Culturaliza

Deficiência Intelectual no olhar da Lei Brasileira de Inclusão é tema de debate on-line

A diretora do CENSA Betim, Natália Costa, participará da discussão ao vivo que acontece no dia 29 de setembro, terça-feira, a partir das 18h30; além dela, outros especialistas contribuirão com os seus pontos de vista

O Instituto Ester Assumpção realizará um evento on-line para debater a “Capacidade Civil e Deficiência Intelectual à Luz da Lei Brasileira de Inclusão: Desafios de Possibilidades”. O bate papo, que acontece no dia 29 de setembro, terça-feira, a partir das 18h30, contará com a presença da mestre em psicologia e diretora do CENSA Betim, Natália Costa, que também é diretora de projetos do Instituto Ester Assumpção. Natália tem mais de duas décadas de experiência com atendimento às pessoas com deficiência intelectual e suas famílias. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.sympla.com.br.

Participarão também: Thiago Helton, Bacharel em Direito e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/MG, Daniel Moreira, Perito Psiquiatra do TJMG e CRM/MG e Denise Martins Ferreira, graduada em Psicologia e presidente da Associação Mineira de Amigos e de Pessoas com Epilepsia. Como mediadora, Cintia Coelho dos Santos, especialista em Psicologia Jurídica e Coordenadora de projetos do Instituto Ester Assumpção.

De acordo com Natália Costa, o tema é pertinente para o momento, já que há poucos dias foi celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.   “Falar da inclusão das pessoas com deficiência é imprescindível. Dentro do CENSA Betim, por exemplo, vemos o quão nossos educandos têm conseguido se desenvolver.  O envolvimento dos educandos nas atividades é crescente e o resultado ainda mais, já que percebemos a mudança cognitiva e comportamental deles, que é um dos focos principais do nosso trabalho. Poder falar sobre isso entre especialistas é gratificante”, comenta.

Sobre o Instituto Ester Assumpção

O Instituto Ester Assumpção é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 1987, que atua no campo da inclusão da pessoa com deficiência. O objetivo da instituição é contribuir com a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde a diversidade seja aceita e respeitada na sua integralidade.

Com seriedade e inovação, o Instituto Ester Assumpção colabora para que as pessoas com deficiência possam alcançar a autossuficiência e a participação plena como cidadão, compreendida como o acesso a todos os bens e serviços da sociedade.

Sobre o CENSA Betim

O CENSA foi fundado em 1964 pela educadora Ester Assumpção, mulher à frente de seu tempo, que trabalhou com Helena Antipoff no Instituto Pestalozzi. Dona Ester, como era carinhosamente chamada, acolhia em seu próprio lar crianças com deficiência cujas famílias não podiam fixar residência em Belo Horizonte. Assim nasceu o CENSA, de um sonho, um ideal de uma educadora, cujo desejo de cuidar e amparar crianças com deficiência e suas famílias era genuíno e se materializou em quatro instituições por ela fundadas: CENSA, APEX, Instituto Ester Assumpção e Clínica São José.

Serviço

Debate on-line “Capacidade Civil e Deficiência Intelectual à Luz da Lei Brasileira de Inclusão: Desafios de Possibilidades”

Data: 29 de setembro | terça-feira

Horário: a partir das 18h30

Inscrições gratuitas pelo site www.sympla.com.br

Deixe o seu comentário

Felipe de Jesus - Siga: @felipe_jesusjornalista
Editor & Administrador do CulturalizaBH - Portal UAI [ Apoio no setor Administrativo e Financeiro ] - Jornalista - Redator & Colunista: Crítica Musical. Filiado: FENAJ & FIJ | AIN | SINAJ | Abramídia | UBI _________________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT - Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] _________________________________________________________________________ ■ Advocacia: Gestor - Elpídio & Jesus Advogados ________________________________________________________________________ ■ Graduado: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é formado em Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP), Economia (Universidade USIP), Advogado (FACSAL/MG) , Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e C.Informação (Univ. UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecom. & TV (F.Matric/EAD)