Culturaliza Diversão Gratuito ou a baixo custo Teatro

Espetáculo A Peste

Está em cartaz no CCBB-BH o monólogo adaptado do romance de Albert Camus, A Peste, dirigido por Vera Holtz e Guilherme Leme Garcia, encenado pelo ator Pedro Osório. O espetáculo faz parte programação de aniversário do CCBB, que no dia 27 de agosto completa 5 anos.

 

A adaptação de Pedro Osório e Guilherme Leme Garcia faz um recorte destacando o ponto de vista do narrador, o médico Bernard Rieux.  O ator Pedro Osório vive um médico (Bernard Rieux) que faz um relato sobre a experiência que teve em uma cidade assolada por uma doença.  O autor argelino escreveu o livro como uma metáfora da invasão nazista em Paris. Na história, a cidade de Oran, na Argélia, é assolada por uma epidemia, enquanto a maioria dos cidadãos dá prosseguimento ao cotidiano como se nada anormal acontecesse.  Bernard Rieux (se dirige ao público após passar um ano preso em uma cidade fechada devido à peste). O bacilo é o motivo usado para discutir e alertar o público através da compreensão dos fatos, que vão se revelando absurdos em uma sociedade egoísta.

 

Albert Camus (1913-1960) foi um escritor, jornalista, romancista, dramaturgo e filósofo argelino, em 1957 recebeu o Prêmio Nobel de Literatura por sua importante produção literária. Em carta a Roland Barthes de 1955, o próprio escritor defendia o caráter alegórico de sua obra, afirmando ser “evidente” que o texto abordava a “luta da resistência europeia contra o nazismo”. Já o livro A Peste, de 1947, traz em seu contexto o traço marcante presente em grande parte da obra de Camus que é a atemporalidade, a abordagem filosófica em torno de questões relativas à natureza humana, presentes em qualquer época.

 

A ideia da montagem surgiu há cerca de dois anos, quando Pedro Osório, interessado pela obra de Camus, pediu indicações de textos a Guilherme Leme Garcia, que já havia se aprofundado na obra do escritor por ocasião da montagem de “O Estrangeiro”, com direção de Vera Holtz, que ficou quase cinco anos em cartaz com grande sucesso. Paixão a primeira vista enxergou o texto como muito pertinente nos dias atuais. Optou por um monólogo, concentrando a ação no personagem do médico. Durante um ano e meio, junto com Guilherme e Karla Dalvi, Pedro trabalhou na adaptação. Ao longo do processo, o trio fez várias leituras abertas e, a partir do feed back dos ouvintes, foi aperfeiçoando e amadurecendo o texto até que ele chegasse na sua versão atual.

 

Abaixo informações sobre o espetáculo:

Espetáculo A Peste

Quando: Até 27 de Agosto – quinta a segunda

Hora: às 19h00

 Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro IIPraça da Liberdade, 450

Quanto: R$ 30 (inteira)
>> Clientes Banco do Brasil tem 50% de desconto.

R$ 15 (meia) 
>> Estudantes, pessoas com deficiência e maiores de 60 anos.

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.