Culturaliza Em casa Eventos

Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena acontece de 18 a 21 de novembro

“É possível lutar pela cultura em um ano como 2020? Para nós, não só é possível, como é extremamente necessário.”

É com essa força de vontade que os organizadores da Mostra Tiradentes em Cena apresentam, pelo oitavo ano seguido com um calendário normal, o evento que acontece na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais. A pandemia fez os setores, inclusive o cultural, repensarem cada uma das suas atividades. A produção teatral ficou invariavelmente desfalcada e precisou migrar para o cenário online. E é justamente nesse cenário diferente, e com parte da audiência canalizada no on-line, que as cortinas irão se abrir.

Durante quatro dias, haverá apresentações dos mais variados gêneros. Espetáculos, música, dança, exposições, oficinas, intercâmbios e rodas de conversas que irão estimular a reflexão do pensamento e entreter o público, respeitando as normas da Organização Mundial da Saúde.

– O Tiradentes em Cena sempre acontece em maio, mas com todo esse cenário faremos em novembro. Neste momento de pandemia e isolamento, onde a classe artística foi uma das mais afetadas, faz-se necessário retomar a renda e a possibilidade de trabalho do meio artístico. Somos uma equipe formada por pessoas que acreditam na arte, na pluralidade, na diversidade e no poder de transformação e na inclusão da cultura.  A produção cultural é importante para a cadeia produtiva, pois gera empregos, rendas, impostos, promove circulação de espetáculos, gera trocas. Por isso vamos resistir com AMOR – conta a idealizadora da mostra, Aline Garcia.

Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena

PROGRAMAÇÃO COMPLETA 2020

De 18 a 21 de novembro

www.tiradentesemcena.com.br

 

18 de novembro – quarta-feira

 

10h – ABERTURA OFICIAL

Local: Sobrado Cultural Aimorés

Local:YouTube.com/TiradentesEmCena / exibição ao vivo

11h – Bate-papo atriz TeudaBara com o escritor e jornalista João Santos sobre o livro“Comunista demais para ser Chacrete”

Local:YouTube.com/TiradentesEmCena

O livro é, na verdade, um perfil biográfico da mitológica atriz mineira, consagrada por sua trajetória junto ao Grupo Galpão e por sua incomparável gargalhada. Resultado de uma convivência íntima entre o autor, João Santos, e a atriz, já aos seus 79 anos de idade, o livro narra episódios desde a infância de Teuda, seu ingresso no teatro, até suas mais recentes aventuras, da resistência à ditadura militar a sua passagem pelo renomado Cirquedu Soleil, em Las Vegas

Publicação:Editora Javali

Autoria: João Santos

Projeto visual: Estúdio Lampejo

 

14h – Luta (Belo Horizonte)

Local:YouTube.com/TiradentesEmCena

Como se constrói um mito? Luta é um espetáculo criado para e com TeudaBara. Visitando suas memórias, a atriz, em cena, ficcionaliza sua trajetória, cria imagens, conta casos e elege a Luta como alegoria para o teatro e a própria vida.

Dramaturgia: Cléo Magalhães, João Santos e Marina Viana

Diretores: Cléo Magalhães, João Santos e Marina Viana

Elenco:TeudaBara

Trilha sonora original:Barulhista

Cenógrafo:Taísa Campos

Figurinista: Cléo Magalhães

Iluminador: Marina Arthuzzi e Rodrigo Marçal

Produção executiva: Beatriz Radicchi

Duração: 30 min

Classificação: 12 anos

18h – “Poesia neles” (Rio de Janeiro e Tiradentes)

Local: Sobrado Cultural Aimorés

Exibição: YouTube.com/TiradentesEmCena

Sinopse: “E agora, o que faremos? Poesia! Eles detestam poesia.”. O que seria deste mundo pandêmico se não fosse a arte? Partindo desta premissa, o “Poesia neles” permeado por música e dança proporciona respiros em meio ao caos através dos poemas de Elisa Lucinda, Solano Trindade, Jonathan Silva, Mário Quintana, Adélia Prado, Tatiana Nascimento e muito mais!

