Culturaliza Entrevistas Música

Rodrigo Brasileiro e o samba de “Desencana Zé”

De BH para o Brasil, Rodrigo Brasileiro, está no mundo musical desde 2015, quando gravou e lançou o álbum “Memórias”, com o cavaquinista Warley Henrique. Nesses anos, o artista acumulou várias letras, completas ou não, todas criadas com o apoio de seu amigo cavaquinho. Além do instrumento, Rodrigo procura sempre ler qualquer livro, seja de ficção ou não, e assim produz músicas baseadas na história. 

 

Após tantas leituras, letras e até um CD, chegou a hora de mostrar mais de seu trabalho, por isso, ele chega com um novo single que já vem acompanhado com um videoclipe. A música é “Desencana Zé” e o estilo? Samba! Um estilo bem nacional, assim como seu nome artístico, e que foi sempre escutado por Rodrigo. 

 

Meu gosto realmente é pela música, mas o samba é a vertente musical mais brasileira, creio eu.

 

A faixa contou com uma grande turma na gravação: Robson Batata (percussão), Aloísio Horta (baixo), Ramon Braga (bateria), Leonardo Brasilno (trombone), Gustavo Monteiro (violão), o seu amigo de longa data Auzier Vinícius (solo de cavaquinho), Fernando Bento (cavaquinho e banjo), Manu Dias (voz forte no coro), e o pianista Christiano Caldas que atuou substancialmente também na elaboração dos arranjos.

 

Sua letra surgiu após uma desilusão  e que vem como forma de protesto à atual situação que vive o país:

 

“‘Desencana Zé’ vem de uma certa desilusão, uma desesperança geral que se vê hoje em dia no Brasil…. Um país onde os corruptos e bandidos estão sacrificando todos os cidadãos…. Um lugar onde o correto, o trabalhador, o homem de bem parece ter perdido seu valor, e nesse aspecto, tento passar uma ideia de continuar tocando o barco”

 

– Explica Rodrigo 

 

O clipe da música foi lançado no primeiro dia de maio/2018 e a ideia de sua gravação surgiu após Christiano Caldas, produtor musical, ter terminado a mixagem e masterização da faixa. Após isso, começaram as produções do vídeo com o viodeomaker Marcos Cantanhede. 

 

Veja o clipe de “Desencana Zé”:

 

 

O cantor ainda planeja o lançamento de um disco totalmente autoral até o final de 2018 ou início de 2019. Acompanhe o trabalho de Ronaldo Brasileiro e fique por dentro das suas novidades:

 

Facebook | Instagram

 

*Foto em destaque: Vitor Maciel 

 

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.