Culturaliza Diversão Gratuito ou a baixo custo Teatro

Cine Humberto Mauro – Mostra Setembro Amarelo

Cine Humberto Mauro em parceria com o Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG (SAM) e com a Associação Mineira de Psiquiatria (AMP), promoverá a Mostra Setembro Amarelo, uma iniciativa que trará uma programação durante todo o mês de setembro, onde serão exibidos 22 longas metragens com a temática do suicídio e do sofrimento mental.

 

Convidado a participar do evento, o Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG (SAM) realizará o curso “Suicídio: conhecer para prevenir”, com diversos palestrantes capacitados no estudo da suicidologia – estudo do comportamento e causas suicidas. A Mostra conta também com palestras e sessões comentadas que visam ampliar a compreensão e o diálogo acerca do tema através da análise dos filmes a partir de profissionais do cinema, psicologia e psiquiatria.

 

Local privilegiado para debate, o cinema expressa de forma livre as percepções de roteiristas, diretores, atores e atrizes sobre o suicídio. Assunto de saúde pública, com números crescentes no país, o suicídio é um tema tabu cercado por um estigma milenar de origem cultural-religiosa. Segundo Bruno Hilário, da Gerência de Cinema da FCS, a mostra busca trazer à tona essa temática, de forma a discuti-la abertamente. “O conjunto de filmes da Mostra propõe discussões pertinentes e não estigmatizadas sobre o suicídio. As narrativas cinematográficas podem e devem instigar o diálogo sobre prevenção do suicídio, buscando educar e sensibilizar a sociedade sobre a importância do tratamento do problema”, revela.

 

Quem passar pela Mostra terá a disposição filmes clássicos como A Felicidade Não Se Compra (1946), de Frank Capra, A Carruagem Fantasma (1921), de Victor Sjöström, A Morte do Caixeiro Viajante (1951), de Laslo Benedek, Europa 51 (1952), de Roberto Rossellini, À Queima-Roupa (1967), de John Boorman e Ensina-me a Viver (1971), de Hal Ashby. Também fazem parte da programação os longas Thelma & Louise (1991), de Ridley Scott, Garota, Interrompida (1999), de James Mangold, As Horas (2002), de Stephen Daldry, Últimos Dias (2005), de Gus Van Sant e a animação Mary e Max: Uma Amizade Diferente (2009), de Adam Elliot.

 

Abaixo informações sobre a mostra:

Cine Humberto Mauro – Mostra Setembro Amarelo

Quando: 13 a 27 de setembro

Hora: Sábado, às 21 horas| Domingo, às 19 horas

Onde: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1.537

Quanto: Entrada gratuita – Ingressos distribuídos uma hora antes de cada sessão

 

PALESTRA | Suicídio: um assunto tabu e negligenciado

Onde: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

Quando: 18 de setembro (terça-feira)

Hora: 20h

Quanto: Entrada gratuita

 

CURSO | Suicídio: conhecer para prevenir

Onde: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

Quando: 20 a 23 de setembro (quinta a domingo)

Hora: 14h às 17h

Quanto: Entrada gratuita – Inscrições pelo e-mail [email protected]

 

PALESTRA | Grupos de risco: suicídio e LGBTS

Onde: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

Quando: 25 de setembro (terça-feira)

Hora: 20h

Quanto: Entrada gratuita 

Informações para o público: (31) 3236-7400

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.