Concepção: Luiza Cassano

Direção:Geovana Pires

Elenco:Geovana Pires, Jô Assumpção, Luiza Cassano e Rozan

Participação: MC Frog

Duração:30 min

Classificação: Livre

 

19h – Solano, Vento Forte Africano(Rio de Janeiro)

Local:Adro Museu de Sant’Ana

Exibição: YouTube.com/TiradentesEmCena (após exibição roda de conversa ao vivo)

Elisa Lucinda e Geovana Pires, que também assina a direção, em sua dramaturgia colocam uma luz não só sob a obra mas na importância do homem Solano Trindade para o mundo. É o nosso Gandhi da literatura popular brasileira. E justamente por falar de forma muito sincera das dores do mundo é profundamente atual mais de quarenta anos após a sua morte. O mundo necessita da voz pacificadora de Solano. De maneira cadenciada e auxiliado pela pluralidade musical brasileira, a peça é permeada por música, canto, dança e sapateado, conduzindo o espectador de forma lúdica à trajetória de Solano. Inicialmente composto para sete atores, vale ressaltar que devido à pandemia o espetáculo foi reformulado para dois atores: Val Perré, que foi indicado ao premio Shell e o ator, músico e dançarino, Rozan.

Elenco: Val Perré e Rozan

Participação especial: Mestre Prego e Congado Nossa Sra do Rosário e Escrava Anastácia

Dramaturgia: Elisa Lucinda e Geovana Pires

Direção: Geovana Pires

Duração: 60 min

Classificação: Livre

 

19 de novembro – quinta-feira

 

10h – Corpo-estandarte (Tiradentes)

Local: ruas de Tiradentes

Uma intervenção artística utilizando mensagens de conscientização do uso da máscara e união humanitária nesse momento de quarentena através de uma instalação humana itinerante. Inspirado na obra Parangolé de Hélio Oiticica. O Parangolé é uma espécie de capa que se veste, com textos, fotos, cores e que serve como uma Obra-ação-multisensorial.

Elenco: Roberta Mesquita e Lana Borges

Produção: Alevante Cia

Duração: 40 minutos

Classificação: Livre

10h – O teatro nos tempos da cólera com Pedro Paulo Cava (Belo Horizonte)

Local:Sobrado Aimorés

Exibição: YouTube.com/TiradentesEmCena / ao vivo

Desde que foi criado há alguns milênios, o teatro tem sido alvo da intolerância política, religiosa, intelectual. Perseguido, maltratado, proibido, degredado, assassinado, calado à força, o ator resiste ao longo do tempo a todo tipo de autoritarismo e cerceamento de sua condição primordial: retratar o mundo que vê pela perspectiva do seu olhar aguçado. E ao teatro cabe resistir a estas pandemias cíclicas com sua inteira capacidade de indignação e resistência a qualquer tipo de censura à liberdade de criar e se expressar. O teatro precisará se reinventar em forma e conteúdo se quiser sobreviver. E cabe a nós conversar sobre todas as formas de enfrentamento aos desafios que estão ai. Esta é a minha proposta aos participantes do Tiradentes em Cena. Vamos juntos?

Duração: 40 min

Classificação: Livre

 

11h – Narrativas: teatro de grupo, teatro de elenco e sustentabilidade das ações

Local: Sobrado Cultural Aimorés

Exibição: YouTube.com/TiradentesEmCena / ao vivo

Uma conversa sobre editais, Lei Aldir Blanc, gestão, compartilhando de experiências e formas de gestão dos grupos e da carreira artística.

Convidados:Juliano Felisatti Pereira /Teatro da Pedra; Leticia Napole/ Via Napole Comunicação, Juninho Severo/Cia Fofocas e Priscila Natany (Cia Mineira)

Duração: 40 min

Classificação: Livre

 

13h – Um canto torto feito faca (São João Del Rei)

Local: ruas da cidade

O Teatro da Pedra, de maneira segura, ocupa as ruas de Tiradentes para trazer uma mensagem de amor e superação nesses tempos pandêmicos. Os atores do grupo, acompanhados de um músico convidado, percorrerão as ruas da cidade histórica com músicas e poesias.

