Culturaliza Gratuito ou a baixo custo Música

Núcleo de Apoio a Bandas e Orquestras apresenta Curso de Fomento a Bandas e Corporações Musicais 2018

A Orquestra Ouro Preto promove uma iniciativa inédita e gratuita, um curso destinado às tradicionais corporações musicais, por meio do Núcleo de Apoio a Bandas e Orquestras, a iniciativa promove e fomenta a capacitação de regentes, professores e músicos vinculados a corporações musicais de todo o Brasil. O Núcleo de Apoio a Bandas e Orquestras vai premiar músicos e musicistas de destaque com uma semana de residência musical no Conservatório de Tatuí, em São Paulo.

 

Consultorias, oficinas, palestras, atividades práticas e teóricas, tanto no que tange a prática musical, quanto a produção e capacitação para a inscrição de projetos para fomento e reestruturação das bandas estão entre as ações propostas pelo Núcleo. As atividades são inteiramente gratuitas, prezando pela troca de experiências e o diálogo com maestros, músicas e lideranças das associações musicais.

 

O Núcleo de Apoio a Bandas e Orquestras é um sonho da Orquestra, que visa desenvolver projetos junto às tradicionais corporações musicais de Ouro Preto, Mariana e região, que em 2017 tornou-se realidade atendendo cerca de 150 músicos e musicistas. A iniciativa deu tão certo que este ano, já estabelecido como referência, o Núcleo oferece o Curso de Fomento a Bandas e Corporações Musicais 2018. Com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal, o curso será dividido em quatro módulos. O primeiro foi realizado em abril, no Grêmio Literário Tristão de Ataíde | GLTA, sede da Orquestra Ouro Preto, e o segundo realizado neste final de semana. Neste ano o curso será ministrado por João Paulo Moreira (Músico da Orquestra Experimental de Repertório de São Paulo), Alexandre Takahama (Regente e Prof. Dr. Da UNIPAMPA/RS), Luís Fernando Paina (Regente da Orquestra de Sopros de Fernandópolis/SP) e Dario Sotelo (Associação Mundial de Bandas), que trabalharão práticas de ensaio, noções básicas de arranjos musicais, orientações de regência e métodos de ensino coletivo. Os participantes do curso terão acesso ainda a o que há de mais original em métodos de ensino para diversos instrumentos e regência, importados dos Estados Unidos pela Orquestra Ouro Preto, através do Núcleo de Apoio a Bandas e Orquestras, que serão doados às bandas participantes.

 

Abaixo informações sobre o curso:

Núcleo de Apoio a Bandas e Orquestras apresenta Curso de Fomento a Bandas e Corporações Musicais 2018

Módulo 03

Quando: 28 e 29 de julho

Hora: Sábado: das 10h às 12h e das 13h30 às 15h30 / Domingo: das 10h às 15h30

Onde: Ouro Preto – Grêmio Literário Tristão de Ataíde | GLTA – Sede da Orquestra Ouro Preto – Rua Paraná, 136, Centro

Professores: João Paulo Moreira (Orquestra Experimental de Repertório de São Paulo), Dario Sotelo (Associação Mundial de Bandas).

 

Modulo 04

Quando: 01 e 02 de setembro

Hora: Sábado: das 10h às 12h e das 13h30 às 15h30 / Domingo: das 10h às 15h30

Onde: Ouro Preto – Grêmio Literário Tristão de Ataíde | GLTA – Sede da Orquestra Ouro Preto – Rua Paraná, 136, Centro e Praça Tiradentes.

Mostra Final

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.