Colunas Literaliza BH Literatura Livros

O trem das coisas – João Gilberto da Silva Novais

Já falei aqui diversas vezes o quanto amo literatura infantil. Além de abrir as portas para novos leitores, os livros infantis sempre nos apresentam aquela famosa “moral da história” que me faz refletir dias e dias. Sou daquelas otimistas que ainda acreditam em mundo melhor, e essa esperança está na literatura. Leia para uma criança. Dê livros de presente. Incentive o hábito da leitura nos pequenos que teremos adultos mais centrados.

 

A minha dica de hoje é o pequenininho livro infantil “O trem das coisas” do escritor mineiro João Gilberto da Silva Novais. Com ilustrações de Heliana Brandão, “O trem das coisas” da editora Miguilim, foi a obra premiada no concurso 30 anos da Fundação Nacional do Livro Infantil.

 

O livro conta a historinha fofa do menino Gabriel que já no primeiro capítulo tem um diálogo bem legal com a mãe onde desenrola várias teorias sobre a lua, sua companheira de brincadeiras naquela noite. A idade de Gabriel não é revelada, mas fica claro nos momentos seguintes que se trata de uma criança bem esperta, que ajuda a cuidar das irmãs Clara e Alice. O livro acompanha um pouquinho do dia a dia das crianças, sempre vigiados de perto pela mãe (que explora a inteligência do filho) ou pelo pai (que aparentou ter pouca paciência para as indagações das crianças).

 

O que me chamou atenção no livro foi o carinho do Gabriel com as irmãs, sempre usando o tratamento “lindeza” seja para explicar alguma das suas teorias sobre a vida ou o funcionamento das coisas, ou apenas ao abordar algum assunto. Juntos eles, fazem descobertas e expõem as curiosidades típicas das crianças entre 4 e 8 anos.

 

É um livro bem curtinho, ilustrado, com uma linguagem coloquial e super fácil de ler. É o tipo de historinha a ser contada, lida na hora de dormir. É daqueles livrinhos que despertam a imaginação das crianças para o mundo ao seu redor.

 

Confira resenhas de todos os gêneros literários clicando aqui. 

 

Esta coluna é publicada aqui, todas as segundas!

Envie seu e-mail para as colunistas: [email protected] | [email protected]

Quer saber mais sobre literatura acesse: www.literalmenteuai.com.br

Deixe o seu comentário

Elis Rouse
Sou Elis, não sou Regina; sou do interior e amo a capital; sou jornalista, mas não trabalho em jornal; amo ler, sonho escrever; dicas vou dar, dicas quero receber; experiências vamos trocar; literatura brasileira vamos amar!