Direção: Juliano Felisatti Pereira

Produção: Teatro da Pedra

Duração: 40 min

Classificação: Livre

 

18h – PERFORMANCE 999 (Belo Horizonte)

Local: SesiMinas Tiradentes Yves Alves

Exibição: YouTube.com/TiradentesEmCena a partir do dia 20 de novembro

Uma casa, o silêncio e um habitante que conta os dias sem saber quantos são. Não há distância, ele está aqui, você pode sentir? O que vivemos agora? O senhor vê?

Sobre o Teatro dos Sentidos: cada viajanteou público, é convertido em imaginante, é ele quem cria, forma e deforma suas próprias imagens. A escuridão descodifica o corpo: mãos podem ver, o nariz evoca, os ouvidos podem sentir o silêncio. O público retorna para suas origens e cheira, toca e sente como se fosse a primeira vez. A busca de uma linguagem sensorial responde a necessidade de recobrar o corpo como fonte de conhecimento.

Solo: Carolina Correa

Duração: 30 min

Classificação: Livre

 

20h – O Prazer é Todo Nosso – leitura (Rio de Janeiro)

Local: Sobrado Aimorés

Exibição: YouTube.com/TiradentesEmCena (ao vivo)

Não é uma peça sobre amor, sobre romance, nem sobre relacionamentos. É uma peça sobre sexo. Onde o olhar é o da mulher. São várias histórias peculiares, espirituosas e engraçadas sobre sexo. É confessional sem ser biográfico. Uma mulher dona da própria vontade, do próprio sexo e capaz de escolher o que fazer cada dia. Sem culpa. Mãe, filha e profissional, depois de casada por 17 anos descobre um sexo antes desconhecido. Um sexo livre, ativo, presente e libidinoso. Igual sempre foi permitido aos homens. Uma mulher, sozinha em cena, falando de sexo, vontades e desejos. Uma comédia recheada de fatos reais, um pouco ficcional, narrada com ironia e sinceridade. É confessional sem ser biográfico.

Argumento e idealização: Juliana Martins

Texto: Beto Brown

Direção: Bel Kutner

Elenco: Juliana Martins

Duração: 50 min

Classificação: 16 anos

21h – PANDAS OU ERA UMA VEZ EM FRANKFURT (SÃO PAULO)

Local: Zoom eYouTube.com/TiradentesEmCena

Um casal de desconhecidos acorda na mesma casa.Trazem apenas fragmentos da da noite anterior. Eles precisam um do outro para montar esse grande quebra cabeça de sentimentos e memórias.Esta experiência foi concebida durante a quarentena da Covid-19, com os artistas envolvidos, isolados em suas casas. Adaptação do texto teatral, “A História dos ursos pandas (contada por um saxofonista que tem uma namorada em Frankfurt)”, do dramaturgo romeno, MateiVisniec.

Texto:MatéiVisniec

Direção e dramaturgismo: Bruno Kott

Elenco: Mauro Schames e Nicole Cordery

Duração: 40 min

Classificação: Livre

 

20 de novembro sexta-feira

 

10h – Roda de Conversa sobre a Lei n° 10.639/03

Local: Aimorés Cultural

Exibição: YouTube.com/TiradentesEmCena / ao vivo

Bate papo com as professoras sobre a Lei n° 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio do Brasil, sobretudo nos âmbitos da Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.

Duração: 40 min

Classificação: Livre

 

11h – Cartas de Amor (São Joao Del Rei)

Local: ruas da cidade

Você pode até pensar que, em plena era de lives, as cartas saíram de moda, mas quem é que não gosta de receber um trecho de um poema numa folha de papel? Essa é a missão da intervenção poética criada por Júnio de Carvalho e Priscila Natany. Os dois passeiam pela cidade distribuindo mensagens de amor e felicidade através da escrita.

Produção:Cia Mineira de Teatro

Elenco: Priscila Natany e Júnio de Carvalho

Duração:50 min

Classificação: Livre

 

16h –Terrena(Belo Horizonte)

Local: Alto do São Francisco

Exibição: YouTube.com/TiradentesEmCenano dia 21 de novembro

Uma dança sobre a Terra. Um mover de amor com os pés em terra .Nos nutre e nos engole. Nos sustenta e nos enterra. Terrena,performance de dança da artista Renata Mara, baseada no reconhecimento de nossa condição humana enquanto seres finitos. O trabalho busca revitalizar o amor pela vida e pela terra, mediante a consciência da morte.

