Culturaliza Dicas Diversão Teatro

Brinquedorias – Grupo Serelepe EBA –UFMG

O Teatro Marília recebe o grupo Serelepe (EBA/UFMG), projeto de pesquisa, ensino e extensão “Serelepe brinquedorias sonoras e cênicas”, da Escola de Belas Artes da UFMG, com apoio da PROEX/UFMG e da Rádio UFMG Educativa 104,5 FM, e se dedica à produção artística e à música para crianças desde 2005. Com o espetáculo Brinquedorias, uma palavra não existe no dicionário, mas foi a melhor forma que Eugênio Tadeu, integrante do grupo, encontrou para dar vida a um projeto de pesquisa, extensão e criação de brincadeiras, com brinquedos e pessoas.

 

Os atores Reginaldo Santos, Gabriel Murilo e Eugênio Tadeu, serelepeiam no palco com brincadeiras tradicionais que não são muito conhecidas, mas foram escolhidas por serem curiosas, instigantes e divertidas. Em um espetáculo pensado para os pequenos, mas que cativa os grandinhos, afinal, a música que é dirigida às crianças também deve tocar o adulto. Além de suas belas melodias, elas nos provocam com as suas movimentações pelo espaço e pelas possibilidades de inventarmos moda com elas, durante e após a apresentação.

 

O espetáculo é fruto do livro CD e DVD que leva o mesmo nome, lançado em 2017. As brincadeiras que estão no livro, e no palco, foram recolhidas no dia a dia de seus integrantes, por meio da memória da infância, da formação profissional e do encontro com brincadeiras do Brasil e de outros países da América do Sul. Elas são apresentadas de forma cênica e musical, valorizando os aspectos sonoros e os movimentos como inspiradores para a performance.

 

Brinquedorias é uma maneira de colocar à disposição das crianças, jovens, adultos, brincantes e educadores um leque de ações que possa transformar o ensino da arte em uma oportunidade de crescimento. Projeto que estreou, de forma preliminar, no 13º Encontro da Canção Infantil Latino-Americana e Caribenha ocorrido em Buenos Aires, Argentina; já passou pelo projeto Garatuja – encontro de arte para crianças, em Contagem, em outubro de 2017; e no programa “Eu, criança no museu” do Memorial Minas Gerais Vale, em novembro do mesmo ano.

 

 

Abaixo informações sobre o espetáculo:

Brinquedorias – Grupo Serelepe EBA -UFMG

Quando: 17, 18, 24 e 25 de março

Hora: sábado e domingo, às 16 horas

Quanto: R$12,00 (inteira), R$6,00 (meia)

Onde: Teatro Marília Av. Professor Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia 

  • À venda na bilheteria do teatro 1 hora antes do espetáculo
    Informações para o público: (31) 3277-4697

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.