Culturaliza Exposições Gratuito ou a baixo custo

Casa Fiat de Cultura apresenta exposição “Morar contemporâneo: os 4 As do Made in Italy”

Até o dia 30 de novembro, a Casa Fiat de Cultura, em parceria com o Consulado Italiano no Brasil, estará exibindo nas Vitrines da Pça. da Liberdade, a mostra “Morar contemporâneo: os 4 As do Made in Italy”. A exposição faz parte do projeto “Janelas da CasaCor”

Inspirada por uma palestra da IV Bienal de Design Brasileira, realizada em 2012 em Belo Horizonte, a arquiteta e designer Isabela Vecci discorre sobre os pilares que compõem a indústria italiana, curiosamente iniciados pela vogal A: Arredamento (Mobília), Abbigliamento (Vestuário), Alimentare (Agroalimentar) e, de forma horizontal, a Automazione (Automação).

Em quatro vitrines, a arquiteta faz uma síntese do que há de mais valoroso em cada um desses As, reforçando a intrínseca relação entre indústria e cultura italianas, amalgamadas na história do país. Além da representação expositiva, palestras e outros conteúdos digitais somam para fazer uma reflexão sobre o tema.

Para Isabela, um dos pontos altos da exposição é a característica marcante de uma indústria edificada a partir da diversidade. “É possível perceber que, na Itália, há pessoas do mundo inteiro desenhando, fazendo pesquisas, propondo processos, fazendo com que essa indústria se alimente de características de várias culturas. Está no DNA do fazer italiano”, comenta.

Programação digital

No dia 11 de novembro, o engenheiro italiano e diretor de Manufatura da FCA, Pierluigi Astorino, destaca a automação italiana e seu lastro histórico, cultural e artístico e a inovação do fazer está no DNA dos processos industriais. Já no dia 17 de novembro é a vez da moda. Diego Dolcini, nome que assina uma marca luxuosa de sapatos italianos, falar sobre a força do design italiano e porque ele é uma influência de moda em todo o mundo.

Por fim, no dia 23 de novembro, em paralelo ao início da V Semana da Gastronomia italiana, será a vez do chef Massimo Battaglini dar a sua visão em vídeo sobre a importância de comer bem. Todas estarão disponíveis no site do projeto CasaCor.

 

Exposição Morar contemporâneo: os 4 As do Made in Italy

Quando: de 30 de outubro a 30 de novembro de 2020

Onde: Vitrines da Casa Fiat de Cultura – Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Deixe o seu comentário

Guilherme Dias
Desde de sempre, gosto de contar histórias e vi no jornalismo a oportunidade perfeita para fazer isso. Não vivo sem filmes, livros e música, principalmente rock n’ roll.