Colunas Em casa Luiz, Câmera, Ação

5 filmes que dão aula sobre preconceito racial

O Brasil, os EUA e o mundo todo estão vivendo um momento preocupante de intolerância e preconceito. Devemos aprender sobre o racismo, pesquisar, ler, ver filmes sobre o tema para, então, compartilhar o nosso conhecimento, dialogar com amigos e familares… Precisamos racionalizar tudo, nos manter informado e fazer a nossa parte para mudar todo esse cenário de horror! Assim, separei cinco filmes (entre muuuuuuitos que existem!) que, além de serem excelentes, discutem o preconceito racial sem rodeios! Confiram!

1)    “Raça e Redenção” (2019) @hbobr – Nota IMDb: 7,1

Quem me indicou este filme foi o meu amigo @andrecamposlopes e, ontem mesmo, eu já assisti na @netflix. Na história, uma ativista de direitos civis bate de frente com um líder exaltado do Ku Klux Klan em Durham, na Carolina do Norte, de 1971, sobre a questão de integração nas escolas. Bem atual, um filmaço!

2)    “Histórias Cruzadas” (2011) @telecine – Nota IMDb: 8,1

Ambientado nos anos 60, o filme conta a história de uma jovem jornalista que decide escrever um livro documentando o dia a dia das empregadas domésticas nas casas de famílias ricas americanas, carregadas de preconceito.

3)    Estrelas Além do Tempo” (2016) Aluguel na @apple, @googleplay e @looke – Nota IMDb: 7,8

Baseado em três inspiradoras histórias reais, este ótimo filme usa o bom humor para mostrar as dificuldades enfrentadas por três mulheres negras que trabalharam na NASA nos anos 60. Brilhantes no campo da matemática, elas têm que provar seu valor e conquistar seu espaço.

4)    “Moonlight: Sob a Luz do Luar” (2016) @netflix – Nota IMDb: 7,4

Eu gosto bastante deste filme, mas já aviso que ele é diferenciado, bem cult! Vencedor do Oscar 2017, a produção se constrói como um romance de formação, mostrando o crescimento de um jovem negro e homossexual numa comunidade pobre de Miami.

5)    “Se a Rua Beale Falasse” (2016) @hbobr – Nota IMDb: 7,1

Mais um filmaço! A produção acompanha uma grávida do Harlem, que luta para livrar seu marido de uma acusação criminal injusta e de subtextos racistas a tempo de tê-lo em casa para o nascimento de seu bebê.

Deixe o seu comentário

Luiz Cabral
Palpiteiro de plantão, Cabral é, atualmente, responsável pelas colunas SuperDicas (@superdicasbh), com sugestões de gastronomia e diversão na capital; Nossas Histórias, com textos de cotidiano e comportamento; e Luiz, Câmera, Ação – www.luizcameraacao.com, com indicações de filmes e reflexões sobre o que a magia do cinema faz nas nossas vidas. A sétima arte, inclusive, é a sua maior paixão. Aqui neste espaço ele vai narrar, com sensibilidade e crítica, como um filme pode ser muito mais que duas horas de diversão na poltrona do cinema.