Destaque Em casa

5 programas de TV que exaltam a nossa cultura mineira

No último dia 18 de setembro, comemoramos os 70 anos da TV brasileira. Nossa TV já produziu e ainda produz diversos programas incríveis em todos os cantos do país e, cada vez, tem-se reinventado e buscado espaço em meio a tantas outras novas formas de se comunicar. 

Em Minas Gerais não é diferente, claro! Por isso, resolvi selecionar CINCO programas, clássicos e atuais, que exaltam a nossa cultura e que nos apresenta esse lado tão lindo de nossa cidade e estado. Confira:

 

1 – Rolê nas Gerais (TV Globo)

Foto: Bruno Soares/Globo

O programa é bem novinho e estreou no ano passado na programação local da TV Globo. Apresentado por Renata do Carmo e Tábata Poline, ele tem o objetivo de mostrar e de aproximar a realidade das comunidades de Belo Horizonte contando a história de pessoas que vivem nesses lugares da cidade. Uma ótima oportunidade para conhecer todos os “rolês” que estão do nosso lado e que, por muitas vezes, nem notamos. 

Horário na TV: Sábado, às 14h30
Ver online:  Globo Play

 

2 – Agenda (Rede Minas)

Foto: Divulgação Rede Minas

 

Considerado um clássico da TV mineira, o programa é apresentado desde 1987 e é um dos mais antigos da emissora, segundo o seu site oficial. Exibido no horário nobre, de segunda a sexta, ele é uma revista eletrônica que apresenta diversas formas de manifestações artísticas  (teatro, música, cinema, literatura e outras) e é apresentado por Mariana Lima. 

Horário na TV: De segunda a sexta, às 20h 
Ver online: YouTube 

 

3 – Viação Cipó (TV Alterosa/SBT)

 

Foto: Divulgação TV Alterosa

O programa é apresentado, desde 2003, por Otávio di Toledo, jornalista e historiador, nas manhãs de domingo da emissora e conta com vários quadros que exaltam a cultura de diversos pontos do nosso estado. É possível conferir, toda semana, vários registros de lugares incríveis de Minas Gerais, que resgatam tradições culturais, culinárias e curiosidades. 

Horário na TV: Domingo, às 10h e reprise no sábado, às 8h
Ver online: YouTube

 

4 – Terra de Minas (TV Globo)

Foto: Reprodução TV Globo

Exibido na programação desde 2001, o programa, atualmente, conta com vários apresentadores que viajam toda Minas Gerais em busca de histórias, lugares e de personagens interessantes a fim de mostrar a riqueza e a beleza de todo patrimônio histórico e cultural mineiro. Com ele é possível conhecer diversos lugares do estado e aprender diversas receitas. 

Horário na TV: Sábado às 14h
Ver online: Globo Play

 

5 – Arrumação (Rede Minas)

Foto: Divulgação

 

Há mais de 30 anos no ar, o programa é apresentado por Saulo Laranjeira, um dos nomes mais importantes da TV e da cultura mineira e nacional. Durante a atração é possível conhecer vários artistas e diversas apresentações, além de muito bate papo e bom humor com os personagens originais criados por Saulo. 

Horário na TV: Domingo, às 10h
Ver online: YouTube

 

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.