Culturaliza Diversão Exposições Gratuito ou a baixo custo

Vaivém – Conheça a nova exposição do CCBB BH

A partir do próximo dia 11 de março o público belorizontino poderá visitar a mostra que reúne o trabalho de 141 artistas, desde ícones como Tarsila do Amaral e Cândido Portinari à novíssima geração como o coletivo Opavivará!, com a instalação “Rede Social”, que é um convite à desaceleração. Com entrada gratuita, o CCBB-BH recebe até o dia 18 de maio a exposição Vaivém, com visitação diária, (exceto às terças-feiras), de 10h às 22 horas, e os ingressos podem ser retirados pelo site eventim.com.br ou na bilheteria do centro cultural.

 

Ocupando o terceiro andar e o pátio do CCBB, a mostra reúne pinturas, esculturas, instalações, performances, fotografias, vídeos, revistas em quadrinhos e documentos sob curadoria do historiador e crítico da arte Raphael Fonseca, que também é curador do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC – Niterói). Exibindo obras clássicas do século 16 aos dias de hoje, ele ressalta que Vaivém transita entre tempos, linguagens e artistas.

 

“ Longe de reforçar os estereótipos da tropicalidade, esta exposição investiga as origens das redes e suas representações iconográficas: ao revisitar o passado conseguimos compreender como um fazer ancestral criado pelos povos ameríndios foi apropriado pelos europeus e, mais de cinco séculos após a invasão das Américas, ocupa um lugar de destaque no panteão que constitui a noção de uma identidade brasileira”, sublinha o curador.

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.