Gratuito ou a baixo custo Música

” Momentos Musicais” o podcast que conta as inusitadas histórias da música brasileira

Quem nunca teve a curiosidade de saber quem é a pessoa que deu origem a uma composição, seja ela um melodrama sertanejo ou aquele amor a moda antiga de uma MPB? Para desvendar esses mistérios, a jornalista Camila de Ávila, especialista em história da cultura e da arte, conta essas histórias em seu Podcast “Momentos Musicais”. De 2017 pra cá, mais de 160 músicas já tiveram suas histórias contadas nas redes sociais – o projeto cresceu, e hoje pode ser ouvido nas  principais plataformas de streaming.

 

O primeiro formato de “Momentos Musicais” eram em textos curtos, a escolha das músicas vinham de forma aleatória ou por datas específicas. Camila sempre priorizou músicas de artistas que tem influência no cenário musical brasileiro, e também que em sua letra não tenha nenhum tipo de preconceito. O projeto também foi coluna do programa” Casa Aberta” (já extinto), da rádio Inconfidência que foi exibido entre 2016 e 2018. Nessa versão, as histórias eram contada num bate-papo entre Camila e a apresentadora Velise Maciel. Já o formato podcast, teve início em 2017, mais de 50 canções de grandes nomes da música brasileira nos estilos que vão de forró, balada, bossa até o samba, já tiveram suas histórias narradas.

Foto: Jacyra Lage

A jornalista destaca que a importância de ouvir e interpretar a música “A maioria das pessoas falam da surpresa que têm ao saber das histórias das canções. Todas dizem que a canção ganha novo sentido e até novo som”. O podcast segue a seguinte linha : primeiro a apresentação dos compositores e dos intérpretes, em seguida a história da canção e para finalizar, Camila, que é cantora, interpreta o tema do podcast  do dia a capela. Além de apresentar curiosidades e informações, ela conta um pouco da história da música no Brasil  e resgata o momento em que a música foi escolhida e gravada  “Entendo que a música brasileira é um importante objeto da construção da identidade nacional. Quando não se pôde falar, durante a ditadura militar, por exemplo, foi a música que externou as ideias e sentimentos das pessoas”, destaca Ávila.

 

Você pode conferir Momentos Musicais nas seguintes plataformas:

 Spotfy:  https://abre.ai/b670

Deezer: https://abre.ai/b674

Instagram: @momentos.musicais

Facebookfacebook.com/momentos.musicaismpb

Youtube: youtube.com/user/miladeavila1

                

Deixe o seu comentário

Kelly Santos
Uma típica sagitariana que não consegue controlar a sinceridade. Está sempre aberta a aprender e ensinar, acredita que o conhecimento deve ultrapassar todas as fronteiras. Ama viajar, ler, ir ao teatro, assistir novela ou um bom filme e uma boa prosa com quem quer que seja. A música e a dança são as únicas capazes de acalmar o vulcão Kelly entra em erupção.