Culturaliza Diversão Gratuito ou a baixo custo Música

Séries Sinfônica ao Meio-Dia e Sinfônica em Concerto

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais sob regência do maestro assistente Sérgio Gomes, interpretará três obras primas da música erudita nas séries Sinfônica ao Meio-Dia e Sinfônica em Concerto: Sinfonia nº 8 em si menor (Inacabada), do compositor austríaco Franz Peter Schubert, e a Sinfonia nº 4 em ré menor, do compositor alemão Robert Alexander Schumann. Datadas do período Romântico da música sinfônica, as sinfonias reúnem diferentes emoções que inspiraram os artistas à altura em que foram compostas. O programa dos concertos também abre espaço para a música sinfônica brasileira, com a composição Batuque, de Lorenzo Fernândes

 

A Sinfonia nº 8, de Franz Schubert, é comumente chamada “Sinfonia Inacabada” por possuir apenas dois movimentos – no entanto, apesar de inúmeras teorias, nada indica que o compositor pretendesse dar continuidade à composição. Escrita no ano de 1822, foi descoberta anos após a morte de Schubert e se tornou uma das sinfonias mais tocadas no mundo. Os seus dois movimentos estão marcados como Allegro moderato (si menor) e Andante con moto (mi maior).

 

Sérgio Gomes Graduado pela UFMG em 1997, que esteve à frente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais na Série Sinfônica no Museu, Concertos Educativos, Concertos no Parque, Concerto na Cidade, Sinfônica ao Meio-Dia, Sinfônica em Concerto e Sinfônica Pop, e primeiro trompista solista e regente-assistente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, explica que Schubert enviou o manuscrito dos dois movimentos em agradecimento pelo Diploma de Membro Honorário da Sociedade Musical da Estíria, com o qual havia sido homenageado.

 

A música brasileira será homenageada através da obra Batuque, do compositor brasileiro Lorenzo Fernândez da fase nacionalista, que faz parte da suíte Reisado do pastoreio e obteve reconhecimento internacional pelo seu colorido e pelos ritmos repletos de sensualidade e originalidade. Nessa obra, o destaque é a percussão, que apresenta ritmos afro-brasileiros que percorrem toda orquestra, mesclando a delicadeza dos outros instrumentos com a força da sonoridade africana.

 

Abaixo informações sobre as apresentações:

Séries Sinfônica ao Meio-Dia e Sinfônica em Concerto

Sinfônica ao Meio-Dia

Quando: 22 de Maio

Hora: 12h

Quanto: Entrada Gratuita

Onde: Grande Teatro Palácio das Artes

 

Sinfônica em Concerto

 Quando: 23 de Maio

Hora: 20h30

Quanto: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Onde: Grande Teatro Palácio das Artes

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.