Culturaliza Exposições Gratuito ou a baixo custo

Exposição “Rua Mútua – Retrospectiva Grupo Entre Aspas + Desali” retrata relações entre a periferia e a cidade em BH

No próximo mês de outubro, a AM Galeria de Arte receberá a exposição Rua Mútua – Retrospectiva Grupo Entre Aspas + Desali. A exposição trará as obras do artista mineiro Desali, juntamente com a retrospectiva de 14 anos do Grupo Entre Aspas, coletivo de intervenção urbana do qual o artista faz parte. A exposição tem curadoria de Manu Grossi, estará aberta para o público entre os dias 3 e 31 de outubro, seguindo os protocolos de segurança, através da visitação por agendamento.

Abordando temas como o cotidiano na periferia e a realidade dos jovens negros no Brasil, Desali preparou cerca de 30 pinturas em técnicas variadas, além de uma grande instalação de desenhos feitos sobre jornal. A mostra ainda contará com obras de todas as técnicas utilizadas pelo artista, como pinturas em acrílica sobre madeira, pintura em técnica mista e aguadas, bem como fotografias, vídeos, desenhos, instalações e objetos, propondo uma narrativa sobre o presente, pautada pela exclusão social e a segregação dos espaços urbanos nas grandes cidades.

Paralelamente, o próprio Desali e o Grupo Entre Aspas apresentam 100 fotografias das ações urbanas realizadas pelo coletivo durante 14 anos de existência, além de uma instalação com múltiplas projeções e uma ação construtiva escultórica com terra e outros objetos encontrados na rua.

Exposição viva

Desali e o Entre Aspas vão construir uma instalação que vai se modificar durante todo o período expositivo, uma obra mutante, viva, que se desenvolve com a passagem do tempo. Essa obra será realizada com restos de outras instalações, como a que executaram na exposição em comemoração dos 120 anos da cidade do SESI.

Além dessa obra em processo e das múltiplas projeções audiovisuais, a exposição contará com a exibição de um documentário sobre as últimas ações do Grupo Entre Aspas, realizado pelo premiado cineasta mineiro Affonso Uchoa, além de uma vídeo-entrevista realizada pela Rede Jovem de Cidadania e um curta de autoria de um dos integrantes do grupo.

 

Rua Mútua – Retrospectiva Grupo Entre Aspas + Desali

Quando: 03 a 31 de outubro

Onde: AM Galeria de Arte | Rua do Ouro, 136, Serra – Belo Horizonte/MG

Hora: Segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 13h30

Quanto: Entrada gratuita

Deixe o seu comentário

Guilherme Dias
Desde de sempre, gosto de contar histórias e vi no jornalismo a oportunidade perfeita para fazer isso. Não vivo sem filmes, livros e música, principalmente rock n’ roll.