Colunas Literaliza BH Literatura Livros

O Povo do Cativeiro e a Senhora do Rosário – Reinados e Congados em Minas Gerais

Via LiteralMente,Uai! Por Bárbara Andrade

A cultura mineira passada por meio da literatura de maneira lúdica e simples. É assim que o livro O Povo do Cativeiro e a Senhora do Rosário – Reinados e Congados em Minas Gerais, da autora Patrícia A. Brandão Couto, pode ser apresentado.

 

Pensado para o público infantojuvenil e com o objetivo de conservar o conhecimento sobre congados e reinados, o livro conta a história da origem de Nossa Senhora do Rosário. O fio condutor para a narrativa é o mito extraído do livro “Festa do Rosário: Iconografia e Poética de um Rito” (COUTO, P.A.B, 2003).

 

É preciso ressaltar que a leitura é leve e rápida, já que grande parte do conteúdo é visual, com desenhos produzidos por crianças e adolescentes entre sete e 15 anos, mas, ao mesmo tempo, profunda e emocionante.

 

Ao longo do livro, somos transportados para dentro da história da origem de Nossa Senhora do Rosário e, a cada página, impactados pela arte e pela visão de cada uma das crianças que ilustram a narrativa.

 

É inevitável não tentar imaginar quem são os jovens que contribuíram e emprestaram seus desenhos para a história. E, no final do livro, somos surpreendidos pelo nome e idade de cada um deles.

 

O mito da origem de Nossa Senhora do Rosário

 Os mitos são histórias contadas e contadas e contadas, geralmente, dos mais velhos para os mais novos, passando de geração em geração. E recontadas e recontadas, tornando-se, assim, crenças para alguns povos. Antes de qualquer tecnologia que pudesse conectar o mundo, os mitos já se faziam presentes como forma de ditar costumes e culturas.

 

Tentando trazer para nossa realidade de maneira mais simples, as histórias contadas por nossos avós e replicadas (com adaptações ou não) por muitas gerações podem ser mitos que fazem parte de uma cultura e ditaram os costumes de nossas famílias.

 

Voltando ao mito da origem de Nossa Senhora do Rosário, povos diferentes contam histórias diferentes sobre a aparição da santa. No livro O Povo do Cativeiro e a Senhora do Rosário – Reinados e Congados em Minas Gerais, a Nossa Senhora aparece no alto de uma mata e é vista por todos. Muitos foram os esforços para tirá-la do lugar. Depois de algum tempo, o povo da senzala – os cativos vindos de Moçambique – consegue atrair a santa para dentro de casa, mas, ao amanhecer ela volta ao alto do mato, dizendo que de lá não sairá enquanto os povos não forem livres.

 

Oficina de Artes e Letras

O livro O Povo do Cativeiro e a Senhora do Rosário – Reinados e Congados em Minas Gerais foi concebido a partir de uma “Oficina de Artes e Letras”, realizada na cidade de Bom Despacho, em que professores e alunos trabalharam em uma criação coletiva.

 

O resultado foi um livro lindo que passeia pelas tradições culturais de Minas Gerais. A leitura é muito válida!!

 

Leia todas as nossas resenhas aqui!

 

Gosta de literatura? Confira também:

Quarto de despejo  – Diário de uma favelada

7 livros infantis que ensinam muito a pais e filhos

Harry Potter 20 anos! A experiência de leu depois dos 30 anos

Grandes incentivadoras da literatura, bancas de jornal e revista resistem ao tempo

Clube de Leitura das Minas valoriza a literatura feminina e empodera leitores em BH

Clube de Leitura do Belas preza pelo ineditismo e outras pouco conhecidas do grande público

 

Envie seu e-mail para a colunista: [email protected]

Quer saber mais sobre literatura acesse: www.literalmenteuai.com.br

Deixe o seu comentário

Elis Rouse
Sou Elis, não sou Regina; sou do interior e amo a capital; sou jornalista, mas não trabalho em jornal; amo ler, sonho escrever; dicas vou dar, dicas quero receber; experiências vamos trocar; literatura brasileira vamos amar!