Colunas Em casa Luiz, Câmera, Ação

Mais 5 filmes que falam sobre racismo e preconceito

O nosso post de ontem com cinco filmes que falam abertamente sobre racismo e preconceito fez tanto sucesso que resolvi fazer mais uma listinha com outras cinco produções para continuarmos refletindo sobre esse terrível cenário em que vivemos! Não podemos fechar os olhos para o racismo e para a exclusão! Por isso, vamos continuar nos informando e mudando nossas atitudes! Só tem filmão, olhem aí!

1) “Green Book: O Guia” (2018) @primevideobr e @hbobr – Nota IMDb: 8,2

Eu amoooo este filme e não entendi por que eu esqueci dele na lista anterior! Vencedor do Oscar de melhor filme, a produção se passa em 1962 e conta a história de um pianista negro famoso que começa sua turnê musical. Ele contrata um branco para ser seu motorista, e então os dois começam a enfrentar problemas em suas viagens devido à segregação racial.

2) “Selma: Uma Luta Pela Igualdade” (2014) @looke e @flat – Nota IMDb: 7,5

Inspirado nos eventos de 1965, este ótimo filme acompanha a luta da população negra nos EUA pelo direito ao voto e mostra a participação de Martin Luther King numa marcha pacífica de protesto.

3) “Preciosa: Uma História de Esperança” (2009) @primevideobr – nota IMDb: 7,3 

Este filme é um verdadeiro soco no estômago! É uma adaptação do livro “Push” sobre uma adolescente obesa, analfabeta, grávida e vítima de violência doméstica que procura ajuda numa escola dos anos 80, sem jamais perder a esperança.

4) “Corra!” (2017) @netflixbrasil – Nota IMDb: 7,7

Inovador ao tratar o preconceito em suspense e terror, “Get Out” conta a história de um jovem negro que vai conhecer os pais da namorada branca numa fazenda e, lá, descobre que muitas pessoas negras já desapareceram.

5) “Infiltrado na Klan” (2018) Compra na @apple, @googleplay e @looke – Nota IMDb: 7,5

Este excelente filme de Spike Lee conta a história de um policial que, em 1978, conseguiu se infiltrar em um grupo da comunidade racista Ku Klux Klan, mesmo sendo negro. Com bastante destreza, ele se comunica por meio de cartas e telefonemas, enviando um policial branco em seu lugar quando precisa aparecer fisicamente.

 

Deixe o seu comentário

Luiz Cabral
Palpiteiro de plantão, Cabral é, atualmente, responsável pelas colunas SuperDicas (@superdicasbh), com sugestões de gastronomia e diversão na capital; Nossas Histórias, com textos de cotidiano e comportamento; e Luiz, Câmera, Ação – www.luizcameraacao.com, com indicações de filmes e reflexões sobre o que a magia do cinema faz nas nossas vidas. A sétima arte, inclusive, é a sua maior paixão. Aqui neste espaço ele vai narrar, com sensibilidade e crítica, como um filme pode ser muito mais que duas horas de diversão na poltrona do cinema.