Culturaliza Dicas Diversão Gratuito ou a baixo custo

CCBB realiza sua 1ª Mostra de filmes totalmente on-line

Começa nesta quarta-feira, 29 de julho, e vai até o dia 23 de agosto a 1ª Mostra de filmes totalmente on-line do Centro Cultural Banco do Brasil, a 2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo.

 

A mostra presenta uma seleção de 24 títulos feita pelo produtor e curador Amro Saad, egípcio naturalizado brasileiro. São obras realizadas entre 2011 e 2019 que revelam a nova geração de cineastas egípcios em documentários e ficções de diversos gêneros – da comédia ao terror. A programação completa da mostra estará disponível gratuitamente, no site www.cinemaegipcio.com, basta fazer um cadastro com o número do CPF. Todos os dias serão exibidos dois filmes. Cada filme passa duas vezes, em horários e dias diferentes. Serão realizadas sessões inclusivas (com legenda descritiva ou audiodescrição) e a apresentação da abertura terá tradução para LIBRAS.

 

Entre os destaques da mostra estão o filme de terror O elefante azul 2 (2019)de Marwan Hamed, o maior sucesso de bilheteria da história do cinema egípcio; o documentário Joana d’Arc Egípcia (2016), de Iman Kamel, que discute as experiências das mulheres egípcias após a revolução de janeiro de 2011; a comédia Como um palito de fósforo (2014), de Hussein Al Imam, que homenageia as grandes estrelas da Era de Ouro do cinema egípcio; e Eu tenho uma foto (2017), documentário de Mohamed Zedan que conta a história do cinema egípcio através da trajetória de Motawe Eweis, figurante que trabalhou em cerca de mil filmes, desde os anos 40 até hoje. A sessão especial de abertura será com o documentário Para onde foi Ramsés?, terá um debate com o curador e o diretor Amr Bayoumi, e um show da banda Mazaher, que fez a música do filme, tudo transmitido diretamente do Cairo.

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.