Culturaliza Dicas Diversão Teatro

Estreia Nacional da Peça TRUPE

Companhia de dança carioca, que já conquistou importantes prêmios ao redor do mundo, estreia na capital mineira com três apresentações em espaços públicos da cidade, o renomado grupo carioca Focus Cia de Dança promove em Belo Horizonte a estreia nacional do espetáculo TRUPE.

 

Esta é a primeira vez que a Focus realiza uma estreia fora de sua cidade de origem. Na capital mineira, os locais escolhidos para abrigar as apresentações são: a Praça da Liberdade e o Parque Municipal. Desta forma, o grupo propõe a ressignificação destes lugares que são rotineiros para o público mineiro, surpreendendo os transeuntes ao convidá-los a experimentar da dança em um lugar pouco convencional, longe dos palcos.

 

Inspirado na atmosfera de grupos teatrais de rua e em coletivos mambembes, a Focus Cia de Dança, uma das mais atuantes companhias de dança do Rio de Janeiro, com 20 obras e 10 espetáculos em seu repertório, que se consagrou através da crítica especializada e do público, procurou trazer uma menção e homenagem a esse universo tão rico em manifestações culturais com figurinos que remetem um pouco aos traços circenses e burlescos, explorando-os como complementos dos corpos dos bailarinos para expurgar o esvaziamento da alegria que os artistas podem passar.

 

A companhia inicia sua apresentação com uma ideia de cortejo, formado por 8 bailarinos, que se deslocam coletivamente apresentando a coreografia até um ponto específico da praça onde se intensifica a movimentação em cena. Assim, procura-se demonstrar a ideia de que o coletivo de artistas possui o objetivo comum de levar a arte ao espectador de maneiras variadas. O que para o fundador e coreógrafo, Alex Neoral, é motivo de comemoração, uma vez que viver “da cultura em nosso país está se tornando uma tarefa desafiadora e graças a Petrobras, a Focus Cia de Dança tem o privilégio de ter um trabalho continuado, sinônimo de excelência e qualidade. Iniciativas como essas são essenciais para o desenvolvimento do Brasil e como criação da identidade de uma nação. Esse trabalho traz o desafio de falar de si, de usar a sua motivação de vida para transformar em ações e movimentos. Falar de si é sempre difícil. Temos dificuldade de enxergarmos nós mesmos”, diz.

 

Abaixo informações sobre o espetáculo:

Estreia Nacional da Peça TRUPE

Quando: 24 e 25 de março

Hora: sábado ás 12h e 16h| domingo, às 11 horas

Onde: 24/03 – sábado

12h – Praça da Liberdade

16h – Praça da Liberdade

A apresentação terá início na Alameda Central e segue até o coreto. 

 

25/03 – domingo

11h – Parque Municipal

A apresentação terá início na área aberta em frente ao Teatro Francisco Nunes e segue até a Praça do Trenzinho

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.