Carnaval 2020 Diversão Gratuito ou a baixo custo

Programação Completa do Carnaval de BH 2020 – Sexta e sábado (21 e 22/02)

BLOCO INFANTIL UNIDOS DO FELICIDADE

A ideia é oferecer aos pequenos a oportunidade fazerem uma experiência cultural saudável junto aos seus familiares através de dança e música típicas do carnaval tradicional.

Hora: 09h00

Onde: R: Professora Gabriela Varela, 583, Jardim Guanabara (Concentração)/ R: Odenir Paixão da Silva, 236, Jardim Felicidade(Encerramento)

 

BLOCO DO KANELA

Dançarinos e banda de carnaval

Hora: 14h00

Onde: R: Paraíba, 1342, Savassi

 

BLOCO KATOPÉ

O bloco surgiu nos anos 90, inicialmente com a proposta de misturar o ritmo do catopé do congado, com os ritmos do folclore mineiro. Começou com um grupo de 5 percussionistas, hoje com 20 pessoas fazem parcerias com outros blocos da cidade e vai aumentando a cada ano. Hoje o bloco tem sua música própria que os foliões cantam, homenageando a cultura do congado.

Hora: 15h00

Onde: R: Silva Freire, 137, Horto Florestal

 

FAÇA AMOR NÃO FAÇA GUERRA

Seu surgimento se dá a partir de um turbilhão de problemas que a vida tem nos trazido e agora queremos Paz e Amor!

Hora: 16h30

Onde: R: Guatambu, 10, Dom Cabral (Concentração)/ R:Guatambu, 203, Dom Cabral (Encerramento)

 

BLOCO DA HORNY

A Horny é a primeira festa em Belo Horizonte com foco na celebração de uma ?despudorização?. Propomos e diferenciamos por misturar música, arte e a liberdade sexual abordando questões sobre o corpo e a sexualidade. O público LGBTQIA+ tem livre-arbítrio de se permitir sentir sem culpa, ser quem é ou o quiser ser em ambientes de acolhimento e consentimento.

Hora: 17h30

Onde: R: Bonfim, 818, Bonfim (Concentração)/ R: Paquequer, 8, Bonfim (Encerramento)

 

 

BLOCO DO PIRULITO

O Bloco do Pirulito surgiu a partir de 1994 com o advento da AIDS, onde uma camisinha gigante é colocada no pirulito da praça sete. Todos os anos o bloco vai as ruas fornecendo informações atualizadas com relação as doenças sexualmente transmissíveis e com distribuição de preservativos e folders com informações sobre a doença.

Hora: 18h00

Onde: R: Dos Tamoios, 611, Centro (Concentração)/ R: Dos Tamoios, 605, Centro(Encerramento)

 

BROKO BARRAQUEIROS BROKAO

Bloco independente criado por pai e filho para todxs. O ritmo é o frevo bahiano com canções autorais que falam de bh e resgata nosso DNA africano. Sua pauta é a defesa pelo trabalho, respeito e a inclusão social. #brokobarraqueiros

Hora: 19h30

Onde: R: Goias, 171, Centro (Concentração)/ R: Dos Caetes, 19, Centro (Encerramento)

 

 

BLOCO DA MASSA

O Bloco da Massa foi criado em outubro em 2019 pela Rádio 90.3, a rádio da massa atleticana, direcionado a torcida do Galo.

Onde: Av. Antônio Abrahão Caram, 996, São José (Concentração)/ Av. Cel. Oscar Paschoal, 795, São Luíz(Encerramento)

Hora: 18h00

 

BLOCO DO ALFREDIN

O nascimento do bloco foi possível graças a gigantesca manifestação cultural que se tornou o carnaval de Belo Horizonte. O Bloco do Alfredin nasce de um movimento cultural que acontece a mais de 5 anos no bairro do Padre Eustáquio, que é a Roda do Padreco.

Hora: 19h00

Onde: R: Castigliano, 765, Padre Eustáquio (Concentração)/ R:Itororo, 1135, Padre Eustáquio(Encerramento)

 

 

LINDO BLOCO DO AMOR

O Lindo Bloco do Amor foi criado para homenagear o cantor e compositor carioca, Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, nosso querido Gonzaguinha que virou belo-horizontino por opção, vindo morar na região da Pampulha, na capital mineira.

Hora: 19h00

Onde: R: Sapucaí, 127, Floresta (Concentração)/ R: Sapucaí, 531, Floresta (Encerramento)

 

É PRA ONTEM

Bloco destinado a unir em um só lugar o público do mercado publicitário de BH e região, e toda a cadeia produtiva do segmento.

Hora: 19h00

Onde: Av. Brasil,803, Sta Efigênia (Concentração)/Av. Brasil, 1193, Funcionários (Encerramento)

 

SEXTA, NINGUÉM SABE?

No carnaval de BH desde 2015, o repertório do bloco é focado em Sambas-Enredo de todos os tempos e clássicos do Rock sempre acompanhado da bateria de Escola de Samba, que conta hoje a participação de 100 ritmistas.

Hora: 20h00

Onde: R: Alvarenga Peixoto,1003, Santo Agostinho (Concentração)/ Av. Olegário Maciel, 2081, Lourdes (Encerramento)

 

FANFARRONAS

O Bloco das Fanfarronas surge com o desejo de juntar a latente cena das fanfarras, ou brass bands, de BH em um evento no carnaval. Aos moldes do Honk (BH, SP, POA, RJ), as bandas se apresentam com repertórios variados e arranjos especialmente criados para interação entre sopro e percussão.

