Culturaliza Em casa Eventos

Seminário Corpo Cidadão 2020: “Arte e Cultura na mesa todo dia” conta com Gilberto Gil em sua programação; confira

Começa nesta quinta (03/12) o Seminário Corpo Cidadão 2020: “Arte e Cultura na mesa todo dia que é realizado pelo Corpo Cidadão, braço social do Grupo Corpo Cia. de Dança, uma instituição que há 20 anos contribui para a ampliação do acesso à arte para milhares de crianças, adolescentes e jovens.

Todos os dias, a organização abre espaço para que cada um desenvolva seu autoconhecimento, a sensibilização do seu olhar, da sua escuta e a ampliação da sua visão de mundo. O Corpo Cidadão acredita no poder transformador da arte como a forma mais genuína de expressão do ser humano e seu trabalho se pauta na construção coletiva e na articulação em rede com o envolvimento de todos os atores.

Em tempos de pandemia e isolamento social , o seminário chega refletindo sobre sobre a importância da arte e da cultura no nosso cotidiano e de que maneira é possível contribuir para o seu acesso irrestrito. Além disso, o tema foi inspirado em uma entrevista de Gilberto Gil, em que ele diz: 

“A gente precisa acabar com essa história de achar que a cultura é extraordinária. A cultura é ordinária! Cultura é igual feijão com arroz. É necessidade básica. Tem que estar na mesa. Tem que estar na cesta básica de todo mundo.”

Convidados

As rodas de conversas contarão com pessoas que compartilharão suas vivências como artistas ou como educadores, destacando as contribuições de suas produções para a construção do cenário cultural brasileiro e qual a importância de garantir acesso irrestrito a esses conteúdos.

Seminário será realizado virtualmente, através das plataformas disponíveis nas redes sociais. Toda a gestão técnica do evento e apoio à produção está a cargo do Rolê Maravilha. A mesa de abertura, além da tradução em Libras, terá tradução simultânea em inglês e espanhol, realizadas voluntariamente pela equipe da Hive BH.

Confira a programação: 

Quinta-feira – 3 de dezembro

20h: Apresentação do seminário –  Miriam Pederneiras, Hernany Mendes e Luana Campos
20h15: Roda de Abertura
Participação: Ailton Krenak e Gilberto Gil
Mediação: Di Souza

Sexta-feira – 4 de dezembro

10h – Roda de Teatro
Convidados: Eduardo Moreira, Bia Lessa e  …
Mediação: Leda Martins
14h – Roda Artes Visuais
Convidados: Jaider Esbell, Rosvita Kolb e Marilda Castanha
Mediação: Edileila Portes

Sábado – 5 de dezembro

10h – Roda de Cinema
Convidados: César Piva, Ruy Guerra
Mediação: Daniela Vargas
14h – Roda de Dança
Convidados: Rodrigo Pederneiras, Isabel Marques e Henrique Rodovalho
Mediação: Maria Emília Gomez

Domingo – 6 de dezembro

10h – Roda de Música
Convidados: José Miguel Wisnik, Letieres Leite e Rafael Martini
Mediação: Marcelo Ricardo
11h45: Encerramento: Luana Campos e Hernany Mendes

www.corpocidadao.org.br

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.