está localizada entre as serras do Caraça, Piedade e do Gandarela, fazendo parte do Circuito Entre Serras e da Estrada Real. Os produtos da exposição mesclam técnicas artesanais para representar os bens patrimoniais tombados da comunidade — como a Igreja de Santo Amaro, o casario colonial e a Cavalhada de Brumal — e diversos fazeres artesanais, criando produtos com
identidade própria e com a cara da Vila.

Um dos principais objetivos do projeto “Brumal e seus encantos”, do qual derivou a exposição,
é fortalecer o papel da Casa das Tecelãs de Brumal que, desde 2012, reavivou a cultura da
tecelagem no distrito e colocou Brumal no mapa turístico da Estrada Real, além de ter um papel relevante na inserção das mulheres no mercado de trabalho, retirando do artesanato o “estigma” de passatempo, destacando seu lugar como instrumento de trabalho e geração de renda.

 

Exposição “Brumal e seus encantos”
Quando: a partir de 01/04/2021
Onde: online no link e presencialmente no Parque Natural da Serra do Caraça (quando permitido e mediante agendamento prévio)

Deixe o seu comentário

Fabiane Rodrigues
Taurina, mãe de dois gatos e Mestranda em Estudos de Linguagem. Apaixonada por manifestações e produções culturais, questões sociais e o empoderamento da mulher negra. E, claro, stalker profissional, formada pelo ID Discovery!