Hora: 19:30

Onde: R: Rodrigues Caldas, 20, Santo Agostinho (concentração)

 

BLOCO ROCKNEJO

Criado em 2018 por amigos apaixonados pelo Carnaval de BH, o Bloco RockNejo traz um grande diferencial, a união entre duas paixões nacionais: o Rock Nacional e o Sertanejo. Em parceria com a Hemominas, o Bloco divulgará e incentivará a Doação de Sangue e Médula, principalmente no período de Carnaval, cujo estoque é defasado devido á grande demanda.

Hora: 19h30

Onde: R: Tome de Souza, 975, Savassi (Concentração)/ R: Fernandes Tourinho, 941, Lourdes (Encerramento)

 

BLOCO FITA AMARELA

O grupo Fita Amarela apresenta os sambas clássicos há mais de seis anos em BH e região. Este ano decidimos colocar o bloco na rua. A expectativa é de contarmos com uma bateria que envolva cerca de 20 participantes, além da banda que conta com cinco integrantes. A bateria será formada por surdos, caixas, ganzas e tamborins.Serão apresentados sambas clássicos com um destaque para o grande Poeta da Vila, Noel Rosa.

Hora: 19h00

Onde: Av. Petrolina, 165, Sagrada Família (Concentração)/ Av. Petrolina, 1057, Horto Florestal (Encerramento)

 

ORISAMBA

Bloco que nasce de um terreiro dentro da Vila Senhor dos Passos, no complexo da Pedreira Padro Lopes. Sendo atualmente o único Bloco com a levada Afro do bairro, o grupo busca preservar os toques, ritmos, cantigas e composições que remetem a essa forma de viver, enxergar e praticar os costumes dessas tradições.

Hora: 20h30

Onde: R: Fagundes Varela, 108, Lagoinha (Concentração)/ R: Fagundes Varela, 99, Senhor dos Passos (Encerramento)

 

 

BLOCO BAIÃO DE RUA

O Baião de Rua O Bloco Baião de Rua surgiu, no ano de 2016, com o intuito de disseminar a cultura do forró, usando o baião como abre alas e trazendo consigo um leque variado de ritmos como xote, arrasta-pé, xaxado, coco e afoxé. O Baião de Rua é um projeto que, juntamente ao Forró Raiz, vem divulgando a cultura nordestina do forró na cidade de Belo Horizonte, valorizando e cooperando ativamente com a formação de público e fomento a novos grupos e artistas.

Hora: 21h00

Onde: Av. Assis Chateaubriand, 127, Floresta (Concentração)/ Av. Assis Chateaubriand, 143, Floresta (Encerramento)

 

 

BLOCO FÚNEBRE

O Bloco Fúnebre surgiu em 2013 com o lema “enterrar as tristezas e ressuscitar a alegria”. Composto por mais de 180 instrumentistas, com surdos, caixas, tamborins, repiques, agbes, rocar, chocalhos e uma banda composta por 6 músicos.

Hora: 23h30

Onde: Praça da Bandeira, 122, Serra (Concentração)/ Praça Milton Campos, 195, Serra (Encerramento)

 

 

FUI POBRE MAS NEM LEMBRO

O Bloco Fui Pobre Mas nem Lembro foi criado em 2017 por um grupo de amigos, com o objetivo despretensioso de curtir o carnaval de Belo Horizonte, todos juntos. A levada do Bloco é o Axé Retrô com algumas pequenas pinceladas em outras músicas, a maioria delas sendo transformada para o ritmo baiano.

Hora: 21h00

Onde: R: Ilacir Pereira Lima, 80, Silveira (Concentração)/ R: Ilacir Pereira Lima, 419, Silveira (Encerramento)

 

SÁBADO 22/02 

 

ENTÃO, BRILHA!

Surgido em 2010, o bloco hoje conta com aproximadamente 160 batuqueiros na bateria composta por surdos, caixas, repiques, tamborins, agbes e timbaus. Com um Naipe de Vozes com 30 pessoas e Dança com 40 pessoas. O repertório traz um pouco de axé, mesclado com músicas brasileiras e autorais da cidade, a ideia é conectar com a diversidade e transformar, por meio da arte e educação e promover a elevação do brilho e potencial humano.

Hora: 05h00 da manhã

Onde: R: Curitiba, 190, Centro (Concentração)/ R: Aarão Reis, 255, Centro(Encerramento)

 

LADEIRA ABAIXO

Ladeira abaixo, eu acho, que chega na beira do mar

Hora: 09h00

Onde: Praça Zamenhof, 11, Floresta (Concentração)/ R: Sapucaí, 535, Floresta (Encerramento)

 

PSYBLOQUIM

O projeto PSYBLOQUIM foi criado pela junção de três ativadores culturais que são eles: Sons do futuro, Progressivamente e Quantika com o intuito de criar um bloco de carnaval contemporâneo visando o fomento cultural de Belo Horizonte, PSY vem, da derivação da palavra psicodélico e ?BLOQUIM? uma forma típicamente mineira de se dizer a palavra bloquinho, que faz menção ao tamanho do bloco que começou de maneira bem tímida.

