Culturaliza Diversão Gratuito ou a baixo custo Música

Festival Cultural do Mercado Central

Abrindo as comemorações de 89 anos do Mercado Central, O Festival Cultural do Mercado Central, apresenta programação em dose dupla no final de semana, com cortejo da Fanfarra Feminina Sagrada e apresentação do Clube do Choro de BH. Na sexta-feira, 31 de agosto o Clube do Choro vai realizar uma roda de choro tradicional. Já no domingo, 2 de setembro será a vez da Fanfarra Feminina Sagrada Profana, formada apenas por mulheres, fazer um cortejo pelo Mercado.

 

Na sexta-feira, quando o Clube do Choro de BH assumir o comando musical do festival, repertórios de choros, sambas e MPB serão interpretados pela banda formada por José Cícero (acordeon), Hélio Pereira (bandolim), Geraldo Magela (violão de sete), Robson (cavaquinho), Frederico Lazarini (pandeiro), Juliana D’avila (flauta) e Marcelo Batista (trombone de vara). Que surgiu informalmente de reuniões às quintas-feiras no Bar do Bolão, no bairro Padre Eustáquio. Músicos, amadores e profissionais, se encontram desde 1993, no mesmo local, em rodas de choro abertas ao público que aprecia boa música e bate-papo. A formação é uma das mais tradicionais em Minas Gerais.

 

No domingo, a mulherada toma à frente da programação com um cortejo especial. A Fanfarra estreou nas ruas da capital no pré-carnaval de 2017, reunindo cerca de 50 mulheres, entre sopristas, batuqueiras e performers. “A ideia do Sagrada Profana é reforçar a importância do protagonismo feminino”, conta Nara Tores, regente da fanfarra. O grupo é formado por Mariana Brukers (flautim), Shari Simpson (flauta), Mariana Diniz (clarineta), Dai Figueiredo (sax alto), Alessandra Melo (sax tenor), Natália Coimbra (trombone), Bela Couy (percussão) e Sandra Leão (percussão). O figurino é assinado por Bárbara Buzatti e a produção ainda conta com a participação de Ana Cecília.

 

“Queremos igualdade de oportunidades e a representatividade importa. Quando vemos outras mulheres nos blocos, seja produzindo, tocando ou regendo, nos enchemos de coragem. A mulher pode e deve estar onde quiser e fazer o que tiver vontade”, completa Nara.

 

No repertório da Fanfarra, versões instrumentais para composições e interpretações de ícones femininos da música popular, como Elza Soares, Nina Simone, Rita Lee, Chiquinha Gonzaga e até a contemporânea Anitta.

 

A temporada de apresentações do festival seguirá até novembro deste ano, abaixo informações sobre o festival:

Festival Cultural do Mercado Central

Clube do Choro de BH

Quando: 31 de Agosto

Hora: ás 18h30

Onde: Av. Augusto de Lima, 744 – Centro

Quanto: Entrada gratuita

 

Cortejo da Fanfarra Feminina Sagrada Profana

Quando: 02 de Setembro

Hora: ás 10h00

Onde: Av. Augusto de Lima, 744 – Centro

Quanto: Entrada gratuita

Informações: 3274 9434

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.