Colunas Literaliza BH Literatura Livros

Via Láctea – Olavo Bilac

Este ano tenho tentado diversificar a coluna e trazer novidades literárias, como os haicais. Resgatar alguns gêneros esquecidos pelo público mais jovem, como os contos, e fugir de alguns clichês (que amo) como os romances. Valorizamos a literatura de cordel, antes de mesmo de ser reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro. E falamos de brasileiras sensacionais que fazem quadrinhos

 

Hoje trago um clássico da literatura brasileira como dica de leitura. “Via Láctea” é uma coletânea de sonetos do escritor Olavo Bilac.

 

Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, o jornalista Olavo Bilac foi um dos principais poetas da literatura nacional. Representante do gênero parnasiano “arte pela arte” (alô aulas de literatura), ele tem mais de 14 obras publicadas, em suma antologias e coletâneas de poesia.

 

“Via Láctea” é uma das obras mais conhecidas do autor. Inclusive com representações de imagens, artes com os principais trechos e inclusive até interpretação no Youtube. Confira.

 

A coletânea é composta por 35 sonetos. São poemas sensuais. De aclamação a mulher, formosura do seu corpo e os encantos da personalidade feminina.

 

Bilac, se curva humildemente diante da ternura da mulher em 35 sonetos lindos e delicados. Esbanja todos os sentimentos pelas mulheres. Sofre, se alegra, regozija e se apaixona. Estão presentes, as desventuras do amor não correspondido. Do amor ardente. Do amor iludido. Romântico e o idealizado.

 

Poesia é um gênero complicado de resenhar porque mexe com os nossos sentimentos. Ora amamos e nos inspiramos, ora não entendemos nada do que está escrito ali. É um gênero que depende do momento certo para ser apreciado.

 

Espero que gostem!

Gosta de literatura? Visite o LiteralMente,Uai – Fique por dentro de tudo o que rola sobre literatura em BH. 

 

Esta coluna é publicada invariavelmente as segundas, porque às vezes o livro é bem grande (rs)

Envie seu e-mail para a colunista: [email protected]

Quer saber mais sobre literatura acesse: www.literalmenteuai.com.br

Deixe o seu comentário

Elis Rouse
Sou Elis, não sou Regina; sou do interior e amo a capital; sou jornalista, mas não trabalho em jornal; amo ler, sonho escrever; dicas vou dar, dicas quero receber; experiências vamos trocar; literatura brasileira vamos amar!