Hora: 10h00

Onde: Av. Augusto de Lima, 1221, Barro Preto (Concentração)/ R: Dos Goitacazes, 1363, Barro Preto(Encerramento)

 

BLOCO DO SUSTENIDO

O Bloco surgiu de uma necessidade de interação entre Alunos de música da escola ECOS e a manifestação cultural popular do Carnaval cada vez mais crescente em Belo Horizonte e nos bairros Alípio de Melo e Castelo (Região Norte de BH). O nome do bloco surgiu da utilização de um símbolo que nos dias de hoje possui vários significados: (#) significa: Hastag para os mais jovens; Jogo da Velha para os mais velhos e Sustenido para os Músicos (serve para elevar uma nota musical meio tom acima da nota natural).

Hora:10h30

Onde: R: Dos Topografos, 207, Alípio de Melo (Concentração)/ Av. Dos Engenheiros, 530, Castelo(Encerramento)

 

TCHANZINHO ZONA NORTE

O Tchanzinho Zona Norte leva a baixa gastronomia do axé para as ruas do baixo Dona Clara e região. Desde 2013, com irreverência e consciência de classe.

Hora: 10h00

Onde: Av. Antônio Abrahão Caram, 996, São José(Concentração)/ Av. Cel. Oscar Paschoal, 795, São Luíz(Encerramento)

 

QUANDO COME SE LAMBUZA

Um bloco que mistura axé, mpb, funk e sertanejo sem cerimonias, os hits mais atuais aos hinos retrôs. Sua maior bandeira é o Carnaval e toda a sua diversidade.

Hora: 10h00

Onde: Av. Afonso Pena, 514, Centro (Concentração)/Av. Afonso Pena, 1316, Centro (Encerramento)

 

BLOCO DO ZÉ GUERRA

O bloco surgiu após um sambinha improvisado em uma festinha no dia das mães na casa de um dos integrantes. O bloco tem o perfil apropriado para famílias dos bairros que querem sair dos grandes blocos. Sambas antigos, marchinhas, MPB em ritmo de samba vão dominar o repertório.

Hora: 10h30

Onde: R: São Miguel, 429, Itapoã(Concentração)/ R: São Miguel, 706, Itapoã(Encerramento)

 

MAIS FELIZ QUE PINTO NO LIXO

Presente em todas edições do carnaval desde 2016, sempre fantasiados e com um repertório inspirado nos Sambas e a cultura musical brasileira diversa, traz diversos sucessos nacionais e internacionais com toda ??brasilidade?? Abrangendo todos os públicos e faixas etárias trazendo a alegria do carnaval. Atualmente a bateria conta com 40 integrantes distribuídos e seu lema é a frase “AMANHÃ VAI SER MAIOR’.

Hora: 10h30

Onde: Av. Bernardo Monteiro, 1145, Funcionários (Concentração)/Av. Brasil, 944, Santa Efigênia(Encerramento)

 

VAI TOMAR NO RETRÔ

O bloco surgiu entre amigos, antigos, que sentem a falta do axé de raiz, das décadas de 80 e 90.

Hora: 12h00

Onde: Praça Capela Nova, 4, Minas Brasil Concentração)/ Av. Padre Vieira, 319, Minas Brasil(Encerramento)

 

UNIDOS DE SÃO VICENTE

O bloco surgiu a partir do desejo dos paroquianos da paróquia São Vicente de Paulo da Nova Suíça em 2017, com objetivo de confraternização, diversão da comunidade local. Com cerca de 100 integrantes, o repertório trará marchinhas, samba, sertanejo e forró.

Hora: 11h30

Onde: R: Monte Branco, 69, Nova Suiça

 

PATA DE LEÃO

Desde 2014 o Pata de Leão desfila pelas ruas de BH levando ao público releituras da música do Maracatu de Baque Virado, Ijexá, Ciranda entre outras sonoridades da cultura brasileira. 60 batuqueiros(as) e suas alfaias, caixas, gonguê, ganzás e agbês e uma ala de dança, formam um bloco cujo cortejo é vibrante e enérgico.

Hora: 11h00

Onde: Rua Pernambuco, 453, Savassi (Concentração)/ Praça da Liberdade, 250, Savassi (Ecerramento)

 

ALECRIM

A ideia é resgatar a cultura da infância com as brincadeiras populares e cantigas de roda. Aguçar esse aroma de alegria e encantamento, embalados pelas marchinhas, músicas contemporâneas e recursos cênicos, proporcionando experiências sensoriais, afetivas que aproximam a essência do Ser com o mundo e com tudo o que nele habita.

Hora: 11h00

Onde: R: Castelo de Alcazar, 255, Castelo

 

BLOCO DIVINA BANDA

A Divina Banda é uma homenagem aos 50 anos de carreira do músico e agitador cultural Marilton Borges. Para tal, seu filho Rodrigo Borges (voz e violão) escalou uma banda formada pelos amigos e instrumentistas Ian Guedes (guitarra), Juliano Nunes (baixo) e Mauro Beléu (bateria), além do próprio Marilton (teclado). No repertório estarão temas autorais, do Clube da Esquina, MPB, Novos Baianos, Mangue Beat, Vanguarda Paulista, reggae, anos 90 e muito mais.

