Casa do Porto Vinhos Colunas Culturaliza Gastronomia

Com bacalhau vou de tinto ou branco?

Enfim chegamos à Páscoa, e para muitas pessoas para que ela se torne completa, tem que ter na mesa aquele tradicional e gostoso Bacalhau. Essa prática vem desde a Idade Média, quando se tinha um rigoroso calendário religioso e um jejum de carne vermelha, mas se tornou popular no Brasil em 1808 somente com a chegada da corte real portuguesa, que se viu ameaçada e decidiram mudar-se para a sua principal colônia (Brasil), já que Portugal estava prestes a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por um grande apreciador e marketeiro de Champagne, Napoleão.

 

Deixando de lado um pouco da história do Brasil, bacalhau não é peixe! Bacalhau, na verdade, é o nome do processo de salgamento e secagem que o peixe passa, os principais peixes salgados usados oficialmente para esse processo são:

 

  • Gadus Morhua;
  • Cod Gadus Macrocephalus;
  • Saithe;
  • Ling;
  • Zarbo;

 

Harmonizar o Bacalhau com o vinho é uma das mais complexas harmonizações que já vi. Pois apesar do bacalhau ser peixe, e peixe geralmente a gente harmoniza com vinho branco, ele tem um  sabor marcante que também possibilita a harmonização com um vinho tinto. Então aconselho um branco com mais corpo, ou um tinto com médio corpo,
mas levando sempre em consideração a guarnição do prato, já que temos centenas de receitas.

 

Abaixo seguem 2 sugestões de vinhos, um tinto e um branco, para harmonizarmos: de Bacalhau:

 

BRANCO:
CHATEAU BUZET TRADITION 2012

Uvas: 50% SAUVIGNON BLANC e 50% SEMILLON

Região ROUSSILLON (França)

 
R$ 119,00 / gfa

 

 

TINTO:
LE PETIT MAYNNE PINOT NOIR

Uvas: 100% PINOT NOIR

Região ROUSSILLON (França)

 
R$ 110,00 / gfa

 

 

Esta coluna é um oferecimento de Casa do Porto em parceria com o Culturaliza BH.

Deixe o seu comentário