Culturaliza Diversão Infantil Teatro

Série Concertos Comentados – Pedro e o Lobo

Sob regência do maestro Sérgio Gomes, primeiro trompista e solista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado executa a obra Pedro e o Lobo, composta por Sergei Prokofieff em 1936. Trazendo uma história que mistura fantasia e música erudita, parte do repertório da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais na série Concertos Comentados.

 

A narração da história será feita pela diretora de produção artística da FCS, Cláudia Malta, e a criançada fará parte da história por meio de etapas. Primeiro, são apresentados os instrumentos que serão utilizados para dar vida às personagens. Em seguida, conhecem a história de Pedro, que vive com seu avô no interior da Rússia e se aventura por uma floresta. Durante as apresentações, Cláudia Malta conta para a plateia a história da composição de Prokofieff, chamando a atenção para detalhes e curiosidades que norteiam o universo de Pedro e Lobo, destacando instrumentos utilizados pelo compositor para ambientar a narrativa e que determinam as características de cada personagem do conto.

 

 Em Pedro e o Lobo, cada personagem é representado por um instrumento ou naipe da orquestra e possui um tema musical. Pedro, por exemplo, é representado pelas cordas; o Avô, pelo fagote; o oboé faz as vezes do pato, a clarineta representa o Gato, o Passarinho é a Flauta Transversal e os Caçadores, a percussão.

 

Criada em 1976, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais considerada uma das mais ativas do país, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais cumpre o papel de difusora da música erudita, diversificando sua atuação em óperas, balés, concertos e apresentações ao ar livre, na capital e no interior de Minas Gerais. E a partir de 2013 foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais.

 

Abaixo informações sobre o concerto:

Série Concertos Comentados – Pedro e o Lobo

Quando: 4, 5, 6 e 12 de setembro

Hora: 9h30

Onde: Grande Teatro do Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.