Hora: 11h30

Onde: R: Marmore, 170, Santa Tereza (Concentração)/ R: Divinópolis, 25, Santa Tereza (Encerramento)

 

 

BLOCO DO MAGRELA FEIO

O bloco surgiu em 2009 no carnaval quando os amigos frequentadores do bar do Dimas se reuniram e fizeram uma faixa com o nome “Bloco do Magrela Feio” porém só em outubro de 2017 a ideia saiu do papel e se tornou realidade onde começaram os ensaios do bloco! A bateria é composta por 7 integrantes, com um surdo, tamborim, tarol, repinique, pandeiro e dois cavaquinhos, trazendo sambas de enredo e as marchinhas de carnaval.

Hora: 13h00

Onde: R: Itanhandu, 17, Carlos Prates (Concentração)/ R: Itanhandu, 89, Carlos Prates (Encerramento)

 

AFLIFOLIA

O bloco Aflifolia surgiu em 2017 da vontade de um grupo de moradores do bairro Anchieta, alguns fundadores do Bloco Caricato Aflitos do Anchieta. Seus componentes são constituidos de crianças, jovens e adultos sem distinção de crença, raça, religião e opção sexual. A sua bateria é composta por instrumentos de percusão, sopro e corda. Aproximadamente 50 componentes mais um público que segue o bloco.

Hora: 13h00

Onde: R: Joaquim Linhares, 170, Anchieta (Concentração)/ R: Joaquim Linhares, 166, Anchieta (Encerramento)

 

 

BLOCO FARAÓ

Conhecido por seu público diverso, em seu primeiro desfile, 2019, arrastou uma multidão, por BH. Faraó tem uma bateria com aproximadamente 250 ritmistas, ala de dança com mais de 120 pessoas, naipe de vozes, grupo de teatro e equipe de apoio.

Hora: 13h00

Onde: R: Espirito Santos, 527, Centro (Concentração), R: São Paulo, 712, Centro (Encerramento)

 

UNIDOS BAIRRO SÃO PAULO

Bloco criado com a dissolução da escola local Império da Nova Era e do Bloco Du Che, planejamento de saída de 30 integrantes da bateria com instrumentos de precursão de escola de samba com integrantes do som mecânico que vai acompanhar, tocando estilos variados de samba enredo próprio, músicas afro, axe, forro, funk, marchinhas, sertanejo. Bloco feito para passar o carnaval com música, dança e cultura aos moradores do bairro São Paulo e região.

Hora: 13:00

Onde: R: Queluzita, 11, São Paulo

 

BLOCO XIBIU

Considerado hoje o Bloco do Amor, justamente por reunir famílias, O Bloco Xibiu foi criado há 23 anos atrás com intuito de reunir a turma de amigos em Conceição da Barra, no norte do Espírito Santo. O objetivo é realizar vários ensaios, oficinas e projetos sociais até o dia do desfile no carnaval.

Hora: 13h00

Onde: Av. Dos Engenheiros, 560, Castelo (Concentração)/ Av. Dos Engenheiros, 1354, Castelo (Encerramento)

 

TURU TURU

Formado por artistas que tem em comum a paixão pela obra musical de Sandy & Junior. Seu repertório conta com músicas que marcaram a trajetória da dupla, trazendo uma releitura carnavalesca dos seus grandes sucessos e fazendo a plateia vibrar e cantar do começo ao fim, com um show nostálgico e dançante.

Hora: 14h00

Onde: R: Oeste, 618, Calafate (Concentração)/ R: Oeste, 586, Calafate (Encerramento)

 

ME BEBE QUE SOU CERVEJEIRO

Criando em 2015 da vontade dos seus criadores de tomar boas cervejas durante o carnaval de BH. O Bloco traz uma charanga, composta por 10 músicos profissionais, que tocam marchinhas de carnaval e clássicos da MPB, agradando a todos, adultos, crianças, famílias, e, especialmente, os moradores do trajeto.

Hora: 12h00

Onde: R: Claudio, 110, Prado (Concentração)/ R: Ituiutaba, 211, Prado (Encerramento)

 

UNIDOS DA ESTRELA DA MORTE

Também conhecido como Bloco Nerd, é composto de fãs mineiros do filme setentista: Star Wars. O repertório abrange a orquestra de John Williams, trilhas sonoras de filmes clássicos, seriados, desenho animados, videogame, marchinhas próprias, paródias em ritmos de carnaval, pop rock e samba reggae.

Hora: 13h00

Onde: R: Marechal Deodoro, 200, Floresta

 

AXÉ NAS GERAIS

O Bloco Axé nas Gerais surgiu no ano de 2018 com uma perspectiva diferente do tradicional da região: nos moldes do Carnaval da Bahia, com trio-elétrico e abadás. Em 2018 tivemos cerca de 3.000 (três mil) foliões conosco e trouxemos músicos baianos, grupo formado por artistas de Salvador e Alagoinhas/BA; em 2019 foram cerca de 8.000 (oito mil) pessoas que se divertiram muito atrás do nosso trio, e demos lugar à atração local, com a Banda SambaduB comandada pelo músico “Buxexa”.

Hora: 14h00

Onde: Av. Guarapari, 1247, Santa Amélia (Concentração)? Av. Guarapari, 1234, Santa Amélia (Encerramento)

 

BLOCO NADA SANTA

O Bloco Nada Santa, homenagem a saudosa Banda Santa,foi criado em 2017 por uma família amante da cultura carnavalesca moradora do bairro de Santa Tereza e alguns amigos.Com uma bateria afinadíssima,em torno de 40 pessoas e um desfile irreverente,alegra as ruas do tradicional bairro cantando e tocando diversos ritmos carnavalescos. Também chamado de bloco de raiz,pelo fato de todos os participantes desfilarem no chão junto com os demais foliões!

