Culturaliza Diversão Em casa Gratuito ou a baixo custo

Casa Fiat de Cultura celebra dia da fotografia e dia do patrimônio no Encontros online de agosto

Em agosto, celebram-se duas manifestações culturais bem marcantes o Dia do Patrimônio, 17 de agosto e o Dia da Fotografia no dia 19 de agosto. E a Casa Fiat comemorar as duas datas no Encontros com o Patrimônio deste mês, que será realizado neste domingo, 16 de agosto, das 11h às 12h30. A historiadora e educadora da instituição, Ana Carolina Ministério, convida o antropólogo e fotógrafo Patrick Arley para bate-papo online sobre “Patrimônio e Fotografia: registros de memórias e identidades”. A transmissão será ao vivo e a participação é gratuita, com inscrição pela Sympla.

 

A historiadora Ana Carolina Ministério vai apresentar a potência documental da fotografia, como registro de histórias familiares e das cidades, e discutir como o pensamento moderno impactou áreas urbanas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a partir de registro dos fotógrafos Militão Augusto de Azevedo, Marc Ferrez e Wilson Baptista. Serão apresentadas algumas fotografias do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, além do projeto “Quanto Tempo Dura um Bairro”, que mapeou fachadas de casas nos bairros de Santa Tereza, Lagoinha e Savassi através da fotografia, como forma de resgatar a memória afetiva e arquitetônica de Belo Horizonte. Em seguida, Patrick abordará as concepções que formam e informam as políticas patrimoniais, as narrativas visuais e as relações históricas entre a fotografia e os povos subalternos.

 

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar as mais prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braile e atendimento em libras.

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.