Culturaliza Dicas Diversão Exposições

Programação da 16ª Semana de Museus traz atividades para todo o público mineiro

“Museus hiperconectados – novas abordagens, novos públicos”. É com base neste tema que o Memorial Minas Gerais Vale, no Circuito Liberdade, e o Museu Brasileiro do Futebol (MBF), localizado no Mineirão, abrem a programação da 16ª Semana de Museus.

 

A “LIGA Memorial Vale e Museu Brasileiro do Futebol” seguem a proposta de novas abordagens por meio do intercâmbio de atividades às vésperas da Copa do Mundo de Futebol: músicas, vídeos, projeções e ações educativas. A 16ª Semana de Museus será realizada oficialmente, em todo o país, entre os dias 14 e 20/5, mas nos museus da LIGA, recebe o público mineiro e turistas que passarem pela Capital durante todo o mês de maio.

 

Desta forma, quem for ao Memorial Vale terá a oportunidade de conhecer pelo menos três conteúdos que compõem o acervo atual do Museu Brasileiro do Futebol: o curta-documentário “Hoje é dia de futebol”, plataforma interativa “Campos Gerais” e ainda o “Rádio Memória do Futebol”. Já no museu localizado no Mineirão, o público terá a chance de conhecer mais sobre a formação do povo mineiro pelos negros, índios e imigrantes; e terão acesso a dezenas de vídeos de artistas e grupos mineiros de diversas linhas como música, teatro e dança. 

 

Outras três atividades também compõem a proposta de conexão do Memorial Vale com outras iniciativas. Na primeira delas, a partir do dia 8 de maio, a comunidade do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, recebe o Memorial Itinerante – Africanidades, projeto que leva à população um recorte do acervo do Memorial Minas Gerais Vale. A mostra segue até 9 de junho e pretende ampliar a discussão e a reflexão a respeito das questões étnico-raciais, propondo ações de fortalecimento das identidades e apropriação das matrizes africanas presentes na sociedade brasileira. A mostra tem entrada gratuita e fica disponível no Centro Cultural Vila Fátima de terça à sexta-feira, das 9h às 18h; e aos sábados, das 10h às 14h. O endereço é Rua São Miguel Arcanjo, 215 – Aglomerado da Serra. 

 

O que: 16ª Semana de Museus: LIGA Memorial Memorial Minas Gerais Vale e Museu Brasileiro do Futebol

Quando: 1º a 31 de maio

Onde: Memorial Minas Gerais Vale – Praça da Liberdade, 640, Savassi (esq. Rua Gonçalves Dias)

Horários: Terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

Museu Brasileiro do Futebol – Av. Coronel Oscar Paschoal, s/n, Portão G2 do Mineirão – Pampulha

Terça-feira, das 9h às 20h, com permanência até 21h; quarta a sexta-feira, das 9h às 17h, com permanência até 18h; sábados e domingos, das 9h às 13h, com permanência até 14h. (Horário sujeito a alteração devido a jogos e eventos no estádio).

 

 

Entrada gratuita. 

 

 

Deixe o seu comentário

Jordania Martins
Jordania Martins
Mineira de 22 anos. Nascida e criada em um bairro da periferia de Belo Horizonte. Tenho paixão pelo Jornalismo e amo tudo o que me faz pensar além do meu lugar comum.
http://culturalizabh.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *