Carnaval Culturaliza

Audiência na Assembleia debate impactos do Carnaval de BH no turismo de Minas

Nesta segunda-feira, 25, a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai debater o Carnaval da capital mineira, que se tornou o maior fenômeno turístico de Minas. Em 2019, foram mobilizados uma média de 4,3 milhões de pessoas durante os dias de folia, segundo dados oficiais da Prefeitura de Belo Horizonte. Graças à organização dos blocos de rua e das escolas de samba, a folia refloresceu-se e hoje a cidade possui o carnaval que mais cresce no país e atrai turistas do mundo todo.

 

O debate foi solicitado pelo vice-presidente da Assembleia, deputado Cristiano Silveira (PT). “O Carnaval de BH se tornou um importante fenômeno cultural e turístico do nosso estado e deve ser tratado como tal”, justifica o parlamentar. Para ele, “infelizmente o poder público ainda não dá o devido valor para o evento. Deveria apoiar mais as organizações que são as verdadeiras protagonistas, como blocos de rua e escolas de samba”.

Impacto financeiro

 

Durante os dias de folia, a capital mineira recebeu cerca de 204 mil turistas, o que representa um aumento de 18% em relação a 2018. O tempo médio de permanência na cidade foi de 4,6 diárias, isto é, os turistas passaram mais de quatro noites da cidade em média R$ 179,58 por dia. Em 2018, a Belotur divulgou uma arrecadação de cerca de R$ 700 milhões em todo o período do Carnaval belorizontino.

 

A taxa média da ocupação na rede hoteleira foi de 66,82%, segundo dados obtidos da Associação Brasileira da Indústria e Hotéis de Minas Gerais (ABIHMG). A maioria dos turistas se hospedou em casas de amigos e parentes (69,5%), seguida de hotéis (18,6%) e casa alugada (4,2%).

 

O Carnaval de BH não pode ser tratado como um fenômeno apenas local, pois ele tem impacto em todo o estado. Uma significativa parte dos turistas que são atraídos pela folia na capital, pode também viajar por outras cidades mineiras.

 

Serviço:

 

Audiência Pública “Os Impactos do Carnaval de BH no Turismo de Minas”
Comissão do Turismo
Data: 25/11/2019
Horário: 16 horas
Local: Plenário José Alencar da Assembleia Legislativa

 

Deixe o seu comentário

Felipe de Jesus - Siga: @felipe_jesusjornalista
Editor & Administrador do CulturalizaBH - Portal UAI [ Apoio no setor Administrativo e Financeiro ] - Jornalista - Redator & Colunista: Crítica Musical. Filiado: FENAJ & FIJ | AIN | SINAJ | Abramídia | UBI _________________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT - Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] _________________________________________________________________________ ■ Advocacia: Gestor - Elpídio & Jesus Advogados ________________________________________________________________________ ■ Graduado: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é formado em Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP), Economia (Universidade USIP), Advogado (FACSAL/MG) , Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e C.Informação (Univ. UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecom. & TV (F.Matric/EAD)