Hora: 13h30

Onde: R: Marmore, 273, Santa Tereza (concentração)/ R: Kimberlita, 123, Santa Tereza (Encerramento)

 

CARNAAFRO

Em contato com vários blocos afro de Belo Horizonte, foi quando surgiu a ideia de criar nosso Bloco e fazer coro exaltando e enaltecendo a cultura Afro.

Hora: 14h00

Onde: Av. Bernardo Monteiro, 28, Floresta

 

 

GALERA DE BELÔ

Bloco de amigos, que nasceram e cresceram no bairro planalto, que participa sempre dos maiores eventos do Axé em todo Brasil.

Hora: 14h30

Onde: Av. Genereal Oplimpio Mourão Filho, 370, Itapoã (Concentração)/ Av. Doutor Cristiano Guimarães, 1231, Planalto (Encerramento)

 

 

BLOCO VOLTA BELCHIOR

O Bloco Volta Belchior é uma homenagem ao cantor e compositor Belchior e sua enorme contribuição à Música Popular Brasileira. Os músicos adaptaram suas composições para ritmos carnavalescos para serem dançadas e entrar no ritmo da folia.

Hora: 14h00

Onde: R: Do Carapuca, 38, Esplanada (Concentração)/ Av. Dos Andradas, 3760, Pompéia(Encerramento)

 

 

LIBERDADE E AGUA LIMPA

Bloco surgiu de integrantes de capoeira de angola, funcionários públicos, estudantes, sociólogos e necessidade de defender a cultura e o meio ambiente.

Hora: 14h00

Onde: Praça Mexico, 142, Concórdia (Concentração)/ R: Tamboril, 856, Concórdia (Encerramento)

 

 

OS BATERAS

Os Bateras surge em 2006 por meio de projeto de saúde do trabalhador, da empresa Mannesmann no barreiro, devido aos dois lideres e alguns integrantes da época serem bateristas. A ideia é atender ao público familiar, com músicas que atrai a todas as faixas etárias. Aborda também questões sociais por meio de canções autorais. Composição da bateria vocalistas, baixo, cavaco, tamborins, ripinique, surdo, cuica, rocar, com 25 integrantes compondo a bateria.

Hora: 14h00

Onde: R: Monte Virginia, 203, Minaslândia (Concentração)/ R: Rubens de Souza Pimentel, 805, Minaslândia

 

 

PIA NA WINGS

Bloco surgiu através de um grupo de amigos praticantes de crossfit e alucinados com o carnaval de BH em agosto de 2019 depois de perceber que dentro do grupo existia músicos capazes de conduzirem um bloco e espalhar alegria pela região do bairro Ermelinda em BH. A ideia é promover uma interação entre os praticantes do crossfit e os moradores da região, espalhando alegria e diversão para toda comunidade do bairro ermelinda/aparecida.

Hora: 14h00

Onde: R: Pinheiros, 894, Nova Cachoeirinha (Concentração)/ R: Candeias, 23, Ermelinda (Encerramento)

 

 

CARNAKOO

Criada em 2014, em Salvador, a BATEKOO começou como uma festa despretensiosa e acabou tornando-se um importante manifesto do movimento negro e LGBTQIA+ no Brasil. Nas pistas eles criaram um ambiente de trocas e tornaram-se um espaço para o público se sentir seguro. E a forma de expressão vem em forma de twerk e muito bate cabelo, ao som de muito funk, hip-hop, trap, kuduro, dancehall e prezam por uma seleção 100% composta por artistas negros.

Hora: 14h00

Onde: Av. Augusto de Lima, 1221, Barro Preto(Concentração)/ Av. Augusto de Lima, 1868, Barro Preto(Encerramento)

 

 

BLOCO EMBRIAGALO

Unindo dois patrimônios culturais do Brasil, o carnaval e o futebol, o Bloco Embriagalo integra o calendário oficial do carnaval de BH desde o ano de 2015 e atualmente conta com uma bateria composta por aproximadamente 50 integrantes. Ao som de sambas e marchinhas, promovendo a cultura da paz e reverenciando o Galo, o Bloco Embriagalo é o bloco mais alvinegro do carnaval de Belo Horizonte!

Hora: 14h30

Onde: R: João de Paula, 44, Sagrada Família (Concentração)/ Av. Petrolina, 1057, Horto Florestal(Encerramento)

 

DE SEU BENTO A DONA LÚCIA

O Bloco de Seu Bento a Dona Lúcia fez seu primeiro desfile em 2013, com o objetivo de trazer o estilo dos tradicionais blocos de rua do interior para a capital. Seu nome é um trocadilho com o nome dos bairros onde ocorre o desfile, o estilo musical é baseado nas tradicionais marchinhas e também em versões de clássicos da MPB e do Rock transformadas em marchinhas.

Hora: 14h30

Onde: Av. Halley, 1017, Santa Lúcia (Concentração)/ R: Kepler, 1025, Santa Lúcia (Encerramento)

 

BLOCO ARREPIA

O Bloco Arrepia surgiu em abril 2017 por uma iniciativa de uma família afro descendente, diretamente ligada ao carnaval de Belo Horizonte desde 1953, quando o Sr. José Luiz Lourenço, conhecido como Mestre Conga, fundou o GRES Inconfidência Mineira, que por muitos anos alegrou aos foliões de Belo Horizonte. A ideia é resgar o espírito do carnaval buscando na região nordeste a interação e inclusão das pessoas de todos os gêneros e etnias, despertando sobre a importância de compartilhar da alegria, respeito e a paz.

