Cinema Destaque Resenhas Três Motivos

3 motivos para assistir “O Som do Silêncio”, filme indicado a 6 categorias do Oscar 2021

Hoje, estreamos um novo quadro em nosso site: 

 

“Motivos para…”

 

Por aqui vamos apresentar motivos para você assistir, ouvir ou fazer alguma coisa. É mais uma forma de compartilhar experiências e de mostrar o que há de bom por aí. Então, sinta-se à vontade para interagir por aqui ou em nossas redes sociais também. Se tem algo que você gostaria de ver sendo citado, não deixe de comentar. 

 

Imagem: Reprodução Amazon Studios

 

Então, vamos lá! No último final de semana, assisti ao filme “The Sound Of Metal” ou o “O Som do Silêncio”. O longa apresenta com muita delicadeza a vida de um músico chamado Ruben (Riz Ahmed) que no auge de sua carreira, prestes a sair em uma turnê ao lado de sua namorada, Lou (Olivia Cooke), com sua banda de heavy metal, começa a sentir sinais que sua audição está indo embora. 

 

A partir daí, o filme ganha uma nova pegada, quando ele inicia o processo de descoberta de um novo mundo, ao se adaptar à sua nova realidade. 

 

O filme tem sido muito elogiado (muito merecido) e, por isso, resolvi listar 3 motivos para assisti-lo

 

Vamos lá: 

 

Motivo 1: Indicações ao Oscar 2021

Ao longo do filme percebemos a qualidade das atuações, não é à toa que o protagonista Riz Ahmed concorre à estatueta de melhor ator e Paul Raci, o Joe no filme, concorre a de melhor ator coadjuvante. Além disso, é possível perceber um roteiro muito bem construído e alinhado, o que deu a indicação de melhor roteiro original, melhor filme e melhor edição. A sexta indicação do filme é na categoria de melhor som, mas vou destacá-la no terceiro motivo, então aguente aí. 

 

 

Motivo 2: Sensibilidade

Pelo pequeno resumo que contei ali em cima já dá pra perceber que sua história é emocionante, não é mesmo?! Pois é, e a forma que ela é contada faz com que tudo fique ainda melhor… Os detalhes, as expressões e as falas são muito bem elaboradas e isso nos aproxima ainda mais de sua narrativa. Entendemos de perto todos os desafios vividos por Ruben (Riz Ahmed) e aos poucos vamos entendendo o turbilhão de emoções que ele vive ao sentir o seu mundo cada vez mais silencioso. 

 

 

Motivo 3: Áudio

Esse é o motivo que mais me estimulou a fazer esse post! A indicação à categoria melhor som é muito merecida, pois toda a sua sonoridade é IMPECÁVEL, desde os takes em que a banda de Ruben (Riz Ahmed) e Lou (Olivia Cooke) se apresenta até os momentos de puro silêncio. São esses momentos, inclusive, que nos jogam de uma forma muito intensa para dentro da história. Por meio de sua edição, com momentos de som e momentos sem, que conseguimos entender a mudança que o protagonista passa e conseguimos sentir a mesma “agonia” – ou pelo menos no aproximamos – que ele sente ao perceber que isso pode levar ao fim de sua carreira (ou vida). Meu conselho é que você procure o melhor fone de ouvido da sua casa e assista logo! A experiência fica muito mais completa com ele. 

 

 

O filme está disponível no Amazon PrimeVídeo

 

Trailer: 

 

 

 

Assista, compartilhe com os amigos e comente aqui comigo!

 

Imagem: Reprodução Amazon Studios

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.