Culturaliza Exposições

Trabalhos selecionados no Edital de Ocupação de Artes Visuais FCS têm a PAISAGEM como ponto de partida para a criação artística

Em sua 11ª edição, o Edital de Ocupação de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado inaugura, nas galerias do Palácio das Artes, as exposições dos artistas selecionadosJuliana Gontijo (Sismo), Luis Arnaldo (Mon cher, je suis fatigué, et j’ai besoin de repos; je vais flâner au Brésil!) e Claudia Tavares (Um Jardim em Floresta). Os trabalhos inéditos têm, em comum, a observação, a modificação e o estudo de paisagens aleatórias, buscando desmistificar conceitos históricos, pragmáticos e geográficos. Os artistas vão ocupar as galerias Arlinda Corrêa Lima, Genesco Murta e Mari’Stella Tristão, respectivamente.

 

Juliana Gontijo propõe uma reflexão que envolve a ordem a partir de um caos imagético de paisagens. Nesse trabalho inédito, a artista mineira busca quebrar as referências visuais do público a partir de uma série com quatro pinturas e uma vídeo instalação. O paulista Luis Arnaldo mescla seus conhecimentos em arquitetura e artes visuais para apresentar um ensaio sobre a expedição Thayer, de Louis Agassiz, no Brasil do século XIX. E a carioca Claudia Tavares usa criações em diferentes suportes para narrar sua jornada artística que transformou a paisagem de uma cidade no sertão de Pernambuco.

 

A banca avaliadora selecionou projetos que propusessem um olhar mais atento aos diferentes fazeres artísticos. Os projetos foram selecionados por Sylvia Furegatti, Professora Doutora plena do Programa de Pós-Graduação e da Graduação em Artes Visuais (IA -Unicamp) e Diretora do Museu de Artes Visuais MAV – Unicamp; Uiara Azevedo, Produtora, Pesquisadora em Artes Visuais e Gerente de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado; e Walter Sebastião, Jornalista independente, curador e escritor.

 

O Edital de Ocupação de Artes Visuais FCS é uma iniciativa já consolidada como evento de destaque no cenário artístico nacional. Sua realização visa fomentar a produção artística contemporânea e a divulgação de novos talentos. Como premiação, os artistas recebem R$4.000,00 (cada), para a montagem das exposições, além de apoio da FCS para assessoria de imprensa e publicação de catálogos. Artistas como Adriana Maciel, André Griffo, Bete Esteves, Eder Oliveira, Luiza Baldan, Marcelo Armani, Nydia Negromonte, Patricia Gouvêa, Ricardo Burgarelli e Ricardo Homen já tiveram seus trabalhos contemplados.

 

Mais informações:

Período expositivo: 20 de abril a 08 de julho

Local: Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro

Horário: terça a sábado, das 9h30 às 21h; domingos, das 16h às 21h

Entrada gratuita

Informações para o público: (31) 3236-7400

Deixe o seu comentário