Hora: 15h00

Onde: R: Juarez, 396, União (Concentração)/ R: Juarez, 113, União( Encerramento)

 

 

MAMA ME OLHANDO

Se deu através da concentração de diversos foliões da comunidade na esquina da rua Juno com rua Deputado Cláudio Pinheiro de Lima, no último carnaval.

Hora: 15h00

Onde: Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 336, Dom Bosco(Concentração)/ R: Afonso de Abreu e Silva, 135, Glória (Encerramento)

 

 

ASSUNTA

O bloco Assunta nasceu de resenhas com meus familiares e amigos músicos, em uma destas resenhas em especial (comemorando o aniversário de minha avó Assunta) surgiu a ideia de fundar o bloco de carnaval com músicas sertaneja aí nasceu o Assunta com a micareta sertaneja para homenagear minha avó.

Hora: 15h00

Onde: Av. Aggeo Pio Sobrinho, 396, Buritis (Concentração)/ R: Henrique Badaro Portugal, 380, Buritis (Encerramento)

 

 

DEMORÔ – CARNAVITÓRIA

Bloco de rua Formado em uma junção da Associação de Moradores Juntamente comerciantes do Bairro e Moradores, a fim de proporcionar Cultura, diversão, bem como promover a descentralização e o fomento do Comércio Local.

Hora: 15h00

Onde: Av. Magenta, 878, Vitória

 

BLOCO DA CAPOEIRA

O Bloco da Capoeira foi fundado em 04 de Novembro de 2015, idealizado por Mestre Ray e integrantes do Grupo Oficina da Capoeira. A ideia é valorizar a cultura afro-brasileira e a capoeira, gerando momentos de descontração e lazer no carnaval de BH. Ao som de muita música afro e tradicionais da capoeira.

Hora: 15h00

Onde: Praça Comendador Negrão, 135, Floresta( Concentração)/ R: Dona Lidya Couto, 105, Floresta (Encerramento)

 

NEGA BIRUTA

O bloco surgiu de uma brincadeira dos moradores da Vila Trinta e Um de Março/Bairro Dom Cabral no Carnaval de 2014, sem dinheiro fizeram seu carnaval improvisaram fantasias e bateria. Deu mito certo, e decidiram seguir com a festa para anos seguinte, o nome escolhido NEGA BIRUTA faz referencia a uma das fantasias improvisada, atualmente contamos também com a QUADRILHA NEGA BIRUTA com participação no ARRAIAL DE BELÔ.

Hora: 15h30

Onde: Av. Vereador Cicero Idefonso, 800, João Pinheiro (Concentração)/ Alameda Maturi, 160, Dom Cabral (Encerramento)

 

BLOCO DO CSAMBA

O nome do Bloco originou-se do fato de todos os integrantes serem funcionários do Colégio Santo Agostinho (CSA), o que resultou o CSAmba. Agradando ao público cujo gosto é direcionado a músicas mais antigas e a novas versões de samba, funk, sertanejo, marchinhas e MPB. O Bloco foi ganhando novos seguidores: amigos dos amigos, conhecidos dos amigos, familiares dos amigos, os quais passaram a acompanhar o grupo em todas as suas apresentações

Hora: 15h00

Onde: R: Matias Cardoso, 73, Santo Agostinho

 

BLOCO DU SEU PAI E FILHAS DE GABY

O Bloco du Seu Pai e Filhas de Gaby, foi fundado em novembro de 2012 e tem marcado presença anualmente no carnaval de rua de Belo Horizonte desde então. Toda essa festa é ritmada ao som da bateria regida pelo mestre Paulo Santos (Uakti), por percussionistas, dançarinas e outros seguidores da alegria e cantoria que o bloco reuniu ao longo dos anos.

Hora: 15h00

Onde: R: Ceara, 1419, Funcionários (Concentração)/ Av. Brasil, 803, Santa Efigênia

 

OS FIDAMAE

Temos um grupo de aproximadamente 250 pessoas que se reunem em ocasioes como dias de jogos, festa junina e churrascões realizado na calçada rotineiramente,temos a intensão de potencializar esses eventos, tendo em vista que nosso quarteirão e isolado e não temos atividades de recreação nas proximidades.O Bar Pub Os Fidamae é ponto de encontro da vizinhança para discursão do carnaval.

Hora: 15h00

Onde: R: Olinto Magalhães, 1528, Dom Bosco (Concentração)/ R: Bartira do Oeste, 70, Dom Bosco(Encerramento)

 

BLOCO OFICINA TAMBOLELÊ

O Bloco Oficina Tambolelê foi criado em 1999, no bairro Novo Glória, tendo como referência musical os ritmos do Reinado de Minas Gerais. Com instrumentos convencionais de bateria de carnaval (surdos,surdinho, tamborim, repinique, caixa de guerra), as músicas são releituras dos tambores da tradição mineira, compostas, em sua maioria por Sérgio Pererê.

Hora: 15h00

Onde: R: São Cosme, 114, Novo Glória

 

QUE BELEZA!

