Culturaliza Autoral Destaque Entrevistas Música

Simplexo: Um projeto musical que transita entre MPB e rock alternativo

Belo Horizonte e sua região metropolitana sempre produziu muita música boa! Variados estilos percorrem as ruas, casas, bares, boates, festas e muitos outros lugares, mas infelizmente, muitos desses artistas ainda procuram canais que possam dar visibilidade para o seu trabalho. Por isso, criamos o Culturaliza Autoral a fim de dar visibilidade a esses músicos. 

 

Iniciamos o projeto com um músico de Belo Horizonte, Alfredo Albuquerque, formado em Design Gráfico e que mergulhou no mundo musical em um momento de estagnação profissional, decidido a se mudar para o Nordeste, onde teve acesso a um cursos de teoria musical e música popular. Atualmente, de volta a BH, ele lidera um projeto chamado Simplexo, que já possui três álbuns lançados, transitando entre MPB e rock alternativo. 

 

Montei uma banda com colegas de classe, onde testei os primeiros arranjos.

 

O projeto é feito “sem a difícil mobilização de outras pessoas para se tornar viável” que ainda diz não estar inserido em nenhum meio de convivência social ligado à música. São só ele e uma plataforma digital que ajuda na viabilização do projeto. O músico ainda destaca sua formação em design gráfico que facilita na produção das capas dos álbuns e na identidade visual.

 

Alfredo Albuquerque | Reprodução Facebook

 

 

Mesmo com uma sonoridade, na maioria das vezes, voltada ao rock alternativo, o som nordestino foi inserido de forma bem sutil em algumas faixas, principalmente em sotaques vocais. Bandas internacionais como Radiohead, Massive Attack e Pink Floyd são citadas como referências de sonoridades densas e eletrônicas, além de nomes clássicos da música brasileira que fizeram parte de sua adolescência como Ednardo, Zé Ramalho, Belchior, Walter Franco e Mutantes. 

 

 

Falando em inspirações, como iniciam-se as composições? 
 
 
“Começa sempre no violão. Tento encadear acordes aleatórios, experimentando o efeito harmônico, e procuro cantar melodias sobre essa base. As letras às vezes começam a surgir nessa etapa, quando canto palavras avulsas que acabam por formar frases que serão base para a composição. Outras vezes preciso criar letras sobre melodias já definidas, tendo já em mente padrões métricos, rítmicos e fonéticos. Os temas vêm no meio do processo.”
 
 
Conheça mais sobre o Simplexo:
 
 
 
 

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.