Belo Horizonte Culturaliza Diversão Em casa

Museu Abílio Barreto oferece mediações educativas pela internet

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura abriram um canal de atendimento virtual para quem quiser conhecer ou debater temáticas ligadas à história de Belo Horizonte e ao Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB). Trata-se de uma adaptação para o ambiente virtual das mediações habitualmente oferecidas de forma presencial pelo Educativo do Museu.

Os encontros virtuais têm duração aproximada de 1 hora e são realizados por meio de uma plataforma gratuita na internet mediante agendamento na página da Prefeitura de Belo Horizonte. Esses passeios virtuais são destinados a grupos ou pessoas de diferentes naturezas e faixas etárias, com ou sem vínculo a alguma instituição. O atendimento é feito por um ou mais profissionais do Educativo, apresentando imagens da cidade e do acervo relativas à linha temática escolhida. O objetivo desta modalidade é oferecer uma alternativa de atendimento compatível com o momento atual de restrições a atividades coletivas e necessidade de isolamento social.

Confira as cinco linhas temáticas disponíveis para o encontro virtual:

Uma nova capital para Minas Gerais – O Casarão, sede da antiga Fazenda do Leitão, destaca-se no MHAB como elo entre o Arraial Curral Del Rey e a cidade de Belo Horizonte. Partindo desse grande objeto, os participantes são convidados a conhecer e refletir sobre a história da construção da nova capital de Minas Gerais e as mudanças geradas por essa transformação.

Museu da Cidade – O Museu Histórico Abílio Barreto foi criado em 1943 para ser o Museu da Cidade. Nesta vertente de visita, é proposta uma reflexão sobre a prática museal: o que é musealizar um objeto? Como se opera um museu histórico? Um museu pode falar somente de suas coleções? Um museu consegue falar da vida? O objetivo é exercitar e incentivar leituras acerca da vida na cidade, partindo do acervo e da prática museal.

Cidade Viva – Nesta mediação, são trabalhados temas diversos que dizem respeito à vida na cidade: questões trazidas pelos grupos sociais diversos que a habitam, em diálogo com o acervo aqui constituído. São discutidos temas como direitos do cidadão, formas de ocupação e intervenção urbana, mobilidade, movimentos sociais, entre outros. Para a preparação desta atividade, o grupo deve apontar, no ato do agendamento, se deseja propor alguma questão de investigação em especial, relativa à vida na cidade.

BH Memórias Negras – Neste encontro, por meio do legado afro-brasileiro em Belo Horizonte, é proposto um diálogo sobre suas contribuições culturais e sociopolíticas, bem como sobre as práticas de memória e de afirmação identitária de nossa população negra. O debate ocorre a partir de eixos como: trabalho, religiosidade, arte e cultura, epistemologia, ocupação do território e presença na cidade, representatividade feminina e identidades culturais, de modo a estimular reflexões e vivências sobre a memória afro-brasileira em Belo Horizonte.

Complexa Cidade – Nesta mediação, por meio da exposição “Complexa Cidade” e do acervo que envolve objetos, vestígios arqueológicos, mapas, fotografias, pinturas e representações literárias, é proposto um diálogo entre passado e presente. São discutidas diferentes imagens e representações de Belo Horizonte, evidenciando relações sociais e dinâmicas urbanas. Nesse caso, o grupo poderá fazer, previamente, uma visita virtual à exposição, por meio do site portalbelohorizonte.com.br/visitas-virtuais.

Atendimento Virtual – Educativo MHAB

Quando: Seg a Sex: manhã e tarde

Mais informações e agendamento: Site PBH

Deixe o seu comentário

Fabiane Rodrigues
Taurina, mãe de dois gatos e Mestranda em Estudos de Linguagem. Apaixonada por manifestações e produções culturais, questões sociais e o empoderamento da mulher negra. E, claro, stalker profissional, formada pelo ID Discovery!