O bloco Que beleza! foi criado por amigos, moradores e comerciantes da Savassi, com o intuito de criar um bloco de carnaval raíz para a região chamar de seu. O bloco, que conta com uma banda em cima do mini trio e 20 pessoas na bateria embaixo, irá trazer as músicas boas do carnaval brasileiro e clássicos do MPB, de Tim Maia, Jorge Ben, ao melhor do Axé e do Samba. Muita alegria, diversão e música boa!

Hora: 15h00

Onde: R: Sergipe, 1167, Savassi (Concentração)/ R: Fernandes Tourinho, 431, Savassi (Encerramento)

 

BLOCO KATOPÉ

O bloco surgiu nos anos 90, inicialmente com a proposta de misturar o ritmo do catopé do congado, com os ritmos do folclore mineiro. Começou com um grupo de 5 percussionistas, hoje com 20 pessoas fazem parcerias com outros blocos da cidade e vai aumentando a cada ano. Hoje o bloco tem sua música própria que os foliões cantam, homenageando a cultura do congado.

Hora: 15h00

Onde: R: Silva Freire, 135, Horto Florestal

 

BLOCO SR. ROCK

O bloco Sr. Rock desfilará pela primeira vez neste ano e tem como proposta reunir no carnaval a galera que curte o bom e velho Rock n’ Roll.

Hora: 16h00

Onde: R: João Ferreira Cardoso, 145, Brasil Industrial (Concentração)/ R: João Ferreira Cardoso, 141, Cardoso (Encerramento)

 

BLOCO RASTAXÉ

O Bloco Rastaxé surgiu em 2017, do desejo de criar um bloco cultural, formado por músicos, Arte-educadores e ritmistas. Trazendo muito Axé retrô, MPB afro, samba de roda, reggae, autorais, domínio público e marchinhas.

Hora: 15h00

Onde: R: Vinte e Oito de Setembro, 730, Esplanada (Concentração)/ Praça Santa Rita, 50, Esplanada (Encerramento)

 

BLOCO ABALACHITA

Abalachita surgiu no final de 2015, um sonho de 3 amigos, que viviam o carnaval de Belo Horizonte intensamente, porém na pespectiva de unir as musicas da atualidade junto à tropicalia e axé baiano que regem esse país.

Hora: 16h30

Onde: R: Diamantina, 665, Lagoinha (Concentração)/ R. Diamantina, 960, Lagoinha (Encerramento)

 

CARNAROCK DO PEIXE

O bloco surgiu da diversidade do carnaval de bh ,tendo em vista um grupo de amigos amantes do bom rock a oportunidade de se reunir em um ponto tradicional para ouvir e festejar o carnaval de uma forma diferente , ao som das bandas consagradas nacionais e internacionais. somos jovens senhores . Quem gosta de rock sera muito bem vindo em uma tarde de muita alegria e rock`roll.

Hora: 16h30

Onde: Alameda das Palmeiras, 921, São José (Concentração)/ Alameda das Palmeiras, 763, São José (Encerramento)

 

BLOCO TIMBALEIROS DO GHETTO

O bloco surgiu no ano de 2017 através de uma reunião de amigos.

Hora: 16h00

Onde: R: Monsenhor Messias, 20, Providência (Concentração)/ R: Doutor Benedito Xavier, 1923, São Gonçalo

 

SE FLOPAR NUNCA EXISTIU

O bloco surge em 2017 com a proposta de trazer para as ruas de Belo Horizonte a cultura e material LGBTQ+ produzido na internet. Um Bloco de carnaval que visa enaltecer o conteúdo gerado nas redes que figuram como ferramentas construtoras na subjetividade dos jovens nascidos pós anos 90.

Hora: 16h00

Onde: R: Oligisto, 417, Santa Tereza (Concentração)/ R: Capitão Bragança, 35, Santa Tereza

 

BLOCO DE BELÔ

O Bloco de Belô, conhecido como o bloco dos comunicadores, foi criado em 2013 pelo jornalista Robhson Abreu. A ideia foi reunir os comunicadores em uma festa super animada. Deu tão certo que hoje o bloco arrasta multidões pelas ruas da região Centro-Sul. O Bloco de Belô é formado pela Banda de Belô e a Bateria de Belô, formada em sua maioria por comunicadores e amigos.

Hora: 16h30

Onde: Av. Alvares Cabral, 340, Lourdes (Concentração)/ Av. Alvares Cabral, 370, Lourdes (Encerramento).

 

BLOCO BATATA E DEDÉ

O bloco surgiu em 2018 partindo da necessidade de valorização dos músicos, cantores e compositores do bairro Boa Vista e região. Para o primeiro ano, temos a expectativa de termos 6 elementos na harmonia, 30 ritmistas e 10 metais, com expectativa de público em torno de 1000 pessoas.

Hora: 16h00

Onde: R: Gouveia, 137, São Geraldo (Concentração)/ R: Gouveia, 154, São Geraldo (Encerramento)

 

GATO ESCALDADO

O bloco surgiu de uma ação entre amigos do Condominio Los Angeles no Sion. A ideia é divulgar a doença Epidermolise Bolhosa, com ações durante todo o ano sobre o tema, bem assim a erradicação de preconceitos contra portadores de deficiência, com uma bateria de 50 integrantes, que conta com surdos (1ª, 2ª e 3ª), repiques, caixas, tamborins, agogos e chocalhos, tocando marchinhas, sambas e axe music, esta ultima focada nos anos iniciais do axe.

