Colunas Literaliza BH Literatura Livros

Cartas entre Marias – Uma viagem à Guiné-Bissau

O resultado da parceria entre uma fotógrafa argentina e uma educadora brasileira, resultou neste livro encantador. O texto é da carioca Maria Isabel Leite, uma educadora, autora de diversos textos e livros voltados para a educação pedagógica. Já as belíssimas imagens são da fotógrafa Virgínia Maria Yunes. Ela já realizou diversas exposições no Brasil e no Mundo, e também é autora de artigos em revistas e jornais. “Carta entre Marias – Uma viagem à Guiné-Bissau” é a primeira publicação das duas.

Publicado em 2009 pela editora Evoluir Cultural, o livro conta a história das amiguinhas, a Ana Maria (Naná) e a Ana Cristina (Cris), que arrumaram um jeitinho bem legal de se corresponder, quando o pai de Naná leva a esposa e os seis filhos, para uma aldeia no interior da Guiné-Bissau, na África. Enquanto o pai faz um trabalho de pesquisa com plantas medicinais, a família aproveita para conhecer o país e Naná relata todas as curiosidades em cartas para a amiga que ficou no Brasil.

A medida em que Naná vai apresentando o que está vendo e vivendo no país africano, a amiga Cris, devolve as cartas com pesquisas e questionamentos acerca da cultura, curiosidades, diferentes e semelhanças com o Brasil. Elas trocam confidências, começam uma coleção de selos e despretensiosamente com a riqueza e a leveza dos detalhes do texto, casadas com as imagens fantásticas, vão dando uma aula de cultura africana ao leitor e desmistificando diversas questões acerca da língua, religião, gastronomia, e outros costumes.

“Nossa, ser mulher aqui não é fácil! Todo o trabalho pesado fica com elas!” (pág. 20)

É um livro informativo, voltado para o público infanto-juvenil, que nos apresenta uma África diferente daquela que vemos na mídia. Focando nos aspectos culturais contribui e muito para romper os preconceitos sobre a cultura africana. As fotos da Virgínia são incríveis e te faz ficar admirando mesmo depois que terminar a leitura do livro. 

Esta coluna é publicada aqui, todas as segundas!

Envie seu e-mail para as colunistas: [email protected] [email protected]

Quer saber mais sobre literatura acesse: www.literalmenteuai.com.br

Deixe o seu comentário

Elis Rouse
Sou Elis, não sou Regina; sou do interior e amo a capital; sou jornalista, mas não trabalho em jornal; amo ler, sonho escrever; dicas vou dar, dicas quero receber; experiências vamos trocar; literatura brasileira vamos amar!