Elenco: Renta Mara

Produção: Tiradentes em Cena

Duração:20 min

Classificação: Livre

 

18h – Iabas e suas histórias (Belo Horizonte)

Local: Sobrado Cultural Aimorés

Exibição: YouTube.com/TiradentesEmCena / ao vivo

Três mulheres negras na roda ancestral, que contam, cantam e encantam histórias da cultura africana. Corpos negros cheios de histórias que revelam no gesto, na veste e na fala seus lugares, o lugar do povo negro contando nossas histórias.

Produção:CoeltivoIabas

Elenco:Madu Costa, Magna Cristina e Chica Reis.

Duração: 40 min

Classificação: Livre

20h – Teatro negro: múltiplo e plural

Convidadas:

– Lucimélia Romão, acordeonista, artista de rua e performer. Cursou Artes Dramáticas na Escola Municipal Maestro Fêgo Camargo, em Taubaté. Em 2014, inicia a graduação em Teatro na UFSJ-MG, e inserida em projetos de pesquisa e extensão passa a desenvolver trabalhos performativos. Durante sua graduação é contemplada com Mobilidade Acadêmica, em 2017, na UFMG, começando sua pesquisa sobre instalações, teatro negro e performance negra. Desde então, desenvolve trabalhos de perspectiva político-social voltados para a denúncia da mortandade da população negra brasileira.

– Isis Ferreira é mulher preta, periférica, mãe de Morena e guerreira filha de Iansã. Cantora de samba, ofício e amor. Natural de Barbacena-MG, mudou-se em 2009 para São João Del Rei onde, desde então, desenvolve sua caminhada de vida artística e profissional.Em 2019 iniciou seu primeiro projeto autoral com canções que versam sobre o pertencimento negro, suas inquietações, ancestralidade, lutas, memórias e afetividade.

– Chica Reis (Coletivo Iabas)é atriz e contadora de histórias, graduada em Artes Cênicas pela UFMG. É pesquisadora do samba de roda do Recôncavo Baiano, toques, cantos e dança. Atua também e como multiplicadora do Teatro do Oprimido.

Magna Oliveira(Coletivo Iabas)é funcionária pública federal da UFMG, contadora de histórias e coordenadora do projeto de extensão na UFMG (Proex/UFMG), intitulado “Iranti – Ser África”.

– Madu Costa(Coletivo Iabas), por sua vez, é pedagoga, escritora, arte-educadora, contadora de histórias, assessora pedagógica, assessora artística e palestrante motivacional. Desenvolve oficinas lúdicas para entrosamento de equipes de trabalho em diversas áreas, contação de histórias em escolas, elaboração de história de empresas a partir de pesquisa documental e roda de conversa para mediação de conflitos em ambientes de trabalho.

 

20h – O grupo Lendas São Joanenses conta lendas de Tiradentes (São Joao Del Rei)

Local: Escadaria da Matriz e Rua Padre Toledo

Exibição: YouTube.com/TiradentesEmCena

O Espetáculo Lendas São Joanenses é um roteiro turístico, noturno, realizado na cidade histórica de São João del Rei-MG, que mescla informações históricas com encenação de lendas locais. Desta vez o grupo terá como cenário, o centro histórico de Tiradentes. A escuridão da noite complementa o cenário juntamente com casarões, igrejas e ruas históricas e faz com que a plateia vivencie algumas das antigas lendas da cidade.

Produção: Lendas São Joanenses

Duração: 20 min

Classificação: Livre

 

21 de novembro – sábado

 

10h – Projeto Arte por Toda Parte- oficina de teatro

Local: Sobrado Cultural Aimorés

Exibição: YouTube.com/TiradentesEmCena / ao vivo

O Tiradentes em Cena realiza via o projeto Arte por Toda Parte do Teatro da Pedra  encontros semanalmente. Os alunos tem sido convidados a olhar o seu entorno de forma mais poética, ressignificar coisas e lugares comuns, e, a partir daí, dar significado para sua própria existência.

