Culturaliza Teatro

Fundação Clóvis Salgado promove temporada de ópera com série de eventos que estimulam o setor no Brasil

O ano de 2020 marcará os 50 anos da Fundação Clóvis Salgado. Nascida para desenvolver a produção artística, especialmente a ópera, foi consagrada como uma das instituições culturais brasileiras que produz montagens operísticas com excelência.

Ao todo, a fundação completa 87 produções encenadas de 55 títulos operísticos desde 1971, ano de inauguração do Palácio das Artes. Além dos corpos artísticos – Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais e Cia de Dança Palácio das Artes, a FCS mantém o Centro Técnico de Produção Raul Belém Machado que faz a guarda, organização e gestão do acervo das produções da Fundação.

Com a chegada de 2020, em meio aos desafios causados pela pandemia, a tradição dos encontros com a arte operística toma diferente. Foi criada então a Temporada de Ópera on-line da Fundação Clóvis Salgado, planejada para difundir e refletir sobre a ópera no Brasil e na América Latina, trazendo uma programação de debates, aulas, palestras, mostra de cinema, exposição de artes gráficas e exibição de vídeo inédito dos Corpos Artísticos da FCS.

“Com a impossibilidade de realizar a tradicional temporada de operas da FCS de maneira presencial, elaboramos um programa digital estruturado de valorização e fomento ao setor. A TEMPORADA DE ÓPERA oferecerá uma programação diversa, múltipla, acessível e gratuita. Um marco na história da FCS, que vai reunir especialistas, amantes da ópera e novos públicos para celebrar e impulsionar a ópera no Brasil”, disse Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado.

A programação acontecerá de outubro a novembro, e será distribuída entre as seguintes atividades:

WEBINAR #ÓPERAHOJE, de 13 a 18 de outubro;

ACADEMIA DE ÓPERA, de 19 outubro a 22 novembro;

ENCONTRO COM A CIA. DE DANÇA, no dia 21 de outubro;

VÍDEO CAVALLERIA RUSTICANA, com ária do Coral Lírico e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, dia 28 de outubro;

EXPOSIÇÃO ÓPERA EM CARTAZ, de 29 de outubro até 29 de novembro; e

MOSTRA DE FILMES CINEMA E ÓPERA: DIÁLOGOS, de 3 a 22 de novembro.

 

 

Deixe o seu comentário

Ycaro Rodarte
Mineiro, são paulino, amante de festivais e de um buteco. Um ser contraditório, ansioso e isentão de esquerda.
http://culturalizabh.com.br