Culturaliza Dicas Diversão Exposições

Programação de Março – CCBB Educativo

O Programa CCBB Educativo preparou, para o mês de março, diversas atividades voltadas aos visitantes do Centro Cultural Banco do Brasil. De domingo a segunda, os educadores acompanham o público em visitas mediadas, visitas teatralizadas, espaços sensoriais, ações acessíveis em libras, entre outras atividades com duração média de 45 minutos.

 

O Programa Educativo dialoga com a exposição em cartaz na instituição, que neste mês apresenta o “FILE – Festival Internacional da Linguagem Eletrônica”, as visitas mediadas promovem uma interação ainda maior na mostra que já é totalmente imersiva, na qual os visitantes podem tocar, pular, balançar, brincar e jogar com as instalações.

 

A Em Cantos e Contos que ocorre aos sábados e domingos, ás 14h e 16h, traz histórias com os temas da tecnologia e do obsoleto, do lúdico e da memória da materialidade das coisas e ambientes artificiais. O Educativo propões ainda o Espaço Sensorial, despertando para novas sensações; o Laboratório de Artes Visuais, com materiais e as técnicas que foram vistas ao logo das obras de maneira leve e instigante; e Pequenas Mãos, que transformam a experiência dos pequenos no museu num momento divertido e de aprendizagem.

 

O Programa CCBB Educativo constitui uma relevante ferramenta de diálogo entre o público e as atividades ofertadas, favorecendo a ampliação de perspectivas e cruzamentos           entre os diferentes conceitos. Proporcionando a eles ações educativas que dialogam com a programação em cartaz, tendo como objetivo principal a produção de conhecimento vivenciado e o meio plural. Nas atividades ministradas pelo CCBB Educativo, a equipe busca aproximações e diálogos entre a arte e o cotidiano, respeitando a identidade cultural dos visitantes e sendo capaz de apreender o outro na sua diferença.

 

Abaixo informações sobre as ações:

 

Visitas Mediadas

Seg, qua, qui, sex, sáb e dom – 11h, 17h

Deseja ter uma experiência mais completa na exposição FILE – a arte eletrônica na época disruptiva? Nossos educadores te acompanham em uma visita às galerias propondo reflexões e experiências através de um diálogo sobre as obras.

 

Visitas Teatralizadas

Qui, sáb e dom- 18h

Através de uma divertida viagem no tempo, personagens históricos realizam uma visita pelo prédio do CCBB compartilhando curiosidades sobre sua fundação, arquitetura e a memória de Belo Horizonte.

 

Em Cantos e Contos

Sáb e dom – 14h e 16h

Para a exposição FILE – a arte eletrônica na época disruptiva o Educativo selecionou histórias que trazem os temas da tecnologia e do obsoleto, do lúdico e da memória da materialidade das coisas e ambientes artificiais.

 

Espaço Sensorial – Simulacro

Seg, qui, sex – 14h às 18h

Qua – 17h às 20h

Sáb e dom – 14h às 20h (exceto 15h)

O Espaço Sensorial é uma proposta de ação educativa acessível para público. A partir dos conteúdos apresentados pela exposição, nossa equipe cria e constrói um ambiente que passa pelas experiências visuais, táteis, sonoras, do movimento e materiais, despertando para outras e novas percepções. Simulacro: um ambiente imersivo que propõe uma reflexão acerca de nossa relação com a tecnologia e a internet, a vida no mundo contemporâneo e suas novas linguagens tecnológicas.

 

Laboratório de Artes Visuais – Tudo começa num pixel

Sáb e dom – 17h

O pixel é o ponto partida para a construção de imagens que possam trazer discussões que se conectem com a exposição. Para construir uma imagem o visitante receberá uma espécie de manual com as orientações de cada pixel. Ele não saberá qual é a imagem final que estará montando. Várias pessoas podem fazer ao mesmo tempo a mesma imagem.

 

Pequenas Mãos

Sáb e dom- 11h e 15h

Elaborada especialmente para crianças entre 03 e 06 anos, a ação educativa Pequenas Mãos acompanha os primeiros passos dos pequenos visitantes em uma exposição, transformando a experiência de estar no museu em um momento divertido e de aprendizagem. Em File: propor a criação de espaços artificiais interativos que dialogam com as obras presentes na exposição.

 

Ações acessíveis em Libras:

Em Cantos e Contos em Libras – Dom às 14h e 16h

Librário – Dom às 15h

Visita Teatralizada em Libras – Sex às 18h

Visitas mediadas em Libras – Dom às 17h.

 

 

 

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.