Culturaliza Diversão Gastronomia Gratuito ou a baixo custo

2º Festival do Queijo Minas Artesanal

Começa hoje, 18 de maio, na Serraria Souza Pinto, o 2º Festival do Queijo Minas Artesanal de leite cru, aos apreciadores da boa gastronomia podem garantir seus ingressos, para curtir o festival que acontecerá até domingo dia 20 de maio.

 

A segunda edição do evento terá uma infraestrutura maior para receber, com conforto e praticidade, produtores, especialistas, profissionais da gastronomia e amantes da iguaria. No espaço reservado às sete regiões produtoras (Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro), os visitantes poderão degustar e comprar os produtos.

 

Além de toda essa estrutura o público também será premiado com a presença de renomados chefs da capital, que já confirmaram presença no evento, como: Caetano Sobrinho, Edson Puiati, Eduardo Maya, Flávio Trombino, Guilherme Melo, Jaime SolaresMario Santiago e Lucas Parizzi. Eles vão preparar receitas especiais elaboradas com o Queijo Minas Artesanal de leite cru de cada região. Haverá, ainda, cervejas artesanais, vinhos, cachaças, cafés, mel e azeites mineiros, que harmonizam com os queijos. Paralelamente ao evento, serão realizadas oficinas de conservação, harmonização e degustação de queijos.  E também um Espaço Kids, para a meninada se divertir enquanto os pais passeiam pela feira.

 

Altino Rodrigues Neto, superintendente técnico da Faemg, explica que “o festival é um grande aliado na valorização e divulgação do Queijo Minas Artesanal de leite cru. A iguaria mantém as características de produção artesanal, usando mão de obra familiar, não permitindo a produção em alta escala nem com leite pasteurizado. O evento se tornou mais uma oportunidade de apresentar às pessoas um produto de qualidade que tem toda uma história por trás da produção. Alguns fatores são decisivos para a sua unicidade, como o clima ameno, altitude elevada, pastos nativos, águas serranas e o uso do leite de vaca fresco e cru”.

 

O analista da Unidade de Agronegócios do Sebrae, Ricardo Boscaro, destaca que “são os próprios produtores que se preocupam com a segurança do alimento, que usam as boas práticas agropecuárias e de fabricação. É muito importante que os produtores se organizem, em suas regiões, e fortaleçam suas associações para obterem maior representatividade e possam promover o desenvolvimento da atividade e do território”.

 

Abaixo mais informações sobre o festival ou no site festivalqma.com.br. E nas redes sociais do evento (Facebook e Instagram).

 

2º Festival do Queijo Minas Artesanal

Quando: de 18 a 20 de maio

Hora: sexta-feira – das 19h às 23h / sábado – das 12h às 22h / domingo – das 10h às 18h

Quanto: Valor do ingresso (Válido somente para compra pela internet): R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia-entrada). 

Maiores de 60 anos e estudantes pagam meia entrada. Menores de 12 anos não pagam.

Vendas: https://www.sympla.com.br/ 

 Onde: Serraria Souza Pinto – (Av. Assis Chateaubriand, 809 – Centro, BH)

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.