Brasil Destaque

Artesanato é usado como ferramenta de criatividade e socialização de pessoas com deficiência intelectual

Foto: Heberton Lopes

Atividade faz parte da intensa programação interna do CENSA Betim, que apesar da quarentena, tenta manter a rotina dos educandos

Historicamente, o artesanato é considerado uma criação humana com valores estéticos, que sintetiza emoções, os sentimentos e principalmente a cultura. Assim, ela é um meio importante para o desenvolvimento social e afetivo do ser humano. Seguindo esse raciocínio, o CENSA Betim (Rodovia Fernão Dias, Km 494 – S/N Betim – MG), instituição com 55 anos de atuação e referência nacional no atendimento de pessoas com deficiência intelectual, vem apostando na arte para exercitar ainda mais a criatividade dos seus educandos durante a quarentena necessária em virtude da pandemia do COVID-19.

De acordo com a mestre em psicologia e diretora do CENSA Betim, Natália Costa, o artesanato possibilita aos educandos, a oportunidade de desenvolver áreas importantes do córtex . “Através da arte é possível estimular a percepção visual, através das cores por exemplo, a percepção tátil através da escolha e manuseio dos materiais, a intuição, a imaginação e a reflexão, permitindo assim o desenvolvimento da criatividade. O artesanato se torna uma ferramenta poderosa, principalmente durante o isolamento social, pois a arte é sempre uma ponte para se acessar a alma do indivíduo. Durante esse período, estimulamos nossos educandos a produzir uma peça de artesanato para alguém que ama e é motivo de saudade, e durante a confecção essa saudade é liberada em forma de arte … o processo é lindo e libertador”, comenta.

Os educandos do CENSA Betim produzem vários tipos de artesanato, mas o destaque fica para os bonecos e palhaços, que encantam os visitantes. Segundo Natália Costa, todos os objetos utilizados durante a produção nas Oficinas do CENSA Betim, que agora funciona ao ar livre, passam por rigorosa higienização. No local, tudo é verificado por profissionais especializados. “Temos cuidados redobrados durante a pandemia. Além da higienização constante dos itens utilizados, as atividades são realizadas em espaços ventilados e com acompanhamento da equipe de enfermagem e cuidadores o tempo todo”, conclui.

Estrutura

Para dar todo o atendimento necessário e especial, o CENSA Betim oferece três diferentes modalidades de atendimento para o público. A convivência-dia, que acontece de segunda à sexta, de 08h às 17h; o atendimento integral, com funcionamento 24 horas, que engloba hospedagem por tempo indeterminado; e a hospedagem periódica, que é especificamente para os planos de finais de semana, férias ou de acordo com as necessidades de cada família.

CENSA Betim

Fundado em 1964, o CENSA Betim é um local para cuidados básicos e um espaço para ser e conviver. Sua missão é atender as necessidades da pessoa com deficiência intelectual, associada ou não a outros transtornos, e da sua família, assegurando-lhes qualidade de vida e uma educação socializadora. O CENSA Betim conta com uma equipe transdisciplinar, convênios e parcerias. Além disso, oferece uma proposta diferenciada com atividades esportivas e recreativas, escolaridade especial, equitação e oficinas de música, teatro e artesanato. Tudo isso em um ambiente familiar e integrado à natureza.

Deixe o seu comentário

Felipe de Jesus - Siga: @felipe_jesusjornalista
Editor & Administrador do CulturalizaBH - Portal UAI [ Apoio no setor Administrativo e Financeiro ] - Jornalista - Redator & Colunista: Crítica Musical. Filiado: FENAJ & FIJ | AIN | SINAJ | Abramídia | UBI _________________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT - Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] _________________________________________________________________________ ■ Advocacia: Gestor - Elpídio & Jesus Advogados ________________________________________________________________________ ■ Graduado: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é formado em Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP), Economia (Universidade USIP), Advogado (FACSAL/MG) , Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e C.Informação (Univ. UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecom. & TV (F.Matric/EAD)