Culturaliza Em casa

A fim de promover diversidade na música erudita, projeto Perfumaria Proibida lança chamada para poetas LGBTQIA+

Se a música erudita parece não refletir a diversidade sexual e de gênero em suas produções, a Perfumaria Proibida – Notas de amor e liberdade chega para provocar mudanças nesse cenário. Realizado por artistas LGBTQIA+ de Belo Horizonte, o projeto seleciona, através de chamada pública, poemas que refletem as vivências dessa comunidade. A proposta é musicar as letras, unindo duas linguagens artísticas em um álbum de canções inéditas e autorais para voz e piano. Poetas LGBTQIA+ podem inscrever seus textos até dia 20 de fevereiro de 2021, através de formulário online.

 

Os poemas escolhidos ganharão melodias pelas mãos dos compositores João Carreño e Samuel Matheus, em parceria com suas autoras e autores. Além dessas canções, Notas de amor e liberdade contará com outras 10 faixas pertencentes ao mesmo universo temático. O objetivo, conta João Carreño, é enfrentar o apagamento histórico da poética LBGTQIA+ na música de concerto, dando visibilidade a esses sujeitos, às suas subjetividades e expressões
artísticas.

Com data a ser definida em virtude da pandemia, o álbum será lançado entre 2021 e 2022 nas plataformas digitais, junto a um livreto com os poemas selecionados por meio da chamada. Caso as condições sanitárias permitam, dois espaços culturais públicos de diferentes regiões de Belo Horizonte receberão concertos gratuitos de estreia do projeto, contribuindo para a democratização do acesso à música contemporânea.

 

Chamada pública

 

A chamada para seleção de textos está voltada para poetas LGBTQIA+ de nacionalidade brasileira acima de 18 anos. Para cada texto selecionado, é previsto um apoio financeiro no valor de R$200.

 

Para a seleção, serão avaliados os critérios de adequação temática ao título do álbum, musicalidade e regionalidade, sendo valorizadas as produções escritas em português e que dialoguem com a realidade sociocultural da capital mineira. A diversidade dentro do grupo LGBTQIA + também será considerada, com atenção à presença de mulheres, pessoas trans, não-binárias, negras e indígenas.

 

Outras informações podem ser conferidas na chamada ou através do Facebook e Instagram.

 

Email: [email protected]

Deixe o seu comentário

Ycaro Rodarte
Mineiro, são paulino, amante de festivais e de um buteco. Um ser contraditório, ansioso e isentão de esquerda.
http://culturalizabh.com.br