Convidados: Aline Garcia/ Tiradentes em Cena; Talles Ramon e Fernanda Nascimento / Arte por toda Parte / Marina Leão/ e Maria Victória / alunas do projeto

Duração: 40 min

Classificação: Livre

 

11h –No Teatro e na pandemia: Use máscara

Local: ruas da cidade

A intervenção da Trupe Ventania é formada por um trio de Atores/Tocadores que se propõem a visitar pontos da cidade para lembrar o óbvio em tempos de pandemia: o uso da máscara! E se algum(a) desavisado(a) estiver sem máscara, com máscara estará! Afinal, no Teatro e na pandemia: Use máscara!

Concepção: Maurílio Romão

Atores:Dalber Rodrigues, Lou Amaro e Matheus Piotto

Duração: 40 min

Classificação: Livre

 

16h- Mensageiro (São Joao Del Rei)

Local: ruas da cidade

O mensageiro chegou, é hora de voltarmos. Ao bom canto de Ísis Ferreira o mensageiro MaiZena com sua bola de cristal trará boas novas para as ruas de Tiradentes, uma caminhada lúdica de sensações e muita arte.

Elenco:MaiZena e IsísFerreia

Duração: 50 min

Classificação: Livre

 

20h – Parece que foi ontem (Passos – MG)

Local: Sobrado Aimorés

Exibição: YouTube.com/TiradentesEmCena / ao vivo

‘Parece que foi ontem’ são sensações de um indivíduo em estado de isolamento provocado por uma guerra de fora, por uma guerra de dentro.  Uma distopia romântica costurada com impressões de superposição temporal.
Dentro deste espaço/tempo o indivíduo reconsidera sua vida numa conversa sem resposta com seu público.

Texto e Encenação: Maurílio Romão

Intérprete: Matheus Piotto

Iluminação: Lucas Eduardo e Maurílio Romão

Sonoplastia: Lou Amaro

Duração:55 min

Classificação: Livre

 

21h – O Tempo (Rio de Janeiro)

Local: instagram @tiradentesemcena

“O Tempo” conta a história de uma mulher em crise existencial que reflete sobre a vida e suas escolhas, tentando priorizar seus desejos e se conectar ao tempo presente. Paradoxalmente, ela é uma atriz, interpretando um texto decorado, e sua conexão com aqueles instantes é apenas um eco de seu próprio passado.

Texto: Flávia Prosdocimi

Atuação, produção e idealização: Monique Vaillé

Direção: Carolina Godinho e Diego Molina

Cenário: Diego Molina

Duração: 11 min

Classificação: Livre

 

De 18 a 21 de novembro

Local: YouTube.com/TiradentesEmCena

 

O amor faz-me fome (São João Del Rei)

“O amor faz-me fome” é um trabalho da Cia Mineira de Teatro, inspirado no livro “Jóquei”, da poeta  portuguesa Matilde Campilho e produzido durante o período de quarentena.  Uma adaptação do espetáculo de dança-teatro “Outono”, estreado no final de 2019.O vídeo é uma metáfora existencial dos nossos tempos.  Fala de um período de transição entre os extremos, remonta paisagens de um mundo vivido e paisagens de um mundo possível. Medo e esperança são afetos vinculados ao trabalho, pois se as árvores não deixassem as folhas caírem, não sobreviveriam à próxima estação.

Produção e idealização: Cia Mineira de Teatro

Direção: Diego Matos

Atuação:Júnio de Carvalho e Priscila Natany.

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Verboverdose (Tiradentes)

A trama resgata a história de ANTENOR, um anônimo, “…Absolutamente sem importância social”  e tão comum em nosso cotidiano. Quem seria Antenor no imediatismo do século XXI? Dividida em 5 quadros, VERBOVERDOSE  nos instiga a refletir para onde estamos indo com o padrão de sociedade construído. No Tiradentes em cena, o ator e criador Rodrigo Rosado, fará uma leitura Dramática do quadro “Buscando encaixotar padrões”, baseado no conto “O Homem da cabeça de papelão”de João do Rio, escrito em 1910. Desde2014,  Rodrigo Rosado revisita textos clássicos  e pesquisa as redes sociais  para construir um trabalho baseado em sua  inquietação:  “O ser humano não suporta ser humano”. Com o desenvolvimento das redes sociais esta inquietação se tornou uma necessidade de questionar artisticamente, o que é ser humano?

