Culturaliza Dicas Exposições Gratuito ou a baixo custo

Exposição Museu do Futebol na Área

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, trouxe a Belo Horizonte (MG) a exposição itinerante “Museu do Futebol na Área”, patrocinada pela Motorola por meio da Lei Rouanet, que conta com apoio de tecnologia da Epson. A mostra ficará em cartaz no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) da capital mineira entre os dias 15 de agosto e 15 de outubro deste ano, sempre com entrada gratuita, e fará parte da celebração de cinco anos do CCBBBH.

 

A exposição “Museu do Futebol na Área” faz parte da programação de celebração do décimo aniversário do Museu do Futebol, um dos três equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo que estão entre os dez melhores do Brasil segundo ranking do site “TripAdvisor”. 

 

Em Belo Horizonte, por exemplo, os visitantes poderão ver a camisa usada por Jair Bala (América-MG) na decisão do Campeonato Mineiro de 1971, quando ele anotou o gol do título, além de um uniforme vestido por Dadá Maravilha em sua primeira temporada no Atlético-MG (1969), uma camisa que Tostão utilizou no Cruzeiro (com autógrafos dele, de Piazza, de Dirceu Lopes e de Raul Plasmann) e um uniforme do Villa Nova-MG de 1978, ano em que o clube disputou a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

 

Outros elementos presentes na exposição principal do Museu do Futebol em São Paulo, como as salas “Origens” e “Números e Curiosidades”, também foram reproduzidos com foco no futebol mineiro. O esporte ainda aparece como linha narrativa para assuntos como cultura e sociedade – uma vitrine que aborda sua relação com a música, por exemplo. A mostra estará no pátio e nas galerias do térreo do CCBB-BH.

 

A exposição é uma experiência audiovisual desenvolvida por integrantes do time que desenvolveu o museu, como os cenógrafos Daniela Thomas e Felipe Tassara, o designer Jair de Souza e o artista multimídia Tadeu Jungle. 

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social responsável pela sua gestão.

 

Programe-se!

Quando: De 15 de agosto a 15 de outubro de 2018

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – [email protected] 

Praça da Liberdade, 450, Funcionários, Belo Horizonte (MG)

Hora: De quarta a segunda, das 9h00 às 21h00

Quanto: Entrada gratuita

 

Deixe o seu comentário