Culturaliza Destaque

Culturadoria Lab lança curso sobre educação financeira para setor cultural

Foto: Juliana Achcar – Crédito: Davi Barbosa | Divulgação

Ministradas por Juliana Achcar, em plataforma online, aulas serão
realizadas nos dias 22, 24 e 29 de junho e primeiro de julho

O cenário em que vivemos pede organização das finanças. Pensando principalmente nos trabalhadores da economia criativa, que enfrentam momento especialmente delicado com a paralisação de shows e demais eventos culturais, o  Culturadoria Lab lança o curso Finanças Criativas: a arte de gerenciar seu dinheiro, com Juliana Achcar. As aulas serão ao vivo, por meio da plataforma Zoom, nos dias 22, 24 e 29 de junho e primeiro de julho, das 19h às 20h30. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla.

Nos quatro encontros os alunos aprenderão como equilibrar a relação com o dinheiro, a planejar, gerir, investir e montar um roteiro financeiro. O conteúdo será ministrado por Juliana Achcar, que é especialista em educação e terapia financeira. Além das aulas expositivas, os encontros contarão com dinâmicas e tira dúvidas.

“Esse é um curso para qualquer pessoa que está com dificuldade de se organizar financeiramente. Vou ensinar a pessoa como conhecer e dominar os números dela. Vamos fazer um mapeamento e organização das finanças”, conta Juliana. Com o diferencial, a educadora conta que as aulas serão humanizadas e com linguagem acessível.

Confira a grade do curso:

Horário: 19h00 às 20h30 – 1h30 cada módulo – 60 minutos de conteúdo e 30 minutos de perguntas e respostas.

Datas:
Segunda-feira, 22 de junho, às 19h – A arte de equilibrar sua relação com o dinheiro
Quarta- feira, 24 de junho, às 19h – Call to Action
Segunda-feira, 29 de junho, às 19h – Montando seu roteiro financeiro
Quarta-feira, 01 de julho, às19h – Investimentos

ENCONTRO 1: – A arte de equilibrar sua relação com o dinheiro

OBJETIVO: iniciando a jornada é necessário saber sua situação financeira atual, como anda seu autoconhecimento financeiro, tanto em termos de números (renda, gastos, dívidas e patrimônio), quanto em relação a comportamento, crenças e hábitos financeiros.
  • DNA financeiro e crenças financeiras;
  • Educação financeira: não é sobre enriquecer a qualquer custo;
  • Onde estou – para onde quero ir (objetivos);
  • Entendendo seu perfil financeiro e comportamental;
  • Mapeando seus números: renda, despesas, dívidas e investimentos.
ENCONTRO 2) – Call to Action

OBJETIVO: Após entendermos a situação atual que nos encontramos é necessário ter consciência dos pontos de atenção e de quais ações são necessárias para nos equilibrarmos financeiramente. Além disso, pensar em alternativas é crucial para o setor da cultura que está sofrendo tanto com essa crise.

  • Sinais de alerta e UTI das finanças;
  • Case: João Quarentena (criação de personagem voltado ao contexto da cultura): como ele agiu para sair da crise;
  • Alternativas de renda – necessidade de se reinventar e ter criatividade.
ENCONTRO 3) – Montando seu roteiro financeiro

OBJETIVO: Ter clareza dos nossos objetivos e sonhos é essencial, eles são os grandes motivadores para nos organizarmos financeiramente. Nesse encontro explicaremos qual deve ser o principal objetivo de quem está começando: a tão desejada reserva financeira.

Objetivos pessoais e profissionais: O que? Quando? Quanto custa?
Planejar não é se limitar – a importância do planejamento financeiro;
Reserva Financeira – o que é? onde investir? quanto deve ser?

ENCONTRO 4) Investimentos – tradução desse mundo

OBJETIVO: traduzir esse mundo dos investimentos, aproximando-o das pessoas, mostrando que é possível investir com consciência, sabendo o que está fazendo e a partir de R$ 35.

  • Tipos de investimentos: renda fixa e renda variável;
  • Conceitos básicos para começar;
  • Triângulo das perguntas – risco, rentabilidade e retorno;
  • Planejamento financeiro;
  • Como começar.
Juliana Achcar

Juliana Achcar é engenheira de produção, possui MBA em gestão de projetos e negócios, formada em Coaching e possui especialização em educação e terapia financeira. Com experiência de mais de 10 anos em grandes empresas e multinacionais, tem conhecimento nas áreas de gestão de projetos, planejamento, inovação e processos.
Investidora há mais de 10 anos, há quatro atende pessoas e famílias por meio da gestão de finanças pessoais, educação e planejamento financeiro, com o objetivo a transformar a relação das pessoas  com dinheiro. Em paralelo, também ministra palestras e workshops sobre esse tema para colaboradores de empresas.Sobre o Culturadoria Lab

O curso Finanças Criativas: a arte de gerenciar seu dinheiro é a segunda ação do Culturadoria Lab. O projeto educacional é um laboratório de desenvolvimento de habilidades socioemocionais e ampliação de repertório para criatividade. Além disso, também é um espaço de formação na área de comunicação digital.

Com mais de 20 anos de experiência em comunicação, com passagens por veículos como Rádio Guarani, TV Alterosa e Jornal Estado de Minas, Carolina Braga fundou o Culturadoria em 2016. É um projeto de curadoria de informação sobre artes e espetáculos, que inicia a expansão para a área da educação para criatividade. É multiplataforma, composto pelo site, hospedado do Portal Uai, perfis no Instagram, Facebook e Twitter além de um canal no YouTube. Culturadoria também é uma coluna apresentada por Carol Braga na Rádio CBN-BH.

SERVIÇO:

Curso Finanças Criativas: a arte de gerenciar seu dinheiro, com Juliana Achcar
Dias 22, 24, 29 de junho e 01 de julho, às 19h.

Valor do curso: R$ 219,00 (Pagamento em cartão ou Boleto).

Deixe o seu comentário

Felipe de Jesus
Felipe de Jesus
- Editor & Administrador (financeiro) do portal do CulturalizaBH/Portal UAI | - Jornalista/Colunista: Crítica Musical. _______________________________________________________________________ Jornalista (FESBH), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes) e Economista (UNIP). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC), Doutorado Prof. em Ciências Sociais (USIP) e atualmente cursa Direito (UNIESP-BH). Apaixonado por música, colabora com rádios e portais falando sempre sobre álbuns, coberturas de shows e etc. Tem como hobbie comprar CDs e também vinis. "Minha paixão pela música me faz quase um pesquisador. Um amor que vem da adolescência" (Felipe de Jesus). _______________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *