Entrevistas Música Shows

Seguindo seu dom, Guto apresenta “Duplo”

Desde cedo envolvido no mundo da música, com uma mãe apaixonada pela música popular brasileira e mineira e um irmão mais velho com uma banda de rock, Guto (Augusto Brant) seguiu o seu dom e mesmo cursando uma faculdade voltado à uma outra área (arquitetura) não deixou a música de lado. “Estabelecer relações entre áreas aparentemente distintas é algo que considero valioso. Acredito que a vivência na arquitetura tenha ampliado, em vários aspectos, minha percepção em relação à música.”

 

Essa conexão entre as distintas áreas é super interessante já que “o som, para ser ouvido, requer um espaço ressonante, ou seja, a ressonância é uma condição básica pra sua existência; ela é a interseção entre o som e o espaço. A música, consequentemente, reside também nessa interseção.” completa a sua posição sobre os benefícios da arquitetura em sua carreira artística. 

 

Foto: Júlia Maia

 

O cantor lançou no dia 08/06, o seu primeiro single “Sal”, que abre seu EP “Duplo”. A música fala sobre o apego que se tem em relação ao tempo e aos sentidos. A faixa, de acordo com Guto, apresenta duas facetas presentes no trabalho: “uma, mais solar e suingada, está colocada sobretudo na seção rítmica da primeira parte; a outra, já mais escura, explora dissonâncias que aparecem combinadas à sonoridades mais ruidosas.”

 

As suas inspirações vêm de vários lugares diferentes e de acordo com ele ficam nas memórias, nos sonhos, nas músicas que escutou desde sua infância, nos filmes e livros. Os romances “O Homem Duplicado”, de José Saramago,  e “O Dupla”, de Fiódor Dostoiévski, foram obras importantes para a produção de seu primeiro EP.  “Ambos retratam (de forma distinta) uma temática que já estava presente nas canções que vinha compondo: a dualidade da identidade.”

 

Ouça “Sal”:

 

 

“Há na experiência existencial uma dualidade que é intrínseca” é assim que o cantautor mineiro descreve a principal mensagem de “Duplo”. O EP traz toda a essência da duplicidade de todos e questiona o não-reconhecimento desse aspecto e traz uma questão de aceitação dessa ambiguidade natural de cada um. 

 

Somos todos “duplos” em uma certa medida, e o não-reconhecimento desse aspecto é algo, muitas vezes, conflituoso.

 

Show de lançamento

 

Para marcar o lançamento, Guto e sua produção preparam um belo show na Galeria Mama Cadela e prometem um momento de descontração e celebração. “A concepção desse disco demandou uma energia considerável, como é costumeiro — agora é a hora de passar a bola para àqueles que vão escutá-lo e dar a ele novas significações: isso é bem massa!”

 

Ao contrário do disco, o show será marcado por participações bem especiais para o cantor: Bernardo Bauer, no baixo; o Lucas Luis, na guitarra; o Yuri Vellasco, na bateria. 

 



Show de lançamento – EP Duplo, de Guto

 

Quando: 29 de Junho

Horas: 20 horas

Onde: Galeria Mama Cadela – R. Pouso Alegre, 2048 – Horto

Quanto: gratuito

 

 

*Foto em destaque: Júlia Maia 

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.