Colunas Culturaliza Literaliza BH Literatura Livros

Carlos Viaja | China e Tulipa Ruiz

A poesia do compositor China aliada à delicadeza dos desenhos da cantora Tulipa Ruiz, resultaram em Carlos Viaja, um livro delicado e divertido.

 

Carlos Viaja conta à história do cachorro Carlos, que um belo dia saiu para viajar com seus donos.  Com direito a mochilão nas costas e óculos escuros, Carlos adora conhecer novos lugares e ter novas experiências. Isso mesmo! Se você é desses que não inclui seu doguinho nos rolês, Carlos mostra para donos de pets o quão legal pode ser leva-los para viagens e como faz bem a todos. A propósito, existe hotéis que aceitam os pets, portanto não há desculpas para deixar seu doguinho para traz.

 

 

“Quis passear na praia,

Mas teve medo do mar

E até se arrependeu

De não ter aprendido a nadar…” (pág.41)

 

Carlos Viaja é o primeiro livro do cantor, compositor e apresentador, China, que fez questão de deixar claro que a história de Carlos Viaja foi inspirada no seu cãozinho de estimação, o Carlos Augusto, que também gosta de viajar.

 

O cachorro turista, com nome de gente, passa por vários estados, tem várias experiências legais e enriquecedoras para a história e para o leitor. Todas essas aventuras ilustradas pela cantora e compositora Tulipa Ruiz. A propósito, as ilustrações da Tulipa são lindíssimas, de muito bom gosto, casando perfeitamente com cada cena.

 

Dormindo um sono profundo

O cachorrinho foi sonhando,

Lembrando de cada lugar

Por onde andou perambulando.

Foram tantas aventuras

Que nem dá pra imaginar,

E até para o ser humano

É difícil acreditar. (pág.58)

 

O ritmo de leitura para um adulto é frenético e prazeroso, contudo para as crianças é uma obra que dá pra apresentar e explorar cada ilustração, locais, comidas típicas e personagens citados no livro como o cangaceiro Lampião. Amei quando um cão guia o ajudou a explorar uma cidade.

 

Carlos Viaja é uma excelente opção de interação entre adultos e crianças, mas sobretudo de introdução à literatura para os pequenos. A história é curiosa, divertida, e muito agradável de apreciar. Também uma ótima opção de presente.

 

Carlos Viaja é uma publicação da Editora Impressões de Minas.

 

China e Tulipa Ruiz são cantores escritores que dão um showzaço na literatura, assim como Chico Buarque, Rita Lee, e muitos outros, saiba quem são clicando aqui.

 

Crédito da imagem de destaque: Pamella Gachido/Divulgação

 

Gosta de literatura? Confira também:

Quarto de despejo  – Diário de uma favelada

7 livros infantis que ensinam muito a pais e filhos

Harry Potter 20 anos! A experiência de leu depois dos 30 anos

Grandes incentivadoras da literatura, bancas de jornal e revista resistem ao tempo

Clube de Leitura das Minas valoriza a literatura feminina e empodera leitores em BH

Clube de Leitura do Belas preza pelo ineditismo e outras pouco conhecidas do grande público

 

Esta coluna é publicada invariavelmente as segundas, porque às vezes o livro é bem grande (rs)

Envie seu e-mail para a colunista: [email protected]

Quer saber mais sobre literatura acesse: www.literalmenteuai.com.br

Deixe o seu comentário

Elis Rouse
Sou Elis, não sou Regina; sou do interior e amo a capital; sou jornalista, mas não trabalho em jornal; amo ler, sonho escrever; dicas vou dar, dicas quero receber; experiências vamos trocar; literatura brasileira vamos amar!