Culturaliza Diversão Gratuito ou a baixo custo Teatro

Fabrício Carpinejar e o pai, Carlos Nejar em: “Poesia de Pai Para Filho – Encontro de Duas Gerações”, no Sesc Palladium

A montagem que passará por seis capitais brasileiras, com Fabrício Carpinejar e o pai, Carlos Nejar, que celebram 20 e 60 anos de carreira literária, respectivamente, chega a BH, o espetáculo, “Poesia de Pai Para Filho – Encontro de Duas Gerações”, relembra momentos das suas trajetórias líricas, uma leitura dos principais títulos de ambos, mostrando a cumplicidade na criação dentro de casa, seja em dicas do método literário, ou em histórias de aprendizado. Em versos, a montagem faz também uma homenagem sobre a importância da família. A peça é comemorativa das seis décadas de literatura de Carlos Nejar, 79 anos, membro da Academia Brasileira de Letras, e indicado ao Nobel pela Academia Brasileira de Filosofia; e os 20 anos de carreira de Fabrício Carpinejar, 45 anos, premiado com o Jabuti e Associação Paulista dos Críticos de Arte.

 

O projeto vai contemplar seis capitais brasileiras, sempre com entrada gratuita, estreou em Brasília, no dia 28 de setembro, logo depois veio Porto Alegre e Curitiba, agora desembarca na capital mineira, no próximo dia 07 de novembro, seguindo para o Rio de Janeiro, com apresentação no dia 21 de novembro, no Teatro das Artes – Shopping da Gávea; e São Paulo no dia 23 de novembro, no Teatro Shopping Frei Caneca. 

 

Esta é a primeira vez que os poetas se unem para uma apresentação com a proposta de mostrar a troca de experiências e de cumplicidade entre pai e filho. “Era um sonho antigo. Eu o pai vamos reviver tudo aquilo que vivemos na infância. Um exemplo é a varanda de relâmpagos. Sempre que ia chover, minha mãe e irmãos corriam para dentro. Eu e meu pai fazíamos o movimento contrário. Pegávamos as cadeiras de praia e íamos assistir ao “teatro dos relâmpagos”. Mãe e irmãos gritavam pra gente ir pra dentro. E, eu e ele, em nossa cumplicidade, sabíamos que viver é ter coragem. Ter um poeta como meu pai, me fez ter coragem para ser poeta”, declara Fabrício Carpinejar. Em cena, todas as poesias são trabalhadas a partir de objetos simbólicos e emocionais, como relógio, escapulário, porão, retrato, mostrando um universo marcado por rituais masculinos. Juntos, Carlos e Fabrício explicitam que o homem chora, se emociona e que está cada vez mais aberto a transparecer seus sentimentos de continuidade e afinidade. Nada melhor que a relação entre pai e filho para realizar as confissões dos medos e alegrias entre os homens. “No mundo de extremismo, de intolerância, a gente quer mostrar o quanto que a poesia cumpre essa carência de emoção. A poesia ensina a aceitar a solidão e aceitar as diferenças. Quem tem poesia em sua vida, é mais sensível e menos preconceituoso”, acredita Carpinejar.

 

Abaixo informações sobre o espetáculo:

Fabrício Carpinejar e o pai, Carlos Nejar em: “Poesia de Pai Para Filho – Encontro de Duas Gerações”, no Sesc Palladium

Quando: 07 de Novembro

Hora: Quarta – Feira às 20 horas

Onde: Grande Teatro do Sesc Palladium 

Quanto: Entrada Gratuita – retirada de senha com 2 hora antes do início, a partir das 18h. Sujeito a lotação

Mais Informações: (31)3270-8100

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.