Criação e concepção: Rodrigo Rosado

Atuação: Rodrigo Rosado

Fotografia: André Frade

Duração: 20 min

Classificação: Livre

Conselheira (Belo Horizonte)

É um trabalho contemporâneo, composto de uma dramaturgia original que traz temas atuais com enfoque nas questões de gênero, feministas, e de maternidade, partindo da ascensão do autoritarismo na sociedade e também do aumento dos casos de depressão e suicídio entre mulheres de várias idades.

A partir da junção entre o teatro e o cinema, a cena apresenta duas facetas da personagem: uma que se submete às normas e segue o padrão de vida aceitável e a outra, um alter ego crítico que não se curva diante das censuras impostas pela sociedade.

Atuação: Ju Abreu

Direção: Rafael Bacelar

Dramaturgia:IdyllaSilmarovi e David Maurity

Técnico responsável:AknerGustavson

Cinegrafista:Leo Godgod

Produção e realização: Toda Deseo

A Casatóriac’a Defunta (Rio Grande do Norte)

Local: YouTube.com/TiradentesEmCena

A comédia conta de forma lúdica e muito divertida, as aventuras de alguém que já morreu em contraponto com os que ficaram. Na peça, cinco atores retratam a vida de Afrânio, que prestes a se casar com a romântica Maria Flor, acaba casando-se acidentalmente com a fantasmagórica Moça de Branco, que o leva para o submundo. Em sua jornada, o jovem fará valorosas amizades e aprenderá uma grande lição. Mesmo assim, não desistirá do seu verdadeiro amor, mesmo que isso lhe custe a própria vida.

Elenco: Cia Pão Doce de Teatro –

Paulo Lima, Mônica Danuta, Lígia Kiss, RaullDavyson e Romero Oliveira.

Cenotécnico: Edson Saraiva.

Texto e Música: Romero Oliveira

Direção: Marcos Leonardo.

Duração: 50 min

Classificação: Livre

 

A traça (São Paulo)

Quem de vocês gosta de ler? Essa é a história de uma menina que tinha uma grande paixão: devorar livros. Pra ela, todos os dias, em todo lugar, hora ou situação,ela sempre dava um jeitinho de ler um bom livro. O único problema é que, assim como ela, havia também um bichinho que vive circulando por bibliotecas e até dentro de casa, e que também ama devorar livros. Mas os deixa cheio de buraquinhos… Vixe!

Texto original e Roteiro: Camila Cassis e Natália Grisi

Direção geral: Mauricio de Barros

Direção de Fotografia, Edição e Finalização: Phillip Silveira

Elenco: Belinha e Proseadeira1: Camila Cassis

Prodeadeira2: Natália Grisi

Composição e arranjo: André Teles e Camila Cassis

Trilha de abertura: Georg PhilippTelemann (música) / Camila Cassis (arranjo)

Produção musical e Mixagem: André Teles

Figurino Proseadeiras: Marina Reis

Produção executiva: Marcia Rocha

Som direto e Assistência de fotografia: Diogo Gomes e Davi Gomes

Produção geral: A Hora da História

Classificação: Livre

FESTIVAL DE CENAS CURTAS

O FESTIVAL DE CENAS CURTAS de 2020 naturalmente foi afetado por todos os desdobramentos que está sendo criar e produzir durante a pandemia. Isso, especificamente para nós, não assusta, e sim desafia. Entendemos nossa arte como uma maneira de lidar com o novo, tornando-nos flexíveis e atentos às novas linguagens que surgem nessa empreitada artística. Nessa edição, adentramos no universo do teatro/performance em plataformas digitais. Os dez vídeos com as propostas selecionadas estarão disponíveis no Canal do YouTube do Tiradentes em Cena, para voto popular, sendo premiados os 03 mais votados, com destaque na plataforma.

Dia 11/11: 10 cenas sobem para canal no YouTube para votação

Dia 21/11: resultado final publicado no canal Tiradentes em Cena, às 16h.

Deixe o seu comentário

Ycaro Rodarte
Mineiro, são paulino, amante de festivais e de um buteco. Um ser contraditório, ansioso e isentão de esquerda.
http://culturalizabh.com.br