Culturaliza Gratuito ou a baixo custo

Ofina Virtual “Estamparia Afro” é atração na programação do Pampulha Território Museus

O Pampulha Território Museus apresenta a oficina virtual “Estamparia Afro”, com Énia Dára. Partindo de um breve recorte da exposição “Gráficografia”, ação itinerante do Museu de Arte da Pampulha, que traz uma coletânea de acervos voltada para as diversas manifestações gráficas presentes nas artes visuais e em elementos urbanos, a oficina abordará símbolos africanos presentes na exposição e como eles podem ser aplicados em estampas para turbantes, roupas, bonecas e outros materiais diversos.

 

A exposição “Gráficografia” está hospedada no Museu Histórico Abílio Barreto, mas em respeito às medidas de combate à Covid-19 adotadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, as visitas ao museu, consequentemente à exposição, estão temporariamente suspensas.

 

A oficina contempla a composição de símbolos africanos ligados à filosofia Adinkra, patrimônio cultural de Gana, presente na obra do artista Rubem Valentim, integrante da exposição “Gráficografia”. Esses símbolos são inspiração para Énia Dára, na realização das estampas da oficina, que ainda valoriza o uso das cores presentes nas bandeiras de países da África em sua confecção. A técnica utilizada no processo de estamparia é o stencil. Énia é estilista e sócia/fundadora da Feira Ébano, Iniciou sua jornada no afroempreendedorismo e na Moda Afro em 2013, encontrando muitos desafios, mas abrindo grandes caminhos, reacendendo a cultura do Turbante em Minas Gerais e protagonizando eventos afros na capital e região.

 

A oficina “Estamparia Afro” acontece de forma gratuita e aberta ao público, sem a necessidade de qualquer inscrição prévia, e tem classificação etária livre. Todo o processo de gravação da atividade foi realizado seguindo os protocolos sanitários necessários de combate à Covid-19.

 

O vídeo da atividade está disponível no site www.pampulhaterritoriomuseus.com.br,desde ás 10:00 hrs do último dia 25 de março.

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.