Culturaliza Dicas Literatura

“O Demônio do feminino em Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa” – com Gustavo Jardim e Antônio Teixeira.

Na quarta (14/03),  a Academia Mineira de Letras realiza, em parceria com a Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Minas Gerais (EBP – MG), a primeira sessão do programa “Lacan na Academia – conversando com a literatura”. O psicanalista Antônio Teixeira convida o artista, pesquisador e ativista Gustavo Jardim para debaterem acerca do tema “O Demônio do feminino em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa”.

 

O palestrante e psicanalista Antônio Teixeira ressalta que “ao passo que Euclides da Cunha fala de ‘Os Sertões’, no sentido genérico que o artigo plural evoca, Guimarães Rosa faz falar o ‘Grande Sertão’, no sentido ímpar do adjetivo singular. Tanto em Rosa como em Euclides há a terra, a luta e o homem; a diferença, observa Antônio Cândido, é que em ‘Grande Sertão’ a busca pelo nexo causal determinista, que orienta o ideal científico do relato de Euclides, se desfaz. No lugar do determinismo, existe o desejo e suas ambiguidades, o paradoxo. O pacto funciona, mas se duvida que o Diabo exista. Em tal contexto, Diadorim encarna a ambiguidade da posição, ao mesmo tempo santa e demoníaca do feminino, como contrapartida ao pacto masculino com o Diabo”. Já para o cineasta Gustavo Jardim, “o ‘Grande Sertão: Veredas’ é uma obra em pleno movimento, como um redemoinho, no seu centro está o mistério de nossa identidade e dos nossos dias atuais: o ‘demônio do feminino’ podemos entrevê-lo através de uma violência que emana da natureza e irmana com nosso olhar”, diz.

 

Essa parceria entre a Academia Mineira de Letras e a Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Minas Gerais, promoverá uma série de sessões mensais de literatura comentadas por importantes psicanalistas, como Sérgio de Castro, Márcia Rosa e Ram Mandil e convidados, que pretendem abordar as interseções entre a literatura e a psicanálise. Nesta primeira edição, serão quatro encontros sob o tema “O feminino, seus corpos e mundos”, por meio da leitura de autores brasileiros, do século XX, que permitirão levantar o véu do prenúncio da expressão do feminino fora das bordas e bordados da intimidade do lar.

 

Abaixo informações sobre esse show e as próximas apresentações:

 

“O Demônio do feminino em Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa”com Gustavo Jardim e Antônio Teixeira.

Quando: 14 de março

Hora: 19h30

Onde: Academia Mineira de Letras – Rua da Bahia, 1466 – Lourdes

Quanto: Entrada Gratuita

 

Próximas apresentações:

– 18 de abril: O declínio do patriarcado em Oswald de Andrade. Com Sérgio de Castro e convidado.

– 16 de maio: “E não passava de uma mulher… inconstante e borboleta”, em Clarice Lispector”. Com Márcia Rosa e convidado.

– 20 de junho: O feminino: corpos e mundos em Nelson Rodrigues. Com Ram Mandil e convidado.

 

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.