Hora: 16h30

Onde: R: Engenheiro Caetano Lopes, 12, Sion (Concentração)/ Av. Dos Bandeirantes, 238, Sion (Encerramento)

 

BLOCO DA LINGUA

Das conversas em bares às reuniões, dos diálogos acalorados às resenhas, o Bloco se constituiu como um coletivo que além de descentralizar o carnaval de BH e ampliar o acesso à cultura na região, também se propõem a cada ano construir um “carnaval respeitoso”, fazendo uma crítica politizada à descentralização do lazer e cultura, além de adotar um discurso contra o machismo, homofobia e racismo presentes de forma aguda no carnaval.

Hora: 16h00

Onde: R: Tigre, 165, São Salvador (Concentração)/ R: Palestina, 435, Glória (Encerramento)

 

CONEXÃO AFRICAN BEAT

Liderado por Mamour Ba, africano do Senegal, e com mais 04 integrantes, que utilizam instrumentos de percussão tipicamente africanos (djembê, sabar, bongas e congas, thiuns). Para este carnaval, mais uma vez, o bloco, liderado musicalmente pelo grupo, permitirá as pessoas interessadas a participação do enredo musical, que tem o estilo Afrobeat. Além disso, o bloco contará com a presença de dançarinos profissionais e não profissionais, que guiarão o público acompanhante a realizar as coreografias rítmicas. A ideia é proporcionar mais alegria e interação do público através de uma música de qualidade, envolvente e contagiante.

Hora: 16h30

Onde: Praça da Liberdade, 770, Savassi

 

BLOCO UNIDOS DA BEIRA LINHA

O propósito do Bloco Unidos da Beira Linha enfrenta de forma crítica a exclusão da periferia aos espaços e políticas de arte e cultura. O Bloco Unidos da Beira Linha, em 2018, integrou oficialmente o Carnaval de BH. O desfile contou com cantores voluntários, que animaram os foliões e com a bateria, Quebra Tudo, do Programa Fica Vivo.

Hora: 17h30

Onde: R: Antônio Mariano de Abreu, 250, Paulo VI (Concentração)/ R: Antônio Mariano de Abreu, 264, Paulo VI (Encerramento)

 

BLOCO DAS TARADAS

Criado em 2017 pelos integrantes do time de futebol SUCATAS e surgiu da necessidade de um grupo de amigos que queriam se divertir no carnaval com suas famílias e amigos com segurança e muita alegria. Como no carnaval tem a tradição dos homens se vestirem de mulheres, os jogadores do time do SUCATAS resolveram entrar na brincadeira. Com isso surgiu o bloco das taradas, jogadores e amigos do Bairro Etelvina e outros bairros de Belo Horizonte entram na festa.

Hora: 17h00

Onde: R: Rosa de Pedra, 163, Etelvina Carneiro

 

CHAMA EU

O Bloco surgiu em 2019 com intuito de levar alegria no carnaval e durante todo ano no Aglomerado Santa Lúcia. Os fundadores viram a necessidade de suprir o fim do Carnafavela e voltar a trazer alegria para o pé do Morro do Papagaio. O Bloco tocará nos aquecimentos e no carnaval os mais variados tipos musicais, queremos contagiar todos com nossa alegria. Instrumentos: 4 Surdos; 2 repinique, 2 caixas, 4 t

Hora: 19h00

Onde: Av. Artur Bernardes, 3108, Vila Barragem Santa Lúcia (Concentração)/ Av. Artur Bernardes, 3981, Vila Barragem Santa Lúcia

(Encerramento)

 

XÔ PRECONCEITO! O MEU NOME É FELICIDADE

A ideia do bloco surgiu a três anos atrás na Virada Cultural de Belo Horizonte. A diretoria da APROSMIG – Associação das Prostitutas de Minas Gerais queria um bloco em que as profissionais do sexo se sentissem livres, representadas e, acima de tudo, respeitadas. Então Laura Maria assumiu a responsabilidade de criar um bloco que as representasse. O nome “Xô Preconceito! O Meu Nome é Felicidade” surge de um livro escrito pelas profissionais do sexo da Guaicurus e inspira o bloco. Aqui todas as vozes são bem vindas

Hora: 19h00

Onde: Praça Rui Barbosa, 104, Centro (Concentração)/ R: Dos Guaicurus, 480, Centro (Encerramento)

 

ANJOS DO CEU

O bloco Anjos do Céu, surgiu em 2014 no Bairro Céu Azul, a bateria é formada por 15 ritmistas.O estilo é bateria de escola de samba toca rítmos variados. A visão do bloco é resgatar a cultura popular de rua no bairro Céu Azul.

Hora: 18h30

Onde: R: Radialista Isnard Simone, 228, Céu Azul (Concentração)/ R: Radialista José Correia, 26, Céu Azul(Encerramento)

 

CORUJÃO DO CASA BRANCA

O bloco foi criado em 2016, os componentes são músicos da Sociedade Musical e Cultural Santa Lúcia, são usados instrumentos de sopro e percussão, com repertório de marchinhas e sambas. O nome é em alusão ao fato do bloco desfilar no período noturno. A ideia do bloco foi promover diversão e divulgar o bairro, incentivando o comércio local.

Hora: 20h00

Onde: R: Claudionor Martins da Cunha, 38, Casa Branca (Concentração)/ R: Doutor Raul de Brito, 243, Casa Branca (Encerramento)

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.