Culturaliza

Casamentaço BH: um grito de amor político

Uma campanha tem chamado atenção e despertado muita vontade de casar por aí… O Casamentaço BH, uma cerimônia de casamento coletivo gay, que já possui mais de 60 casais inscritos e 400 voluntários! 

 

“Nenhum direito a menos!” é com esse objetivo que a campanha foi criada diante das ameaças conservadoras que se espalham pelo país. Sendo assim, casais que desejam celebrar o amor em todas as suas formas estão sendo convocados para a maior cerimônia de casamento coletivo da história de Belo Horizonte. 

 

Direito 

 

O casamento homoafetivo foi conquistado em 14 de maio de 2013 (Resolução n. 175/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ): “habilitação, celebração de casamento civil, ou de conversão de união estável em casamento, entre pessoas de mesmo sexo.”) e o ato será realizado a fim de dar visibilidade ao direito do casamento civil homoafetivo. 

 

O casamentaço 

 

A proposta consiste em reunir 50 casais LGBTI-Q+ para uma grande festa que será realizada no dia 16/12, n’a Central, dentro do espaço do Centoequatro, na Praça Rui Barbosa.

 

Apesar da festa estar sendo planejada e organizada de forma colaborativa por voluntárias, voluntários e empresas parceiras, um financiamento coletivo no site da Evoé foi criado para levantar dinheiro para algumas despesas indispensáveis para a realização da cerimônia. Também é possível oferecer algum serviço para o grande dia. 

 

Se você quiser ajudar, veja o site da Campanha de Financiamento Coletivo: 

evoe.cc/casamentacobh

Instagram:
instagram.com/casamentacobh

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.