Culturaliza Destaque Dicas

Prefeitura de Belo Horizonte reabre visitação a museus públicos municipais

A partir desta quinta-feira (4), dois dos mais importantes museus públicos de Belo Horizonte serão reabertos à população. O Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) terá visitação de quarta-feira a domingo, das 11h às 18h, e o Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO) receberá os visitantes de quarta-feira a sábado, das 11h às 18h. Os espaços funcionarão atendendo a todos os protocolos de prevenção ao contágio pela Covid-19 determinados pela Prefeitura, incluindo o agendamento prévio, com a retirada de ingressos, gratuitamente, pelo portal da Prefeitura.

 

De acordo com a secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin, a reabertura está sendo feita com todo cuidado necessário, permitindo que a população usufrua dos espaços culturais da cidade, com toda segurança. Entre as medidas necessárias de prevenção, estão a capacidade máxima de uma pessoa a cada cinco metros nos espaços visitáveis e de circulação; o controle do fluxo; o aumento de intervalo entre visitas para higienização dos ambientes; além da restrição de acesso às obras de arte ou itens de exposição manipuláveis e proibição de uso de telas sensíveis ao toque nas exposições.

 

“Apresentamos novas exposições que foram recentemente inauguradas e abordam as mais diferentes temáticas, seja por uma imersão fotográfica pela história da moda no Brasil, como a mostra fotográfica Arquivo Urbano, no MUMO, até o contato com o rico acervo de obras gráficas do Museu de Arte da Pampulha (MAP), que pode ser conferido no Museu Histórico Abílio Barreto, na mostra Gráficografia”, explica a secretária.

 

No MHAB, seguem em exibição duas exposições, uma no Casarão e outra na Galeria do Museu. A mostra “Complexa Cidade” é composta por dois circuitos: Habitar a Rua e Habitar a Casa. Já na exposição “Gráficografia”, o MHAB destaca o acervo do Museu de Arte da Pampulha e sua missão de fomentar a produção artística contemporânea. A mostra, que integra a programação do projeto Pampulha Território Museus.

 

O MUMO traz a exposição “Arquivo Urbano: 100 anos de fotografia e moda no Brasil”, com o registro das mudanças no modo de vestir dos brasileiros, traçando um panorama dos seus hábitos e costumes nos últimos 100 anos.

 

 

Serviço:

Reabertura à visitação dos museus públicos municipais

A partir de 4 de fevereiro

Agendamento para visitas:  https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-municipal-de-cultura/museus/reabertura-gradativa

Entrada gratuita

MHAB: quarta a domingo, das 11h às 18h

MUMO: quarta a sábado, das 11 às 18h

Deixe o seu comentário

Ycaro Rodarte
Mineiro, são paulino, amante de festivais e de um buteco. Um ser contraditório, ansioso e isentão de esquerda.
http://culturalizabh.com.br