Culturaliza Diversão Teatro

14ª Edição do FIT-BH

Terá início nesta quinta-feira, 13 de setembro, um dos mais importantes festivais internacionais de teatro do país, o FIT-BH, Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte, em diversos espaços da capital.

 

Durante 10 dias o festival trará nove espetáculos internacionais e onze espetáculos de grupos e artistas nacionais, que alinhados com o conceito do festival, trarão propostas que refletem como as identidades marcam nossas vivências estéticas e políticas, dialogam com a realidade do país e repensam criticamente os processos de colonização. Com curadoria de Grace Passô, Luciana Romagnolli e Soraya Martins, o evento trará a cena local oito produções selecionadas por uma comissão convidada.

 

Essa equipe de curadores, que conta ainda com os curadores assistentes Anderson Feliciano, Daniele Avila Small e Luciane Ramos Silva, escolhida por meio de edital público em formato inédito, apresentam um conjunto de trabalhos teatrais a partir de uma perspectiva que vai na contramão de uma arte eurocentrada, ampliando a noção de teatro brasileiro e evidenciando como as matrizes africanas estruturam o teatro contemporâneo. Solos como os de Dorothée Munyaneza, Alesandra Seutin e Ntando Cele misturam linguagens de teatro, dança e música para reelaborar narrativas históricas oficiais a partir das experiências de corpos ainda em diáspora. O potiguar “A Invenção do Nordeste” (RN) e o paulista “Isto é um Negro?” questionam a construção de identidades geográficas e étnico-raciais redutoras.

 

 Na cena nacional serão apresentados trabalhos como: “ A Gente Combinamos de Não Morrer” (PB), “ A Invenção do Nordeste” (RN), “Assembleia Comum” (MG), “Batucada” (PI), “Looping” (BA), incluindo dois trabalhos de Belo Horizonte- “Assembleia Comum” e a performance “Chorar os Filhos”, de Nina Caetano, “Merci Beaucup,blanco!” (BA), “Quaseilhas” (BA). Já a cena internacional apresentará os espetáculos “Arde Brilhante em los Bosques de la noche” (Argentina), “Black Off” (África do Sul/Suíça), “Ceci Nést Pas Noire” (Inglaterra/Bélgica/Zimbabue), “Donde Viven Los Barbaros”(Chile), “Eve” (Escócia), “Libertação”(Portugal), “Simón, el Topo”(Peru), “Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas” (Portugal) e Unwanted”.

 

Evento de Abertura

 

Nesta edição, a esperada noite de abertura, 13 de setembro, será realizada com a participação de cerca de 200 pessoas (artistas e não artistas) que farão parte das intervenções cênicas “Batucada”, do coreógrafo Marcelo Evelin (Piauí/Amsterdã), e “Looping: Bahia Overdub”, dos performers Felipe de Assis, Leonardo França e Rita Aquino. As intervenções do dia de abertura têm classificação livre com entrada gratuita, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Em um segundo momento da noite, a programação segue com os trabalhos provocativos da cantora Anelis Assumpção (SP) e da artista multimídia Linn da Quebrada (SP). Os shows, que abrirão oficialmente o Ponto de Encontro do FIT-BH, serão exclusivamente para maiores de 18 anos e será obrigatório credenciamento prévio mediante apresentação de RG. A noite foi pensada a partir do conceito “Corpos-Dialetos”, proposto para a 14ª edição do FIT-BH pelo trio de curadoras Grace Passô, Luciana Romagnolli e Soraya Martins, que propõe um olhar sobre as diásporas africanas e a cena nordestina, com uma seleção de trabalhos que espelham o real teatro brasileiro contemporâneo. 

 

A 14ª Edição do FIT-BH promoverá ainda diversas ações de formação, reflexão e intercâmbio. Serão realizadas oficinas com companhias que se apresentam no evento, residências artísticas, workshop, debates, pós-espetáculo e produção de críticas. Haverá ainda o Memorial FIT, um conjunto de exposições que recordam espetáculos locais que fizeram parte da história do festival.

 

O festival já entrou para o calendário cultural belorizontino, que desde sua criação já recebeu companhias e artistas de 42 países e ofereceu ao público da capital 365 espetáculos com linguagens e formatos diferentes, que ocuparam diversos teatros, espaços públicos e alternativos da cidade.

 

Abaixo informações sobre o festival:

14ª Edição do FIT-BH

Quando: 13 a 23 de Setembro

Quanto: Compras de ingresso pelo site do eventowww.fitbh.com.br –

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.