Culturaliza Dicas Exposições Gratuito ou a baixo custo

dotART galeria inaugura exposições individuais dos artistas Isaque Pinheiro e Roberto Freitas

Cartas de baralho em madeira, esculturas flutuantes e pinturas contemporâneas. Esses são alguns dos elementos das duas novas exposições da dotART galeria. “AcorDo Rei”, do artista português Isaque Pinheiro; e “Desejo de preto ou como desafinar o coro dos contentes”, do portenho Roberto Freitas, que vive e trabalha em Belo Horizonte. A visitação gratuita acontece até 19 de março.

 

Com curadoria de Marcelo Campos, “AcorDo Rei” marca a estreia de Isaque Pinheiro em Belo Horizonte, cidade que, nas palavras dele, “faz parte do mapa da arte contemporânea”. Ambientada na galeria 2, a mostra traz cerca de 60 peças inéditas, entre esculturas e xilogravuras em cedro, que representam o “Rei”, a valiosa carta de baralho. 

Na galeria 1, a mostra “Desejo de preto ou como desafinar o coro dos contentes” exibe mais de 50 pinturas, desenhos e esculturas inéditos de Roberto Freitas. Com curadoria de Wilson Lazaro, a exposição reúne parte da produção do artista ao longo de 2018, um flerte com a cisão social provocada pelo complexo contexto político brasileiro. “‘Desejo de preto’ flerta com as vozes dissonantes, que desejam, pela via da poesia, dar força com gritos silenciosos de um mundo dividido.

 

Obras de Isaque Pinheiro que seriam expostas na dotART Galeria, em Belo Horizonte, foram furtadas no Rio de Janeiro

A dotART galeria comunica com pesar que a maior parte das obras do artista Isaque Pinheiro, da exposição “AcorDo Rei”, inaugurada no dia (1°), foram furtadas quando estavam sendo trazidas do Rio de Janeiro para Belo Horizonte. O caminhão que transportava as obras foi abordado na altura de Belford Roxo e encontrado pela polícia vazio, horas depois, no Complexo do Chapadão, no Rio de Janeiro. Foram furtadas mais de 50 obras que passaram pelo Paço Imperial em setembro, com grande sucesso de público e crítica. Na exposição da dotART ficaram duas obras da mesma série, que o artista produziu especialmente para a galeria, além de seis obras que não entraram na mostra do Paço, por serem de um porte maior que o espaço comportava. Foi uma exposição belíssima e acabou se tornando efêmera. As obras que sobraram dão a dimensão da série e se tornaram, com este fato, ainda mais importantes. A mostra “Desejo de preto ou como desafinar o coro dos contentes”, de Roberto Freitas, segue em exposição na íntegra. OBS.: A dotART galeria pede, ainda, que caso alguém veja ou saiba o paradeiro das obras, que comunique imediatamente à direção pelo e-mail [email protected].

 

Programe-se!

Quando: de 3 de dezembro a 19 de março

Hora: de segunda a sexta, das 10h às 19h | sábado, das 10h às 13h.

Onde: dotART galeria (rua Bernardo Guimarães, 911, Savassi, Belo Horizonte)

Quanto: entrada gratuita

Informações: (31) 3261-3910

Deixe o seu comentário